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Notícias

Comitê dos Direitos da Criança da ONU incorpora dados levados pela Campanha aos questionamentos enviados ao governo brasileiro

Campanha Nacional pelo Direito à Educação esteve em Genebra, na pré-sessão, para alertar comissionados da ONU sobre as violações de direitos sofridas nos últimos anos por crianças e adolescentes

Campanha Global pela Educação aponta que Pacto para o Futuro da ONU tem perspectiva limitada à educação

CGE incentiva entidades nacionais, como a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a se mobilizarem pela inclusão substancial do direito à educação em incidências

COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, BRASIL LANÇA RELATÓRIO VOLUNTÁRIO SOBRE OS ODS NA ONU

Apresentação do documento aconteceu no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) da ONU. Campanha acompanhou o evento presencialmente e produziu recomendações ao país

Projeto SETA é referenciado como boa prática no combate ao racismo em evento de lançamento do ODS 18 da igualdade étnico-racial na ONU

Promovido pelo governo brasileiro, o evento faz parte das atividades paralelas ao Fórum Político de Alto Nível, que acontece na sede das Nações Unidas em Nova York

Por um Conselho Nacional de Educação transparente, democrático e comprometido com o direito à educação, Campanha divulga seu apoio a nomes indicados: veja lista

Em momento de renovação de quadros das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulga nomes comprometidos com o direito à educação, a democracia e a transparência

Apesar de menos metas em retrocesso, 35,5% das metas dos ODS não foram cumpridas de forma adequada, monitora Relatório Luz 2024 da sociedade civil

Relatório Luz 2024 do GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil é lançado em Nova Iorque hoje, 15/07; Campanha esteve presente

Pedagogias de resistência devem promover a igualdade e a paz, afirma Vernor Muñoz, no Fórum Político de Alto Nível da ONU

Representante da Campanha Global pela Educação e da Education & Academia Stakeholder Group defende que nações ricas “devem abandonar a hipocrisia de promover a paz enquanto seus governos, ao mesmo tempo, permitem lucros substanciais com o comércio de arma

“É necessário reduzir o fardo da dívida para os países de baixa e média renda e promover a justiça fiscal através de uma convenção da ONU capaz de promover igualdade e serviços públicos de qualidade para todos”, afirma Andressa Pellanda, na ONU

Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, discursou oficialmente nesta quinta (11/07) no Fórum Político de Alto Nível, defendendo maior financiamento para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

“Para a construção da paz, não podemos ter uma pedagogia de submissão, mas de transformação”, afirma Vernor Muñoz, da Campanha Global, no Fórum Político de Alto Nível da ONU

Evento da sociedade civil, paralelo ao Fórum, tratou do ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes); encontro foi promovido pela Education & Academia Stakeholder Group (EASG)

Ausência da educação em debate sobre clima: “se políticas de justiça climática e educação não forem integradas, não vamos mesmo conseguir enfrentar a crise global”, afirma Andressa Pellanda no Fórum Político de Alto Nível da ONU

Em dia de debates sobre a ação climática no evento em Nova York (EUA), apenas dois países falaram sobre a educação como um pilar para assegurar o enfrentamento à crise climática; Brasil não faz essa menção e destaca plataforma para municípios

É essencial intensificar o financiamento e reformar a governança global frente a avanço lento de cumprimento do objetivo de educação na Agenda 2030 da ONU, avalia Andressa Pellanda

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 precisa de financiamento adequado para ser realizado plenamente; coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa de debates e eventos paralelos ao Fórum, em Nova York

Para cumprir os ODS, países devem fazer reforma no sistema tributário internacional, afirma Andressa Pellanda, que participa do Fórum Político de Alto Nível da ONU

Para Pellanda, caminhos para efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável passam necessariamente por justiça fiscal; coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa de debates e eventos paralelos ao Fórum, em Nova York

Direito à educação tem parágrafo contemplado nas recomendações da sociedade civil ao G20

“Realinhar a educação à abordagem baseada nos direitos humanos” foi trecho registrado no documento; Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha, representa o Grupo de Trabalho (GT) de Educação e Cultura do C20

Sociedade civil defende a valorização dos profissionais da educação em encontro com o G20

Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha, representa grupo do C20 que defendeu maiores esforços através de mecanismos multilaterais de financiamento, de governança e de ajuda internacional para valorização dos profissionais da educação

Campanha participa de fórum da Comissão sobre o Status da Mulher da ONU

Entidade esteve pela primeira vez em evento sobre como a perspectiva de gênero deve ser incorporada para a garantia de financiamento público adequado à educação

Campanha Global pela Educação pede cessar-fogo imediato em Gaza

CGE vai enviar carta ao Tribunal Penal Internacional sugerindo verificação de crimes de guerra cometidos por Israel contra a Palestina

Campanha é selecionada para compor a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS)

A Campanha ficou em primeiro lugar na categoria de organizações que atuam diretamente pela efetivação de políticas públicas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Campanha Brasileira é reeleita para assento na Coordenação Global da Consulta Coletiva de ONGs da Unesco Global

Espaço de participação da sociedade civil internacional monitora o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (educação de qualidade) da Agenda 2030 da ONU; Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha, representa o movimento

Relatório final do C20 Índia traz considerações da Campanha sobre educação inclusiva por meio da tecnologia

Documento divulgado pelo grupo da sociedade civil do G20 conta com pelo menos três contribuições da Campanha sobre equidade em acesso e financiamento público adequado para programas centrados em novas tecnologias

2º dia de Seminário Internacional: especialistas do direito à educação discutem estratégias da sociedade civil nos níveis regional e nacional para governança global da educação

Impactos da privatização e da digitalização na educação foram detalhados nos contextos de África, Ásia, América Latina e países de língua oficial portuguesa, também com análises detidas sobre Brasil, Chile e Moçambique

As diferentes influências do capital privado na governança global da educação são tema de seminário internacional

Primeiro dia de evento organizado por Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e parceiros, tratou de ameaças ao direito à educação que derivam da governança multissetorial e da digitalização da educação

Inscreva-se no Seminário Internacional “Tendências globais na educação: o impacto das estruturas de governança, da privatização e da digitalização”

Contando com alguns das/os maiores especialistas em direito à educação na perspectiva global, evento acontece em 25 e 26 de setembro, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP)

Rede Lusófona pelo Direito à Educação (ReLus) realiza 2º Encontro Internacional em Praia, Cabo Verde

Com a ReLus, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação do Brasil promove evento para fortalecer coalizão de entidades em defesa do direito à educação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste

Crise nos países de renda média é generalizada, mas não insolúvel, dizem debatedores na ONU

Somente com substancial aumento de recursos públicos é possível garantir educação de qualidade a todas/os; Campanha está acompanhando o Fórum Político de Alto Nível da ONU presencialmente em Nova York

Sem prioridade para financiamento dos ODS, 80% dos países do mundo retrocederam no direito à educação

Resultados de monitoramento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são lançados nesta semana no Fórum Político de Alto Nível da ONU, em Nova York; Campanha participa in loco como representante da sociedade civil

Relatora Especial da ONU para o Direito à Educação publica relatório-síntese de 25 anos de trabalhos – parte deles contou com a colaboração da Campanha Brasileira

Privatização do ensino, novas tecnologias, austeridade e diversidades culturais foram alguns dos temas que tiveram sugestões da Campanha incorporadas ao texto; este é o primeiro relatório da nova Relatora, Farida Shaheed

Com Rede Malala, Nobel da Paz pede que governo brasileiro ouça meninas e sociedade civil

Em visita ao Brasil para se encontrar com ativistas e meninas de projetos da Rede Malala em diferentes estados, Malala Yousafzai pediu que o governo brasileiro avance na implementação de políticas progressistas e leis que promovam a equidade

Nota Técnica sobre as Questões da Consulta Pública referente à Portaria nº 399, de 8 de março de 2023, sobre o Novo Ensino Médio

ABECS, Campanha, CEDES e REPU comentam discordâncias sobre as proposições da consulta pública

Fórum Nacional de Educação é oficialmente instalado; Campanha tem cadeira titular

Revogação do Novo Ensino Médio e renovação do PNE (Plano Nacional pelo Direito à Educação) serão pautados no espaço de discussão de políticas educacionais entre a União e a sociedade civil organizada

Webinário discute Ensino Médio no Brasil e na América Latina

Educadoras/es e pesquisadoras/es ligadas à Campanha Nacional pelo Direito à Educação e à NORRAG vão analisar o contexto de políticas educacionais para o ensino secundário na região, em especial o Novo Ensino Médio no caso brasileiro

Brasil aceita recomendações de estados-membros da ONU; cerca de um quarto delas são sobre o direito à educação

O país acolheu 301 recomendações ligadas aos direitos humanos no âmbito da Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Educação integral em sexualidade previne ‘de modo decisivo’ violências contra meninas, afirma Unesco

Estudo explicita que a educação em sexualidade, promovida tanto em contextos formais como não formais, constitui um componente essencial da educação de boa qualidade e da construção de um mundo mais justo

Os Princípios de Abidjan completam quatro anos de existência

Documento é um dos principais marcos internacionais para a regulação do setor privado na educação; a Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou de sua construção

Decisão histórica: ONU aprova por consenso agenda de justiça fiscal global

Por meio de pressão de movimentos sociais como a Tax Justice Network, a Organização das Nações Unidas vai incluir países em fóruns democráticos para que possam reivindicar, de forma inédita, seus direitos tributários em cooperação internacional

Na ONU, países fazem mais de 100 recomendações à garantia dos direitos de mulheres, negros e indígenas no Brasil

Declarações foram feitas nesta semana durante a Revisão Periódica Universal da ONU, no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça; Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa presencialmente dos eventos

Um quarto dos países de sabatina da ONU recomendou ao Brasil fortalecimento do direito à educação

Mais de 115 Estados-membros da ONU fizeram recomendações ao Brasil, indicando que o país deve acabar com desigualdades e discriminações de raça/etnia, de gênero, e contra pessoas com deficiência; além de fortalecer a educação pública e implementar o PNE

Sabatina na ONU: Alto Comissariado e sociedade civil no Brasil expressam preocupação com a garantia do direito à educação no país; Estado Brasileiro tangencia

Organismo e instituições da sociedade civil, entre elas a Campanha, enviaram relatório à Revisão Periódica Universal com recomendações ao Estado brasileiro; a Revisão acontece hoje, 10h30, no Conselho de Direitos Humanos em Genebra

RPU: Campanha pauta o direito à educação em Genebra, na ONU

Parte das recomendações (9%) na última sessão da Revisão Periódica Universal, de 2017, foram sobre educação – e nenhuma foi cumprida pelo Governo Bolsonaro

Brasil e a Agenda de DH: na mira do retrocesso

Coletivo RPU Brasil, coalizão de organizações da sociedade civil, monitora a situação do Estado brasileiro na Revisão Periódica Universal, mecanismo que cruza recomendações entre nações

Estado brasileiro viola princípios de gestão democrática e controle social ao não realizar consulta pública nacional para Cúpula da Educação Transformadora da ONU

Em Carta às Sociedades Brasileira e Internacional, Campanha denuncia "a falta de gestão democrática do Estado brasileiro sobre a política externa no que diz respeito à educação"

Educação é direito, oportunidade ou privilégio? Que caminhos para o direito à educação o Fórum da ONU apresenta

Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha, relata os destaques de sessão do Fórum Político de Alto Nível da ONU que discute o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (educação)

“A crise não é causada pela pandemia - é por decisões políticas que não priorizam a justiça social e os direitos humanos”, diz coordenadora da Campanha na ONU em NY

Andressa Pellanda representa a Campanha Nacional pelo Direito à Educação em Nova York junto da delegação da sociedade civil brasileira do GT da Agenda 2030

Por que lutamos e agradecemos pelos defensores da educação

Em junho, Campanha divulga Balanço do PNE e se prepara para atividades da Semana de Ação Mundial; junte-se à nossa Rede

Andressa Pellanda é a mais nova integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala

Coordenadora-geral da Campanha se junta a grupo de ativistas e pesquisadoras da educação que trabalham pelo direito à educação das meninas brasileiras

Brasil está em retrocesso em metade das metas de direitos humanos sobre as quais deve prestar contas à ONU

Coletivo RPU Brasil, coalizão de organizações da sociedade civil, monitora a situação do Estado brasileiro na Revisão Periódica Universal, mecanismo que cruza recomendações entre nações

Coletivo RPU Brasil aponta retrocessos em recomendações de direitos humanos sobre as quais o Brasil deve prestar contas à ONU este ano

Coalizão de organizações da sociedade civil monitora a situação do Estado brasileiro na Revisão Periódica Universal, mecanismo que cruza recomendações entre nações

Dia da Educação (28/04): a Campanha agradece a quem luta todos os dias pelo direito à educação

Andressa Pellanda, coordenadora-geral, assina texto de reconhecimento do trabalho diário de educadoras e educadores, assim como de toda a Rede da Campanha e de milhares de pessoas que trabalham todos os dias pelo direito à educação

SAM 2022 tem nova data e slogan: "Compromisso para a eleição: Não corte da educação!"

Inscrições serão abertas em breve; site da Semana de Ação Mundial já está no ar

Por atuação na aprovação do Fundeb, Campanha é citada como bom exemplo em Relatório Global da Unesco

"Pela primeira vez [no Brasil] um mecanismo de financiamento educacional criado por uma organização da sociedade civil foi incorporado à legislação", diz relatório da Unesco

Exclusão de dados do Censo Escolar é inadmissível e impede a elaboração de políticas públicas, dizem entidades

Entidades científicas, redes de pesquisa e movimentos sociais da educação afirmam que o descarte de microdados do Censo Escolar, feito pelo Inep com base na LGPD, carece de fundamento legal e interdita o desenvolvimento científico, econômico e social

Volta às aulas 2022: Campanha lança Guia Covid-19 de recomendações a gestores e a comunidade escolar

Material é 11º da série de guias e conta com dados atualizados e orientações para comunidades escolares, famílias, profissionais da educação e gestores

Apagão de dados fragiliza proteção e garantia de educação a crianças e adolescentes, dizem estudos

Oito estudos coordenados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e entidades parceiras mostram lacunas de informação que impedem diagnósticos e implementação de políticas públicas de educação e proteção

Campanha comemora seus 22 anos com novo vídeo institucional

História de conquistas da entidade e de sua rede de defensores do direito à educação é retratada em vídeo

Campanha recebe honraria máxima da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Histórico de 21 anos em defesa da educação pública brasileira é reconhecido; iniciativa foi do vereador Paulo Pinheiro (PSOL/RJ)

Com formação, podcast e vídeos, Campanha celebra o centenário de Paulo Freire

Neste domingo (19), dia dos 100 anos do nascimento do patrono da educação brasileira, a Campanha participará de evento internacional que comemora o legado freireano

Centenário de Paulo Freire: Campanha faz série de entrevistas com pensadores sobre vida e obra do educador; ouça podcast

Ouça a série no Eduquê, podcast produzido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o podcast internacional FreshEd, de Will Brehm

Planos de Educação Vivos: projeto incentiva educadores a contarem suas histórias

Iniciativa De Olho nos Planos busca valorizar principal instrumento da política pública educacional brasileira; inscrições vão até 25 de agosto

O Globo indica Campanha ao Prêmio Faz Diferença 2020, pelas conquistas no novo e permanente Fundeb

Jornal descreve a participação da Campanha na construção do novo Fundeb como 'fundamental'; participe da votação

Entidades assinam carta-compromisso pelo direito à educação das meninas negras

Apoiada pela Campanha, iniciativa é desdobramento da pesquisa “A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades”, realizada pelo Geledés - Instituto da Mulher Negra

Carta à Sociedade Brasileira em solidariedade às vítimas, suas famílias e à comunidade escolar da tragédia de Saudades (SC)

"Enquanto rede que luta pelo direito à educação, estendemos nossa solidariedade a toda a comunidade escolar da região"

[ARTIGO] A reabertura das escolas sem a mitigação robusta da COVID-19 corre o risco de acelerar a pandemia

Leia tradução de artigo originalmente publicado na Revista Lancet, publicação científica de prestígio

Campanha lança Guia dos guias COVID-19

Material lista 70 recomendações para que políticas emergenciais de educação, saúde e proteção sejam baseadas em direitos

Para se fazer luta social, há que se discutir projeto econômico, diz Daniel Cara

Entrevista concedida à revista Sinergias ED, ligada à Universidade do Porto

CLADE: Estados devem considerar a educação como fator fundamental para garantia de outros direitos

XI Assembleia Regional a Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação chama a atenção para intensificação do processo de privatização da educação que ocorre durante a pandemia e pede que Estados exerçam seu papel na garantia do direito à educação

Mais de 90 entidades repudiam avanço do ensino domiciliar no Distrito Federal

Comitê DF da rede da Campanha constrói com representações de defesa dos direitos da criança e do adolescente nota contrária à aprovação de Projeto de Lei, em primeiro turno, na CLDF; entidades defendem que modalidade é inconstitucional

Relatório especial da Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos é lançado nesta quinta (12)

Ex-Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, participa do evento junto de diversas entidades; Campanha Nacional pelo Direito à Educação contribuiu para construção do documento

Mais de 100 organizações da sociedade civil apoiam Relator Especial da ONU, Léo Heller, em denúncia sobre privatização de água

Campanha Nacional pelo Direito à Educação assina a carta e reafirma compromisso com o direito à água em paralelo ao direito à educação

GT Agenda 2030: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas eleições municipais

Campanha 'Mudar o Jogo' propõe inclusão dos ODS nos programas eleitorais dos candidatos e candidatas

Carta à Sociedade Brasileira | Decreto Nº 10.502/2020 que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida

Consideramos que tal decreto representa um retrocesso aos direitos adquiridos como disposto na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e na Constituição Federal de 1988

“Precisamos criar um mundo em que a economia esteja a serviço das pessoas”, diz Daniel Cara em evento internacional sobre o direito à educação

Lula, Haddad, Nobel da Paz e Relatora Especial da ONU para o Direito à Educação participaram de webinário

Ativista da Cada Criança demandou justiça tributária e financiamento para combater o trabalho infantil e a exclusão escolar na Assembleia Geral da ONU

Edgleison Rodrigues também pediu renda básica para famílias brasileiras

Dia Internacional da Alfabetização: impacto da Covid-19 sobre a igualdade na educação

Ações simples, mas ousadas, para reformar os sistemas tributários podem permitir que os países dobrem os gastos com educação, saúde e outros serviços

Custo Aluno-Qualidade é fundamental para o direito à água e ao saneamento básico, diz coordenadora da Campanha em seminário internacional

Evento discutiu o direito à água no contexto de pandemia reunindo representantes de Estados, ONGs e órgãos das Nações Unidas

Mais uma vitória: Fundeb com CAQ aprovado na Câmara é conquista para o direito à educação

"Temos a certeza de que um 'Fundeb pra Valer!' está sendo construído", diz carta da Campanha à sociedade

Relatoria Especial da ONU para o direito à educação aponta “desmantelamento das políticas públicas” no Brasil

Recomendações indicam políticas de austeridade como causa para resposta insuficiente em enfrentamento da pandemia

Relatório da ONU sobre o impacto da pandemia no direito à educação incorpora recomendações da Campanha

Documento também utiliza nota técnica produzida pela entidade para contextualizar mobilização brasileira no cenário global

Cerca de 85% dos dispositivos de metas do Plano Nacional de Educação não devem ser cumpridos no prazo, aponta balanço

Balanço realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação indica estagnação em maioria dos dispositivos e até regressão em alguns deles

FE/USP defende retomada do financiamento do MOVA-SP

Em nota, faculdade repudia corte de pagamentos feito pela Prefeitura de São Paulo

O Coletivo RPU Brasil e o ComitêDH&PE agradecem Deborah Duprat

Duprat encerrou mandato à frente da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) em 22 de maio

Deborah Duprat, uma defensora do direito à educação

Campanha divulga carta à Sociedade Brasileira em agradecimento à ex-procuradora federal dos Direitos do Cidadão

Enem 2020: “Não basta apenas adiar”, dizem entidades

Agravo é manifestado pela Campanha, Centro de Assistência Jurídica Saracura (CAJU) e Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu)

Rede Fineesp pede Fundeb robusto direcionado a educação especial pública

Entidades exigem que "todo o investimento deve ocorrer em prol da melhoria da educação básica pública"

Além de inconstitucional, educação domiciliar traz riscos a crianças e adolescentes, dizem 35 organizações em nota técnica

Campanha Nacional pelo Direito à Educação, FNPETI - coordenadores da Plataforma Cada Criança - e outras 32 entidades da sociedade civil assinam o documento, enviado para deputada autora de emenda à MPV 934, que defende educação domiciliar

Posicionamento Público: O Fundeb em novo cenário – a pandemia da COVID-19

Campanha pede maior complementação da União, proteção do CAQ e aponta "armadilha para estados e municípios" com salário-educação

Síntese dos Guias 1 a 5: recomendações da Campanha para a educação pública no período de pandemia

Flexibilização deve existir no calendário letivo e na distribuição de alimentos; texto é adaptado de comunicação à Relatoria Especial pelo Direito à Educação

Campanha lança Guia COVID-19: Educação a Distância

Terceiro volume responde a dúvidas e orienta sobre a implementação complementar da EaD

#Cuma? O que é Educação a Distância?

E por que ela não pode substituir a educação presencial?

Vitória! Após pressão de entidades, braço do Banco Mundial congela investimentos educacionais com fins lucrativos

IFC decide suspender investimentos em ensino pré-primário, primário e secundário

COVID-19: Riscos com trabalho infantil e sistema socioeducativo

Conteúdo é parte dos guias de educação e proteção de crianças e adolescentes produzidos pela Campanha

COVID-19: Como deve ficar a alimentação escolar?

Conteúdo é parte dos guias de educação e proteção de crianças e adolescentes produzidos pela Campanha

Contra crise, Consulta Coletiva de ONGs para a Educação junto à Unesco debate direito à educação do contexto global ao local

Metas do ODS 4 pautaram encontro na Tunísia; Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou dos debates

Malala Yousafzai apoia um Fundeb pra Valer

Carta da ativista foi entregue ao presidente da Câmara Rodrigo Maia

Audiência Pública no Congresso debate o impacto do novo FUNDEB para a educação escolar indígena, quilombola e em territórios de vulnerabilidade social

Evento ocorre nesta terça-feira (26) às 14h30, no Senado Federal, e conta com o lançamento de nota técnica do Capítulo Brasil da Rede Gulmakai do Fundo Malala

Os Princípios de Abidjan recebem apoio do Fórum de Paris sobre a Paz como um dos projetos de governança mais promissores

Campanha Nacional pelo Direito à Educação é signatária do texto

Estudantes e jovens da América Latina e do Caribe expressam qual é a educação que necessitamos para o mundo que queremos

Iniciativa da CLADE e do UNICEF pretende escutar e reunir propostas e desafios de adolescentes e jovens da região, às vésperas dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU

Acesse o kit para mobilização #FundebPraValer

Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, vem ao Brasil em outubro

Ativista indiano vai comparecer em evento da plataforma 100 Milhões, em Brasília

Campanha Nacional pelo Direito à Educação completa 20 anos

Vida longa à Campanha!

Estudo demonstra que novo Fundo para a educação básica precisa de mais dinheiro do governo federal para combater as desigualdades educacionais

Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresentou ontem, 01/10, estudo de impacto financeiro e em qualidade da educação dos cenários na mesa da tramitação da PEC 15/2015, do Fundeb, na Câmara dos Deputados

Coletivo de ONGs que monitora o cumprimento das recomendações da ONU ao Brasil lança relatório e alerta para retrocessos em direitos humanos

Aqui, apresentamos o relatório de meio período, que denota um movimento de não cumprimento das recomendações e, pior, de retrocessos significativos em termos de direitos humanos.

Posicionamento da Marcha Global sobre as Declarações do Presidente do Brasil

Apesar de 152 milhões de crianças em situação de trabalho infantil no mundo, Estados-membro da ONU não mencionam o tema em Fórum Político de Alto Nível

Revisão do ODS 8 aconteceu na sede das Nações Unidas em Nova York e a temática do trabalho infantil estava prevista na agenda

"O envolvimento do setor privado na educação deve ser estritamente controlado", diz relatora da ONU

Investimentos para desenvolvimento devem priorizar o fortalecimento dos sistemas de educação pública, afirmou Boly Barry em relatório.

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é marcado por eventos em todo o país

PNE chega à metade de seu período de vigência com 16 metas estagnadas e 4 com avanço parcial

Balanço realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação denota estagnação em maioria dos dispositivos

Plataforma 100 milhões por 100 milhões integra Campanha contra trabalho infantil

O que revela a proposta de Fundeb da CNM e do TPE?

Prefeitos e ONG empresarial secundarizam o principal: o direito à educação

Semana de Ação Mundial 2019 | Comunicado 1

Carta à sociedade brasileira - Governo Federal quer desconstruir o CAQi/CAQ com a anuência do Conselho Nacional de Educação

Lançado internacionalmente o documento "Princípios de Abidjan" sobre as obrigações de Estados em fornecer educação pública e para regular o envolvimento privado na educação

Aumenta inclusão de alunos com deficiência

Quais interesses estão por trás do homeschooling?

Depois do STF não reconhecer a modalidade, governo vai forçar o tema com medida provisória. Para especialistas, agenda pode impactar o direito à educação

Regulamentação do ensino domiciliar é tema do programa Diálogos da UNBTV

‘Não existe abandono escolar, existe exclusão escolar’

Pautas de educação no Congresso vão impactar pilares econômico e 'cultural' do governo

Escola Sem Partido pode ficar para segundo semestre; deputada quer CPI da doutrinação

Cerca de 200 escolas do campo foram fechadas no Pará: sociedade civil se mobiliza

Evento de mobilização contra o fechamento de escolas reuniu educadores, coletivos e entidades no Pará e denuncia impactos da austeridade

MIEIB convoca sociedade a lutar contra Medida Provisória que quer regulamentar o Ensino Domiciliar

Movimento ligado à educação pretende ir à Justiça contra ensino domiciliar

Rogério Marinho e Vital Didonet - Obrigatoriedade do ensino médio e da pré-escola