O Que Fazemos

Podcasts

(In)visibilizadas
Eduquê
  • Texto
  • Transcrição
  • English

A população em situação de rua sofre com a vulnerabilidade social e econômica. A exclusão de crianças e adolescentes da vida social é uma realidade para milhões de sujeitos de direito, mesmo com a existência do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O que é preciso para que sejam efetivas as políticas públicas de educação, saúde, cultura, assistência social e segurança? Como garantir o desenvolvimento e bem estar integral de crianças e adolescentes?

Convidado: Benedito Santos, foi um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente. Possui doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley e pós-doutorado pelas Universidades Johns Hopkins e da Califórnia em Los Angeles. Atualmente, é pesquisador associado ao Núcleo de Infância e Juventude – NEIJ do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM, da Universidade de Brasília – UnB. Foi consultor do projeto que realizou o estudo em questão.

Em breve.

Em breve.

Outros Episódios
Crianças e adolescentes migrantes
Adolescentes em medidas socioeducativas
Crianças e adolescentes da agricultura familiar
Crianças e adolescentes em áreas de reforma agrária
Crianças e adolescentes indígenas
Crianças e adolescentes de territórios urbanos em situação de violência
Crianças e adolescentes quilombolas
Cláudia Moreira e Cassia Domiciano - Ensino Superior, políticas afirmativas e de cotas
Catarina de Almeida Santos - Militarização escolar no Brasil
Theresa Adrião - Implicações da financeirização da economia na educação
Rodrigues Fazenda - Reformas curriculares e Ensino Superior em Moçambique
Karine Morgan - A Fundação Itaú Social e a produção de conhecimento em educação
Sofia Viseu - Nova lógica de filantropia na governança global da educação
Cassia Domiciano - Continua a ser relevante estudar privatização da educação no Brasil?
Dalila Pinto Coelho - Educação para a cidadania global no Ensino Superior em Portugal
Íris Santos - Como os peritos finlandeses influenciam as políticas educacionais?
Marcelo Mocarzel - As escolas comunitárias como nova categoria na educação brasileira
Katia Imbó - Privatização e colonialidade na educação da Guiné-Bissau
(IN)visibilizadas | Apresentação
Rosana Fernandes - Educação e política na Escola Nacional Florestan Fernandes
Diógenes Neto - Por que a educação ambiental precisa tratar das desigualdades sociais?
Andréia Martins - Como garantir o direito à educação em situações de emergência
Rui Garrido - A violação dos direitos LGBTIA+ nos países africanos de língua portuguesa
José Pacheco - Como a pedagogia da Escola Aberta contribui para o direito à educação?
Saico Baldé - Educação e religião na Guiné-Bissau
La Salete Coelho - Como pode ser uma educação para a cidadania global?
Tristan McCowan - Que tipos de universidade podemos e queremos ter?
Grácia Lopes Lima - A educomunicação como contribuição para a educação escolar
N'Cak Morgado e Lino Mané - O protagonismo juvenil aliado ao direito à educação
Luiz Rufino - A Pedagogia das Encruzilhadas para descolonizar
Fim da 1ª temporada - O que aprendemos neste ano?
Miguel de Barros - Guiné-Bissau: uma história de luta por autonomia e pela educação
José Augusto Pacheco - Currículo: Como rejeitar a padronização e construir diversidade
Marina Avelar - Na pandemia, como as escolas públicas mantêm a qualidade?
Daniel Cara - Centenário Paulo Freire: “O Patrono”
Luiza Cortesão - Centenário Paulo Freire: “O Andarilho”
Vitor Barbosa - Centenário Paulo Freire: “O Embaixador”
Sérgio Haddad - Centenário Paulo Freire: “O Educador”
Priscila Gonsales: Como fugir do ‘grátis’ e não se render às big techs na educação
Delphine Dorsi: Os Princípios de Abidjan e o direito à educação em escala global
Teise Garcia: O avanço da privatização da educação na América Latina e no Caribe
Isabel da Silva: o direito à educação em contextos extremos em Moçambique
Conheça nossos apresentadores
Por uma partilha de conhecimento em língua portuguesa