Currículo e pedagogia

Notícias

Por um Conselho Nacional de Educação transparente, democrático e comprometido com o direito à educação, Campanha divulga seu apoio a nomes indicados: veja lista

Em momento de renovação de quadros das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulga nomes comprometidos com o direito à educação, a democracia e a transparência

Ensino Médio: entre conquistas coletivas e mudanças não realizadas

Leia a manifestação pública do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade

Carta à Sociedade sobre a Reforma do Ensino Médio: em defesa do texto do Senado Federal ao PL 5230/2023

"Acreditamos que, com diálogo e cooperação, podemos alcançar um consenso que beneficie a todos os envolvidos e, principalmente, os nossos estudantes."

Projeto de Lei municipal do RJ prevê inclusão de Sociologia e Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental

A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), entidade que integra a Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, descreve o ato como “histórico”

Nota Técnica do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade ao Parecer Apresentado pela Senadora Professora Dorinha Seabra ao PL nº 5.230/23

Proposições de Parecer tratam de "alterações pontuais, que reiteram problemas já amplamente detectados nas pesquisas que abordam a legislação e a implementação do chamado Novo Ensino Médio"

Nota Técnica: O Senado Federal pode e deve aprimorar a Política Nacional do Ensino Médio (PL 5.230/2023)

Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade destaca sete pontos do PL aprovado na Câmara dos Deputados que podem ser aprimorados no texto em tramitação no Senado Federal

Posicionamento público: “Novo” Novo Ensino Médio, velha dualidade

A votação do PL n. 5.230/2023 na Câmara mostrou que, na nova política nacional do Ensino Médio, a palavra de ordem é “reduzir”; por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade

Posicionamento público: para além das 2.400 horas

O ônus da legitimação de um modelo de ensino médio desqualificado e excludente recairá sobre o mandato do Presidente Lula; por Coletivo em Defesa da Ensino Médio de Qualidade

Educação antirracista e ação para a equidade racial são contempladas amplamente em texto final da Conae 2024

Equidade racial foi enfatizada em proposições e estratégias de todas as etapas e modalidades em documento final da Conferência Nacional de Educação – que serve de base para o novo Plano Nacional de Educação

Fórum Nacional de Educação disponibiliza documento final da Conae 2024; acesse-o

Coordenador do Fórum, Heleno Araújo, agradece delegadas/os da Conferência Nacional de Educação e diz que texto é farol que vai guiar a defesa do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034

Contra mercantilização da educação, documento final da Conae propõe o fortalecimento do direito à educação pública a todas as pessoas

Segundo a proposta da comunidade educacional, políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio devem ser revogadas; documento final da Conferência prevê que novas políticas devem ser construídas contemplando a participação de toda a comunidade escolar

Manifesto em defesa de vetos presidenciais aos ataques à educação pública na LDO 2024

Legislação orçamentária não pode ser usada para a atacar o direito à educação

Vitória da Educação Brasileira: retirada do PL 5230/2023 da pauta  da Câmara dos Deputados representa a força da comunidade educacional e recuo de setores avessos ao direito à educação

Tal retirada é fruto da ação da comunidade educacional que, corroborada pela consulta pública realizada pelo MEC, mostrou os efeitos nefastos do Novo Ensino Médio

A Câmara dos Deputados caminha para perpetuar o caos da Reforma do Ensino Médio

Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade afirma que negligência do MEC na tramitação do PL n. 5.230/2023 acaba por atender aos interesses de grupos contrários à garantia do direito à educação no Brasil

Mais de 1 mil pessoas e 78 entidades assinam carta "Não Podemos Admitir Novos Retrocessos no Ensino Médio Brasileiro"

Nota Técnica defende avanço substancial no aumento da carga horária da Formação Geral Básica; autoria é do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade

Nota Técnica: não podemos admitir novos retrocessos no ensino médio brasileiro

O PL n. 5.230/2023 resulta de um amplo movimento da sociedade pela revogação da reforma de 2017 e por um ensino médio público de qualidade e com equidade para as juventudes do país. Não podemos retroceder!

Ensino Médio: especialistas e entidades de defesa do direito à educação recomendam melhorias ao PL 5.230/2023 do governo federal, com base no PL 2.601/2023

Nota Técnica defende que há avanço substancial no aumento da carga horária da Formação Geral Básica, mas permanecem os equívocos da vinculação obrigatória à BNCC e da possibilidade de oferta de cursos sem garantia de habilitação profissional

Relatório da ONU sobre Brasil traz recomendações pela educação em direitos humanos nas escolas e pela educação antirracista e antissexista após sugestões de movimentos sociais

Pontos incorporados foram produzidos por Articulação contra o Ultraconservadorismo na Educação, RePME, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Ação Educativa, coletivo Professor@s Contra o Escola sem Partido e Dhesca Brasil, com o apoio da CPPDH/UFABC

Leia a Nota Pública "Em defesa de uma Política Nacional para o Ensino Médio respeitando os resultados da Consulta Pública sobre o Novo Ensino Médio"

"Os resultados da Consulta Pública sinalizam para a construção de Política Nacional para o Ensino Médio, que precisaria partir da REVOGAÇÃO DA LEI 13.415/2017", dizem as entidades signatárias

Leia Nota Técnica da Campanha sobre os Resultados da Consulta Pública sobre o Novo Ensino Médio

Campanha Nacional pelo Direito à Educação lista avanços e pontos a serem aprimorados à proposta do MEC para a etapa (Portaria nº 399, de 8 de março de 2023)

Comitê SP da Rede da Campanha repudia políticas antipedagógicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Em nota pública, Comitê SP critica a não adesão do governo do estado ao Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) e exige a revogação de portaria que prevê que gestoras/es escolares deverão vigiar docentes em atividades pedagógicas

Fórum Nacional de Educação sugere a revogação do Novo Ensino Médio

Grupo de trabalho temporário do FNE propõe construção dialogada e pactuada de uma Política Nacional de Estado para o Ensino Médio que amplie a carga horária da Formação Geral Básica do currículo e implemente o Custo Aluno-Qualidade

Projeto de Lei substitui Novo Ensino Médio por modelo do direito à educação

PL 2.601/2023 revoga a Reforma do Ensino Médio, acaba com os itinerários formativos e amplia carga horária para Formação Geral Básica; proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados nesta terça (16/05)

Webinário discute Ensino Médio no Brasil e na América Latina

Educadoras/es e pesquisadoras/es ligadas à Campanha Nacional pelo Direito à Educação e à NORRAG vão analisar o contexto de políticas educacionais para o ensino secundário na região, em especial o Novo Ensino Médio no caso brasileiro

Comitê Piauí da Rede da Campanha realiza agenda de encontros em defesa do direito à educação com presença de coordenadora geral e dirigente da entidade

Andressa Pellanda e Daniel Cara participam de eventos promovidos pelo Comitê PI para fortalecer diálogos com movimentos sociais, sindicais e populares locais

Campanha abre edital para contratação de Assistente de Design

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação abre processo seletivo para contratação de Assistente de Design

Campanha abre editais para contratação de consultorias de projetos

A Campanha Nacional Pelo Direito à Educação abre processo seletivo para contratação de consultorias de projetos

Campanha e UnB oferecem curso sobre grandes educadoras e educadores brasileiros

Paulo Freire, Nise da Silveira, Anísio Teixeira e Anália Franco são alguns dos pensadores a serem estudados a cada sessão temática; inscrições estão abertas até 31 de outubro

Além de inconstitucional, educação domiciliar traz riscos a crianças e adolescentes, dizem 35 organizações em nota técnica

Campanha Nacional pelo Direito à Educação, FNPETI - coordenadores da Plataforma Cada Criança - e outras 32 entidades da sociedade civil assinam o documento, enviado para deputada autora de emenda à MPV 934, que defende educação domiciliar

Após fechamento de salas de EJA em Campinas, Comitê SP da Campanha aponta que prefeitura desrespeita Constituição

Secretaria municipal age "à revelia do princípio da gestão democrática", diz moção de repúdio

“Quando a polícia precisa ir para dentro da escola, isso significa que ela falhou fora da escola”, afirma coordenadora do Comitê DF da Campanha

Estudantes da rede pública de Brasília participaram de debate na semana passada (6/11)

NOTA DE REPÚDIO: NA CONTRAMÃO DO NORDESTE, A ADESÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ AO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS MILITARES

Justiça manda governo de SP devolver a alunos apostilas recolhidas por ordem de Doria

Juíza dá 48 h para cumprimento da decisão; secretaria diz que abordagem de gênero no material não tem base científica

O MINISTÉRIO ANTI-EDUCAÇÃO DE BOLSONARO

O que revela a proposta de Fundeb da CNM e do TPE?

Prefeitos e ONG empresarial secundarizam o principal: o direito à educação

Bolsonaro quer destruir o ensino de humanas: “prioridade é ensinar a fazer conta“

E-book apresenta mapeamento da inserção do setor privado nas redes estaduais de educação

‘Não existe abandono escolar, existe exclusão escolar’

Batalhão Escolar: dentro e fora dos colégios

MIEIB convoca sociedade a lutar contra Medida Provisória que quer regulamentar o Ensino Domiciliar

Programa Diálogos da UnBTV aborda militarização das escolas no DF

Movimento ligado à educação pretende ir à Justiça contra ensino domiciliar

MEC volta atrás e suspende mudanças nos livros didáticos

Base Docente: o que pensam os especialistas