Faça Parte

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação é a maior rede de defesa do direito à educação do Brasil. Reúne entidades, pesquisadores e ativistas da educação em 23 Estados e no Distrito Federal que atuam pelo direito à educação como base para a democracia e para a justiça social. Há mais de duas décadas, a Campanha trabalha para transformar a educação pública e garantir escolas de qualidade para milhões de estudantes.
 

Integre a Rede

Lute conosco pelo direito à educação

Para participar como membro, escreva para coordenacao@campanha.org.br contando um pouco sobre seus interesses de luta e também sobre sua trajetória.

A Campanha possui Comitês Regionais em todas as Unidades Federativas do Brasil. Os Comitês Regionais compõem-se de entidades locais, cidadãs e cidadãos que se identificam com a missão e os propósitos da Campanha. Para fazer parte de um Comitê Regional, é preciso entrar em contato com a entidade ou com a pessoa que coordena o comitê da sua região. Conheça-os aqui: campanha.org.br/quem-somos/comites-regionais/

Participe da Semana de Ação Mundial

A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (GCE) que desde 2003 acontece simultaneamente em mais de 100 países como uma grande pressão internacional sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública de qualidade para todas e todos. No Brasil, a partir de 2015, a Semana de Ação Mundial passa a ter também como temática o monitoramento do cumprimento das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produz e distribui materiais de apoio e realiza inúmeras atividades junto com diversos parceiros. Desde 2003, a Semana já mobilizou mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Ao longo dos últimos doze anos, a SAM já abordou temas como educação infantil, valorização da profissão docente, educação não discriminatória, entre outros. Para a Campanha, a Semana é uma importante oportunidade de movimentar sua rede, debater temas, produzir e compartilhar informações e conhecimentos, realizar ações de mobilização e pressão política. Enfim, mostrar a força coletiva desta que é a mais ampla rede social e política de luta pelo direito à educação pública de qualidade no Brasil.

Como participar da SAM?

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita, e de qualidade no Brasil. Em todas as edições, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação distribui gratuitamente materiais específicos para apoiar e subsidiar a realização de atividades locais.

Nós da Campanha contamos com você para que mais gente possa defender uma educação pública, gratuita e de qualidade para todas as pessoas.

FAÇA VOCÊ TAMBÉM PARTE DESTA GRANDE MOBILIZAÇÃO MUNDIAL!

Acesse semanadeacaomundial.org e participe!