Conae 2024 reforça caráter democrático na construção do novo PNE
Com ampla representatividade regional e de diversos segmentos, educadoras/es e estudantes fortalecem a participação social na Conferência Nacional de Educação
Contra mercantilização da educação, documento final da Conae propõe o fortalecimento do direito à educação pública a todas as pessoas
Segundo a proposta da comunidade educacional, políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio devem ser revogadas; documento final da Conferência prevê que novas políticas devem ser construídas contemplando a participação de toda a comunidade escolar
Governo Lula inicia progressivo encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares; ainda é preciso revogar Decreto 10.004/2019 e desmilitarizar escolas pelo país
Programa criado por Jair Bolsonaro é afronta ao direito à educação; Campanha atua pela desmilitarização das escolas há quase uma década
Centro de Educação da UFES realiza evento sobre atuação dos Tribunais de Contas na educação
Comitê Capixaba da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação apoia a realização do evento "O Termo de Ajustamento de Gestão do Tribunal de Contas com os Municípios do Estado do Espírito Santo e os prejuízos para a Educação"
Carta à Sociedade Brasileira | Sobre participação no Governo de Transição
Até aqui, não me pronunciei publicamente sobre a questão, contudo, a partir do momento em que meu nome foi exposto, é necessário uma explicação pública sobre o que está ocorrendo, já que não consta mais na lista oficial
Sistema Nacional de Educação precisa de ajustes para garantia plena de direitos
Nota Técnica produzida pela Campanha propõe mudanças ao Substitutivo do Senador Dário Berger ao Projeto de Lei Complementar 235/2019; pontos centrais são CAQ, Sinaeb e gestão democrática
Campanha lança projeto de mapeamento de grêmios e coletivos escolares na Amazônia
Com chatbot, iniciativa vai coletar e qualificar dados da Região Norte para fomentar a participação e organização dos estudantes na gestão democrática das escolas
Unidos, Senadores apresentam proposta de Fundeb que fortalece o direito à educação e garante o bom uso dos recursos
Foi protocolada ontem (7/5), por 29 Senadores, a PEC 65/2019, que busca alcançar a permanência do #Fundeb, com o objetivo de garantir qualidade da educação
Lançado internacionalmente o documento "Princípios de Abidjan" sobre as obrigações de Estados em fornecer educação pública e para regular o envolvimento privado na educação
MPCE e CEDECA Ceará cobram da Prefeitura educação infantil de qualidade por meio de Ação Civil pública
Na ação, o MPCE e o CEDECA requerem a ampliação em 7.725 novas vagas para crianças de 01 a 03 anos em creches da rede municipal em tempo integral ou segundo o número da demanda manifesta e não atendida, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Mais de 5 mil crianças não foram matriculadas por falta de vagas
Nos últimos cinco anos, a demanda não atendida nas creches de Fortaleza teve um salto de 192%, mesmo com o crescimento da oferta do número de vagas. Ministério Público pede a criação de mais 7 mil para atender à população
Quatro unidades do DF adotam disciplina militar para melhorar desempenho dos alunos e a segurança. O modelo a ser replicado por Bolsonaro, porém, leva a um aumento no número de jovens expulsos
MEC finaliza proposta de ampliação de escolas cívico-militares no país
Aumentar o número de escolas cívico-militares no país é uma das prioridades do Ministério da Educação, que passou a contar com uma Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares.
Freio à privatização: conferência reúne organizações do mundo todo para assinar marcos orientadores ao envolvimento do setor privado na educação
Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma das elaboradoras do documento “Princípios de Abidjan” e está presente no evento, realizado na Costa do Marfim entre 11 de 17 de fevereiro
"A preocupação é aprimorar a formação de professores"
O posicionamento é da secretária municipal de Educação, Vanir Bombardelli, sobre os dados levantados pelo Censo Escolar 2018, que apontam a necessidade de adequar a capacitação docente