SAM 2022 tem nova data e slogan: "Compromisso para a eleição: Não corte da educação!"

Inscrições serão abertas em breve; site da Semana de Ação Mundial já está no ar

 

Com muito orgulho, anunciamos que a Semana de Ação Mundial 2022 já tem data oficializada: de 20 a 27 de junho centenas de milhares de pessoas vão se reunir em prol da educação e dos direitos educacionais de brasileiras e brasileiros.

Por ser o momento cívico central deste ano, as Eleições de 2022 também são tema da SAM 2022. Com o slogan "Compromisso para a eleição: não corte da educação!" vamos promover a participação democrática em prol do direito à educação. Fiquem ligados para saber mais sobre isso nas próximas semanas.

A abertura das inscrições vai ser divulgada nas próximas semanas.

A SAM 2022 é realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com apoio de Malala Fund, Plan Brasil e Trindade Tecnologia, além da Campanha Global pela Educação.  

O que é a SAM?

A Semana de Ação Mundial (SAM) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. De 2003 a 2019, a Semana já mobilizou mais de 85 milhões de pessoas em todo o mundo e apenas no Brasil, já são cerca de 1,7 milhão de pessoas.

A SAM acontece por meio de atividades autogestionadas (ou seja, cada um faz a sua, de acordo com seu contexto!) em praças, comunidades, escolas, nas ruas, em audiências públicas, etc. 

Qualquer pessoa que deseje refletir e se engajar pelo direito à educação pode participar - conheça ideias de que tipo de atividade realizar na aba "Como participar?"; baixe os materiais da SAM desse ano em "Materiais" e, em breve, divulgaremos o prazo de inscrições para recebê-los impressos.

A Semana de Ação Mundial é a maior atividade de mobilização pela educação no mundo!

A SAM brasileira é dedicada, desde 2014, ao monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), previsto na Lei 13.005/2014, que é o principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso a uma educação de qualidade da creche à universidade.

Consideramos que a garantia plena do direito à educação condição para atingirmos, de fato, a Justiça Social no país. Seguiremos monitorando os indicadores da educação, de forma a exigir que as políticas públicas tenham por base o que está previsto na Lei, possibilitando o cumprimento do artigo 205 de nossa Constituição Federal de 1988:

“Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Vamos aprofundar esses assuntos nesta SAM, para que você também faça parte dessa roda!

Seja bem vinda/o!

Certificado

Para receber um certificado de participação, é preciso fazer sua inscrição na Semana de Ação Mundial, indicando as atividades que pretende realizar. A abertura das inscrições ainda vai ser divulgada. Logo após a Semana de Ação Mundial, após seu envio do relatório das atividades realizadas, enviaremos os certificados de participação.