Volta às aulas 2022: Campanha lança Guia Covid-19 de recomendações a gestores e a comunidade escolar

Material é 11º da série de guias e conta com dados atualizados e orientações para comunidades escolares, famílias, profissionais da educação e gestores

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança mais um guia no contexto da pandemia de Covid-19, este com o tema da volta às aulas. Com dados e recomendações atualizadas para este início de ano letivo em 2022, a Campanha produziu o 11º material da série.

ACESSE O GUIA COVID-19 - VOLTA ÀS AULAS 2022

“A volta às aulas, que está acontecendo em todo o país, precisa ser realizada com garantia de acesso, permanência e qualidade. Isso implica, necessariamente, a garantia de infraestrutura nas escolas com seguimento às recomendações sanitárias, testagem, e a vacinação completa das e dos profissionais da educação e das crianças”, afirmou Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha.

Ela reitera que é um consenso na Campanha a abordagem pedagógica e da orientação sobre a necessidade urgente de vacinação de nossas crianças e adolescentes.

“Em diversos estados, a vacinação de crianças começou recentemente. Não se pode partir do princípio de sanção para casos em que estudantes ainda não tiveram acesso à vacina, já que o não diálogo e ações não pedagógicas não são em nada efetivos. Ao mesmo tempo, é dever do Estado e de suas instituições, notadamente a escola, defender a ciência e não aceitar posturas negacionistas. É o momento de defender e de mobilizar pela vacinação!”, complementou.

O Guia 11 é destinado a:

- comunidades escolares, famílias e profissionais da educação; 

- gestores municipais e estaduais de educação.

O documento dá ênfase à necessidade de melhorias às condições físicas das escolas brasileiras, que em grande medida não estão preparadas, do ponto de vista da infraestrutura, para garantir a segurança sanitária das comunidades escolares.

O guia registra entre suas recomendações como atuar para além da ação individual, ressaltando o esforço coletivo que o momento requer.

Encontre no volume 11:

- Contexto da educação em cenário de emergência
- Vacinação para todos os adultos, crianças e adolescentes!
- Condições físicas das escolas: Custo Aluno-Qualidade (CAQ) e Indicadores da Fiocruz
- Recomendações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Para reabertura das escolas e volta às aulas presenciais
Para processos de educação remota e/ou ensino híbrido
Para garantia da alimentação escolar
Para os tomadores de decisão do poder público
Para conselhos
Para a comunidade e para as famílias
Para colaborar para que outras pessoas possam ter seus direitos garantidos

- Para garantia de inclusão

Para os tomadores de decisão do poder público
Para as comunidades escolares

- Para garantia de proteção

ACESSE TODOS OS GUIAS DA CAMPANHA PRODUZIDOS PARA O CONTEXTO DA PANDEMIA