Notícias

Estudantes e jovens da América Latina e do Caribe expressam qual é a educação que necessitamos para o mundo que queremos

Iniciativa da CLADE e do UNICEF pretende escutar e reunir propostas e desafios de adolescentes e jovens da região, às vésperas dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU

Em parceria com estudantes do ensino médio e de universidades de diferentes países da América Latina e do Caribe, com o apoio do Escritório Regional do UNICEF, a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE) impulsa a iniciativa #LaEducaciónQueNecesitamos para o mundo que queremos.

Essa ação é um convite para que adolescentes e jovens da região expressem, por meio de vídeos curtos, fotografias, textos, poemas, desenhos e outras formas de expressão, como deve ser a educação para a garantia de uma vida social, econômica, cultural e meio ambiental plena, que assegure a realização de direitos e um horizonte de dignidade para todos e todas.

A iniciativa é lançada no contexto do XXII Congresso Pan-Americano de Crianças e Adolescentes, realizado pelo Instituto Interamericano da Criança e de Adolescentes da Organização dos Estados Americanos, de 28 a 31 de outubro em Cartagena, Colômbia. O evento reúne autoridades, crianças, adolescentes e ativistas de toda a região.

Esta mobilização também é impulsionada em preparação para o aniversário de 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas (CDN), que será celebrado no dia 20 de novembro. Em seus artigos 28 e 29, que abordam o direito à educação, assim como em suas Observações Gerais, a Convenção estabelece aos Estados-membros da ONU, entre outras obrigações, a responsabilidade de assegurar o direito à educação desde a primeira infância até o ensino superior; garantir a gratuidade da educação; e promover uma educação que forme para os direitos humanos, o respeito ao meio ambiente, a igualdade de gênero, a paz e a tolerância entre diferentes povos, culturas, etnias e religiões. A Convenção também estabelece o direito à participação de crianças e adolescentes.

A CLADE promove esta iniciativa em diálogo e parceria com coletivos de jovens e estudantes de ensino médio e educação superior da América Latina e do Caribe. Se você quer conhecer as perspectivas e os desafios desses jovens, passados 30 anos da adoção da CDN, inscreva-se aqui para participar de uma coletiva de imprensa.

Os pontos de vista das/os estudantes e jovens vão ser sistematizados e enviados em formatos texto e audiovisual para: Comité da CDN, órgãos de direitos humanos em todos os níveis, UNESCO, autoridades do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e de Nações Unidas, assim como autoridades que atuam no campo educativo em âmbito nacional e regional.

Estudantes e jovens que queiram participar devem enviar suas fotos, textos, poemas, desenhos ou vídeos de até três minutos, para o e-mail: educacion@redclade.org. Ou  publicá-los em Facebook, Twitter e Instagram, com a hashtag #LaEducaciónQueNecesitamos, e etiquetando a CLADE (@redclade no Facebook e no Twitter / @red.clade no Instagram).

Para mais informações, ou agendar entrevistas com a CLADE, estudantes e jovens, escreva para:

Fabíola Munhoz - fabiola@redclade.org Carolina Osorio - educacion@redclade.org