Com formação, podcast e vídeos, Campanha celebra o centenário de Paulo Freire

Neste domingo (19), dia dos 100 anos do nascimento do patrono da educação brasileira, a Campanha participará de evento internacional que comemora o legado freireano

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação celebra o centenário de Paulo Freire (1921-2021) com curso sobre grandes educadoras e educadores (com aulas de abertura sobre Freire); uma série de quatro episódios com entrevistas no podcast da Campanha, Eduquê, e uma participação em evento internacional nos dias 18 e 19 de setembro (dia do centenário) organizado por diversas entidades, entre elas a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), que integra o Comitê Diretivo da Campanha.

Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha, participa com declaração em vídeo contextualizando a relevância dos ensinamentos de Freire para a defesa do direito à educação. 

No mesmo formato, Vitor Barbosa, educador angolano e membro da ReLus (Rede Lusófona pelo Direito à Educação) - da qual a Campanha faz parte - também dará o seu recado em nome da rede de países com língua oficial portuguesa.

Paula Ferreira e Avanildo Duque, representantes do Comitê Pernambuco da Rede da Campanha, estarão presencialmente nas instalações da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), onde haverá a transmissão do evento virtual.

Entre as instituições que promovem o evento estão a CNTE, a UFPE, a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação).

A programação da comemoração virtual contará com depoimentos de personalidades, como do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, e atrações musicais, como a de Alceu Valença. 

A transmissão vai acontecer nos canais do YouTube da CNTE (www.youtube.com/CNTEBrasil), da IEAL (www.youtube.com/InterEducacion) e da UFPE (www.youtube.com/UFPEoficial).

No dia 19 de setembro, no denominado "Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire", lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo vão discursar. Falarão por meio de vídeos gravados o secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards e a professora Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire. O ato político transmitirá a inauguração de escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina. 

Em outro bloco de breves intervenções, também darão seu recado os escritores Leonardo Boff e Mário Sérgio Cortella, e a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina. Em comum, todos conviveram e tiveram suas obras influenciadas por Paulo Freire, sendo que o educador foi Secretário de Educação na gestão de Erundina.

A programação terá, também, o cantor e compositor Silvério Pessoa, com o Cavouco Trio (Paula Bujes, Pedro Huff e Antônio Barreto - UFPE), o Bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio.

Plenária Mundial Popular de Educação
No dia 20 de setembro, a celebração do Centenário de Paulo Freire se dedicará a ouvir as várias vozes das Américas, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano. A transmissão do dia 20 terá, em sua abertura, a Aula Magna do semestre letivo da UFPE, proferida pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo. 

Logo após, entidades do movimento sindical e social coordenam um bloco audiovisual apresentando as contribuições de Paulo Freire para o movimento sindical da educação e pedagógico latino-americano. Serão apresentadas as influências de Paulo Freire na pesquisa acadêmica, na ação coletiva e nos saberes das juventudes, no ensino, na cultura e nas ciências. 

A importância de Paulo Freire para os movimentos sociais no mundo também será tema de debates, com a presença de educadores e educadoras do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, todos compartilhando experiências da educação frereana.