Campanha Nacional pelo Direito à Educação manifesta apoio ao Campus Clóvis Moura da UESPI
Em Carta à Sociedade Brasileira contra fechamento ou ‘unificação’ de cursos no campus, entidade reafirma a confiança de que a universidade reconsidere a reorganização
Gestão democrática é chave para prevenir ataques às escolas e enfrentamento à violência na educação, afirma Andressa Pellanda, representando o C20, em reunião no G20 educacional
Para coordenadora geral da Campanha, engajamento nas comunidades escolares é essencial para proteger e prevenir violências contra sujeitos de direito
Políticas devem priorizar gestão democrática, diversidade e inclusão na educação, afirma Andressa Pellanda, representando o C20, em reunião do G20 educacional
Coordenadora geral da Campanha defende, junto ao Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, em Fortaleza (CE), justiça fiscal para o financiamento sustentável de educação e cultura
“O povo cabe no orçamento público porque é ele quem o produz; passou da hora de uma reforma tributária progressiva para financiar as áreas sociais no Brasil”, afirma Andressa Pellanda, em lançamento do Relatório Luz dos ODS 2024
Documento produzido pelo GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030 indica progresso satisfatório em apenas 7% das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; educação não avança em nenhuma
Somente 2% das escolas do país oferecem educação indígena e, destas, somente 788 oferecem EJA; oferta insuficiente impacta mais as mulheres, aponta estudo
Pesquisa da Campanha Brasileira pelo Direito à Educação, com apoio da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, indica que faltam recursos e dados disponíveis para a EJA indígena; meta 9 do Plano Nacional de Educação retrocedeu uma década
É necessário destinar mais 0,5% no PIB à educação básica para viabilizar padrão de qualidade, por meio do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) para 2024
Entidades atualizam valores do sistema CAQi/CAQ; os dados mostram que 80% dos recursos da complementação seriam destinados às redes municipais com maior proporção de alunos com níveis socioeconômicos mais baixos
Comitê dos Direitos da Criança da ONU incorpora dados levados pela Campanha aos questionamentos enviados ao governo brasileiro
Campanha Nacional pelo Direito à Educação esteve em Genebra, na pré-sessão, para alertar comissionados da ONU sobre as violações de direitos sofridas nos últimos anos por crianças e adolescentes
Por justiça fiscal e socioambiental na educação, Clade e Campanha Brasileira participam de Consulta Regional do ODS 4, no Chile, para Reunião Global de Educação 2024
Entidades defendem investimento adequado, com exemplo de referência do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), em reunião internacional da Unesco; as organizações vão levar propostas à Reunião Global de Educação que acontece em Fortaleza (CE), em novembro
Campanha lança Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2024; candidaturas são convidadas a assinar
Em 40 pontos, documento propõe pacto com candidaturas ao Executivo e Legislativo municipais pela garantia de uma educação pública, gratuita, equitativa e de qualidade; acesse
Projeto SETA é referenciado como boa prática no combate ao racismo em evento de lançamento do ODS 18 da igualdade étnico-racial na ONU
Promovido pelo governo brasileiro, o evento faz parte das atividades paralelas ao Fórum Político de Alto Nível, que acontece na sede das Nações Unidas em Nova York
Por um Conselho Nacional de Educação transparente, democrático e comprometido com o direito à educação, Campanha divulga seu apoio a nomes indicados: veja lista
Em momento de renovação de quadros das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulga nomes comprometidos com o direito à educação, a democracia e a transparência
Por direitos digitais públicos e seguros na educação, Campanha representa sociedade civil do C20 em segundo encontro com G20
Pesquisadora Priscila Gonsales representou o Grupo de Trabalho do C20 sobre Educação e Cultura e a Campanha defendendo a garantia de acesso a plataformas e recursos educacionais públicos e abertos
É essencial intensificar o financiamento e reformar a governança global frente a avanço lento de cumprimento do objetivo de educação na Agenda 2030 da ONU, avalia Andressa Pellanda
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 precisa de financiamento adequado para ser realizado plenamente; coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa de debates e eventos paralelos ao Fórum, em Nova York
Para cumprir os ODS, países devem fazer reforma no sistema tributário internacional, afirma Andressa Pellanda, que participa do Fórum Político de Alto Nível da ONU
Para Pellanda, caminhos para efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável passam necessariamente por justiça fiscal; coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa de debates e eventos paralelos ao Fórum, em Nova York
Direito à educação tem parágrafo contemplado nas recomendações da sociedade civil ao G20
“Realinhar a educação à abordagem baseada nos direitos humanos” foi trecho registrado no documento; Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha, representa o Grupo de Trabalho (GT) de Educação e Cultura do C20
PL do novo PNE apresenta avanços em equidade e dá primeiro passo em financiamento, mas precisa de melhorias estruturais e traz também retrocessos
Embora represente uma vitória da sociedade civil ao manter o patamar de 10% do PIB para a educação, vinculado ao CAQ, PL nº 2.614/2024 precisa sinalizar como será a articulação da política educacional com planos de desenvolvimento econômico e social
“O PNE (2014-2024) foi vitorioso, em que pese o fato de que ele tenha sido descumprido”, afirma Daniel Cara
Professor da FE-USP e coordenador honorário da Campanha, representou a entidade em seminário na Câmara dos Deputados sobre os 10 anos do Plano Nacional de Educação
Nota Técnica: O Senado Federal pode e deve aprimorar a Política Nacional do Ensino Médio (PL 5.230/2023)
Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade destaca sete pontos do PL aprovado na Câmara dos Deputados que podem ser aprimorados no texto em tramitação no Senado Federal
Membro do Comitê MT da Campanha participou da construção do Plano Juventude Negra Viva do governo federal
Prof. Dr. Carlos Alberto Caetano, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso e membro da Campanha pelo Comitê MT, contribuiu com o Ministério da Igualdade Racial para a criação do programa
Campanha assina carta pela ratificação do Acordo de Escazú
Acordo tem disposições específicas sobre os compromissos dos Estados na América Latina e no Caribe de garantir condições seguras às pessoas, grupos e organizações que promovem e defendem os direitos humanos em questões ambientais
Educação antirracista e ação para a equidade racial são contempladas amplamente em texto final da Conae 2024
Equidade racial foi enfatizada em proposições e estratégias de todas as etapas e modalidades em documento final da Conferência Nacional de Educação – que serve de base para o novo Plano Nacional de Educação
Fórum Nacional de Educação disponibiliza documento final da Conae 2024; acesse-o
Coordenador do Fórum, Heleno Araújo, agradece delegadas/os da Conferência Nacional de Educação e diz que texto é farol que vai guiar a defesa do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034
Camilo Santana compromete-se em usar documento final da Conae como base do PL do novo PNE e que enviará ao Congresso em um mês
Santana se comprometeu em cerimônia oficial de entrega do documento pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) e afirma que entrega do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação ao Congresso Nacional vai ocorrer até dia 5/4
Conae 2024 reforça caráter democrático na construção do novo PNE
Com ampla representatividade regional e de diversos segmentos, educadoras/es e estudantes fortalecem a participação social na Conferência Nacional de Educação
Contra mercantilização da educação, documento final da Conae propõe o fortalecimento do direito à educação pública a todas as pessoas
Segundo a proposta da comunidade educacional, políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio devem ser revogadas; documento final da Conferência prevê que novas políticas devem ser construídas contemplando a participação de toda a comunidade escolar
Monitoramento de metade das metas do PNE é prejudicado por indisponibilidade e lacunas de dados
Nota técnica analisa impacto da indisponibilidade de microdados do Inep no balanço independente do Plano Nacional de Educação – o Balanço do PNE da Campanha
11º Encontro Nacional da Campanha produz a Carta de Salvador
"Lutar por uma sociedade econômica, social e ambientalmente sustentável, de forma indissociável, pela democracia e pela justiça social. É sob esses princípios e os demais em nossa Carta de Princípios que vamos rumo à CONAE 2024"
Campanha é homologada para votar nas eleições do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
O CGI.br estabelece diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil; Campanha vem incidindo contra a privatização da educação pública que avança por meio da digitalização
Tecnologia deve ser regulada e servir ao direito à educação, diz Campanha no C20 Índia
Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou do C20, encontro da sociedade civil mundial para debater desenvolvimento e combate às desigualdades
Com Rede Malala, Nobel da Paz pede que governo brasileiro ouça meninas e sociedade civil
Em visita ao Brasil para se encontrar com ativistas e meninas de projetos da Rede Malala em diferentes estados, Malala Yousafzai pediu que o governo brasileiro avance na implementação de políticas progressistas e leis que promovam a equidade
Educação integral em sexualidade previne ‘de modo decisivo’ violências contra meninas, afirma Unesco
Estudo explicita que a educação em sexualidade, promovida tanto em contextos formais como não formais, constitui um componente essencial da educação de boa qualidade e da construção de um mundo mais justo
Educação sexual deve ser para todas/os, dizem Relatores da ONU
Relatoras/es especiais da Organização das Nações Unidas reforçam diretrizes sobre os direitos a: educação sexual, saúde sexual e reprodutiva, aborto e identidade de gênero
20 anos da Lei 10.639/03: animação destaca importância e descaso com histórias das culturas afro-brasileira e africana
Elaborado pelo Projeto Seta, iniciativa de educação antirracista de sete organizações da sociedade civil, vídeo reitera que 'sem respeito à memória, não há mudança' no Brasil
Rede de Ativistas do Fundo Malala no Brasil mobiliza governos a priorizar educação em 2023
Em ano de eleições, a Rede Malala lançou um manifesto liderado por meninas e mobilizou candidaturas a priorizarem o direito à educação nos planos de governo. Confira a retrospectiva da atuação da Rede neste ano
Campanha contribui com GT de educação do Governo de Transição
Sugestões passam por cumprimento e renovação do Plano Nacional de Educação, aprovação do Sistema Nacional de Educação tendo como parâmetro o CAQ (Custo Aluno-Qualidade) e implementação de medidas de educação inclusiva
Um quarto dos países de sabatina da ONU recomendou ao Brasil fortalecimento do direito à educação
Mais de 115 Estados-membros da ONU fizeram recomendações ao Brasil, indicando que o país deve acabar com desigualdades e discriminações de raça/etnia, de gênero, e contra pessoas com deficiência; além de fortalecer a educação pública e implementar o PNE
Eleições 2022: Em manifesto, meninas exigem educação plural e fim da exclusão escolar
Em evento na Defensoria Pública da União no Recife, a Rede Malala lançou o Manifesto #MeninasDecidem pelo Direito à Educação, que traz as demandas de meninas para a educação pública
Educação é direito, oportunidade ou privilégio? Que caminhos para o direito à educação o Fórum da ONU apresenta
Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha, relata os destaques de sessão do Fórum Político de Alto Nível da ONU que discute o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (educação)
Pré-candidaturas e partidos assinam Carta Compromisso pelo Direito à Educação
Documento elaborado pela Rede Malala e Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresenta 40 compromissos para os próximos anos pela educação; evento contou com representações dos partidos PCdoB, PCO, PDT, PRTB, PSDB, PSOL, PT e PV
Campanha integra grupo de gênero que monitora a Agenda 2030
Andressa Pellanda, coordenadora-geral da entidade, agora faz contribuições para o Women’s Major Group (Grupo Principal de Mulheres) de acompanhamento do ODS 5; a Campanha já fazia parte do Major Group de educação (ODS 4)
Malala comanda editoria de opinião da The Economist no Mês da Mulher
Malala publica artigo com críticas a líderes globais e abre espaço para jovens mulheres ativistas analisarem a situação de emergência da educação de meninas no mundo
Impacto da guerra às drogas na educação é tema de debate no Projeto Seta
Especialistas dialogam nesta sexta-feira (11), no Instagram da iniciativa @setaprojeto, sobre o impacto do confronto armado na educação de milhares de crianças
Campanha assume assento na coordenação da Consulta Coletiva de ONGs para a Educação junto à Unesco Global
Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha, representará a entidade no próximo biênio da CCNGO; sessão de abertura acontece nesta terça (14), às 9h30
Coalizão francesa reconhece Guias Covid-19 da Campanha como referência internacional
Registro da produção e difusão dos materiais é feita em pesquisa da Coalition Éducation, que tem apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento, do Ministério da Europa e das Relações Internacionais, e da Fundação da França (AFD)
Austeridade imposta pelo FMI corta milhões de empregos de saúde e educação em países fragilizados pela pandemia
Pesquisa global da ActionAid, em que a Campanha contribui com análise do contexto brasileiro, adverte que as exigências do FMI para reduzir os custos do funcionalismo público prejudicam saúde e educação
Programa internacional seleciona iniciativa brasileira que prevê criação de sistema de educação pública antirracista
ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés Instituto da Mulher Negra e UNEafro Brasil trabalharão juntas para transformar a rede escolar brasileira no primeiro sistema educacional antirracista do mundo
Na pandemia, Estado não enfrentou impactos na educação de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique
Relatório da ReLus (Rede Lusófona pelo Direito à Educação) mapeou políticas de enfrentamento à pandemia e violações ao direito à educação em países de língua portuguesa
Semana de Ação Mundial 2021: Estão abertas as inscrições para a maior atividade pela educação do mundo
Mobilização em prol do financiamento da educação e do fortalecimento dos sistemas educacionais no contexto da Covid-19 acontece entre os dias 14 e 21 de junho
Projeto de Lei de Rigoni apresenta uma série de equívocos e não corresponde ao texto constitucional e às conquistas do Novo Fundeb, diz Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Afastando-se da equidade e facilitando aprofundamento da privatização na educação, PL 4.372/2020 de regulamentação do Fundeb na Câmara tem pontos que precisam ser alterados, aponta Nota Técnica da Campanha
Mais de 90 entidades repudiam avanço do ensino domiciliar no Distrito Federal
Comitê DF da rede da Campanha constrói com representações de defesa dos direitos da criança e do adolescente nota contrária à aprovação de Projeto de Lei, em primeiro turno, na CLDF; entidades defendem que modalidade é inconstitucional
Carta à Sociedade Brasileira | Decreto Nº 10.502/2020 que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida
Consideramos que tal decreto representa um retrocesso aos direitos adquiridos como disposto na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e na Constituição Federal de 1988
62 senadores afirmam votar no relatório de Fundeb de Flávio Arns, rejeitando emendas ou destaques
A menos de 24 horas da votação, 62 senadores indicam aprovação da PEC 26/2020 sem alterações ou supressões, via emendas ou destaques. Isso permite a constitucionalização do CAQ e garante um Fundeb capaz de fortalecer o direito à educação
Redes e pesquisadores lançam Nota Técnica para fomentar transparência e monitoramento ativo das políticas educacionais de caráter emergencial
Documento aponta como o reforço da gestão democrática ajuda a identificar e avaliar casos de discriminação educacional e apontar caminhos para a reparação do direito à educação na reabertura das escolas
Pelo fim do Teto de Gastos: entidades lançam apelo público e entregam documento ao STF
Grupo de organizações do qual a Campanha faz parte apresenta alternativas concretas para superar o quadro de acentuado subfinanciamento das políticas públicas
Audiência Pública no Congresso debate o impacto do novo FUNDEB para a educação escolar indígena, quilombola e em territórios de vulnerabilidade social
Evento ocorre nesta terça-feira (26) às 14h30, no Senado Federal, e conta com o lançamento de nota técnica do Capítulo Brasil da Rede Gulmakai do Fundo Malala
Estudantes e jovens da América Latina e do Caribe expressam qual é a educação que necessitamos para o mundo que queremos
Iniciativa da CLADE e do UNICEF pretende escutar e reunir propostas e desafios de adolescentes e jovens da região, às vésperas dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU
Estudo demonstra que novo Fundo para a educação básica precisa de mais dinheiro do governo federal para combater as desigualdades educacionais
Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresentou ontem, 01/10, estudo de impacto financeiro e em qualidade da educação dos cenários na mesa da tramitação da PEC 15/2015, do Fundeb, na Câmara dos Deputados
[CARTA ABERTA] DEFENDER A EDUCAÇÃO PÚBLICA É DEFENDER A MINUTA DE FUNDEB DA PROFA. DORINHA
Ponderada e tecnicamente bem redigida, a Minuta de Fundeb da Profa. Dorinha está sendo atacada pelas suas qualidades em promover o direito à educação. Quem atua na área tem o dever de defender o texto.
Coletivo de ONGs que monitora o cumprimento das recomendações da ONU ao Brasil lança relatório e alerta para retrocessos em direitos humanos
Aqui, apresentamos o relatório de meio período, que denota um movimento de não cumprimento das recomendações e, pior, de retrocessos significativos em termos de direitos humanos.
Apesar de 152 milhões de crianças em situação de trabalho infantil no mundo, Estados-membro da ONU não mencionam o tema em Fórum Político de Alto Nível
Revisão do ODS 8 aconteceu na sede das Nações Unidas em Nova York e a temática do trabalho infantil estava prevista na agenda
Reconhecimento histórico dos Princípios de Abidjan pela mais alta autoridade dos Direitos Humanos das Nações Unidas
O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou por nova resolução sobre o direito à educação em um reconhecimento histórico de Estado dos Princípios de Abidjan
Lançado internacionalmente o documento "Princípios de Abidjan" sobre as obrigações de Estados em fornecer educação pública e para regular o envolvimento privado na educação