No Amapá, Campanha promove pesquisa de grêmios estudantis

Andressa Pellanda, coordenadora-geral da entidade, participa de atividades de articulação e de programas de TV e rádio locais nesta semana

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação promove nesta semana, no Macapá (AP), o Projeto Euetu - Mapeamento de Grêmios e Coletivos Estudantis na Amazônia. Andressa Pellanda, coordenadora-geral da entidade, terá encontros com o poder público estadual e municipal e vai participar de programas de TV e rádio locais.

Nesta terça (15/03), às 18h, a liderança da Campanha participa do programa Café com Notícia, da jornalista Ana Girlene Oliveira, na Rádio Diário FM 90,9 Mhz, a partir das 17h30. O programa também pode ser ouvido e visto pelo Facebook.

O Comitê AP, representado pela coordenadora do Comitê, a educadora Antonia Andrade, articulou reuniões com representantes do Tribunal de Justiça do Amapá, também com cobertura da imprensa local.

Educação na pandemia

O tema da volta às aulas no contexto atual da pandemia também será discutido.

“A volta às aulas, que está acontecendo em todo o país, precisa ser realizada com garantia de acesso, permanência e qualidade. Isso implica, necessariamente, a garantia de infraestrutura nas escolas com seguimento às recomendações sanitárias, testagem, e a vacinação completa das e dos profissionais da educação e das crianças”, afirmou Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha.

Ela reitera que é um consenso na Campanha a abordagem pedagógica e da orientação sobre a necessidade urgente de vacinação de nossas crianças e adolescentes.

“Em diversos estados, a vacinação de crianças começou recentemente. Não se pode partir do princípio de sanção para casos em que estudantes ainda não tiveram acesso à vacina, já que o não diálogo e ações não pedagógicas não são em nada efetivos. Ao mesmo tempo, é dever do Estado e de suas instituições, notadamente a escola, defender a ciência e não aceitar posturas negacionistas. É o momento de defender e de mobilizar pela vacinação!”, complementou.

Recentemente, a Campanha lançou o Guia Covid-19: Volta às Aulas 2022 com recomendações a comunidades escolares, famílias, profissionais da educação e gestores escolares.

Grêmios estudantis

 O Projeto Euetu - Mapeamento de Grêmios e Coletivos Estudantis na Amazônia busca mapear grêmios e coletivos escolares de Amazonas, Amapá e Maranhão para saber de forma aprofundada como é a participação e organização de estudantes.

Por meio de respostas do chatbot Euetu (acesse aqui), vamos coletar e qualificar dados para fomentar a participação e organização dos estudantes na gestão democrática das escolas.

A Campanha está divulgando o chatbot Euetu (nome que significa ‘vento’, na língua dos Sateré-Mawé) em todas as redes dos três Estados.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Conquistas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

É a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil, constituindo-se há 22 anos como uma rede de milhares de ativistas e centenas de grupos e entidades que acreditam na construção de um país justo, democrático e sustentável por meio da garantia de uma educação pública de qualidade.

Entre suas conquistas estão as aprovações do primeiro Fundeb (principal fundo da educação básica) e do novo e permanente Fundeb, passando pelo Plano Nacional de Educação e a concepção, elaboração e constitucionalização do CAQ (Custo Aluno-Qualidade) - mecanismo de cálculo de investimento para uma educação de qualidade, criado pela Campanha.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Renan Simão - Assessor de comunicação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
comunicacao@campanhaeducacao.org.br | (11) 98657-6564

(Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça do Estado do Amapá)