UNESCO pede urgentemente o uso adequado da tecnologia na educação

Novo relatório global da UNESCO sobre tecnologia na educação destaca a falta de governança e regulamentação adequadas

 

Intitulado “Tecnologia na educação: uma ferramenta nos termos de quem?”, o Relatório Mundial de Monitoramento da Educação 2023 foi lançado na última quarta-feira (26) em evento em Montevidéu, Uruguai, organizado pela UNESCO, Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e Fundação Ceibal com a participação de 18 ministros da educação de todo o mundo. 

 

Acesse o relatório na íntegra

 

“A revolução digital contém um potencial imensurável, mas, assim como tem sido alertado sobre como ela deve ser regulamentada na sociedade, atenção semelhante deve ser dada ao seu uso na educação. Deve ser usado para melhorar as experiências de aprendizagem e para o bem-estar de alunos e professores, e não em detrimento deles”, adverte Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO. “É preciso colocar as necessidades do corpo discente em primeiro lugar e apoiar o corpo docente. As conexões online não substituem a interação humana.”

O relatório propõe quatro questões sobre as quais os formuladores de políticas e as partes interessadas na educação devem refletir à medida que as tecnologias na educação são implantadas. São elas:

É adequado?

O uso da tecnologia pode potencializar certas formas de aprendizagem em alguns contextos. O relatório cita evidências que mostram que os benefícios do aprendizado desaparecem se a tecnologia for usada excessivamente ou na ausência de um professor qualificado. Por exemplo, no Peru, quando mais de um milhão de laptops foram distribuídos sem serem incorporados à pedagogia, o aprendizado não melhorou. O relatório adverte que os smartphones nas escolas demonstraram ser uma distração para o aprendizado, mas menos de um quarto dos países globalmente proíbem o uso de smartphones nas escolas. Apenas a Colômbia e a Guatemala o fazem na América Latina e no Caribe.

“Devemos aprender com nossos erros do passado no uso da tecnologia na educação para não repeti-los no futuro”, disse Manos Antoninis, Diretor do Relatório. “Devemos ensinar as crianças a viver tanto com tecnologia quanto sem ela; tirar o que precisam da abundância de informações, mas ignorar o que não é necessário; permitir que a tecnologia apoie, mas nunca suplante, as interações humanas no ensino e na aprendizagem”.

Isso mostra que a tecnologia não precisa ser nova para ser eficaz. As aulas transmitidas pela televisão no Brasil por meio de iniciativa Telecurso atingiram 1,6 milhão de alunos, enquanto as aulas transmitidas em tempo real por professores treinados atingiram mais de 30.000 alunos no estado do Amazonas entre 2007 e 2022. No México, as aulas televisionadas combinadas com o apoio presencial ajudaram a aumentar as matrículas no ensino médio em 18% entre 1970 e 2020.

As desigualdades de aprendizagem entre os alunos aumentam quando o ensino é exclusivamente remoto e os conteúdos online nem sempre são adequados ao contexto. Um estudo de coleções de recursos educacionais abertos revelou que quase 90% dos conteúdos online para ensino superior foram criados na Europa ou na América do Norte; 92% do material da biblioteca mundial Open Educational Resources Commons é publicado em inglês. No Brasil, cerca de metade dos materiais educacionais de acesso aberto estão em inglês.

 É equitativa?

 O relatório destaca que o direito à educação é cada vez mais sinônimo de direito a uma conectividade significativa, embora metade das escolas primárias da América Latina ainda não tenha conexão com a Internet.

O maior alcance do ensino a distância durante o fechamento de escolas relacionadas à COVID-19 foi registrado na América Latina e no Caribe (91%), com o lançamento do programa Ceibal en Casa do Uruguai imediatamente após o anúncio do fechamento das escolas. No entanto, a conectividade doméstica com a Internet é muito desigual. Na Costa Rica, a porcentagem de crianças entre 3 e 17 anos com acesso à Internet em casa é de aproximadamente 100% para os mais ricos e próxima a 40% para os mais pobres. No Chile, o percentual é de 100% para os mais ricos e próximo de 70% para os mais pobres. O Relatório pede a todos os países que estabeleçam padrões para conectar as escolas à Internet até 2030 e continuem a se concentrar nos mais marginalizados.

Os países estão mudando suas políticas para ajudar a melhorar o acesso à tecnologia. No passado, globalmente, 30% dos países tinham políticas para fornecer um laptop ou tablet a cada aluno, percentual que subiu para 61% na América Latina e Caribe, mas agora caiu para 15%. Como alternativa, os países estão começando a fornecer subsídios ou deduções para os alunos comprarem aparelhos. Na Costa Rica, o programa Hogares Conectados oferece um subsídio aos 60% dos domicílios mais pobres para cobrir parte do custo da Internet, o que contribuiu para reduzir os domicílios sem conexão de 41% em 2016 para 13% em 2019. 

É expansível?

Evidências confiáveis, rigorosas e imparciais sobre o valor agregado da tecnologia na aprendizagem são necessárias agora mais do que nunca, mas não estão disponíveis. A maioria das evidências vêm dos Estados Unidos, onde o What Works Clearinghouse observou que menos de 2% das intervenções educacionais avaliadas tinham "evidências fortes ou moderadas de eficácia". Quando a evidência é obtida apenas das próprias empresas de tecnologia, existe o risco de ser tendenciosa.

Muitos países ignoram os custos de longo prazo das aquisições de tecnologia, e o mercado de EdTech está se expandindo enquanto as necessidades de educação básica permanecem não atendidas. O custo de mudar para o aprendizado digital básico em países de baixa renda e conectar todas as escolas à internet em países de renda média-baixa aumentaria em 50% a lacuna de financiamento atual para atingir as metas nacionais do ODS 4. Uma transformação digital completa da educação com a internet, a conectividade em escolas e residências custaria mais de US$ 1 bilhão por dia apenas para funcionar nos países mais pobres e US$ 140 bilhões por ano nos países de renda média alta.

 É sustentável? 

O ritmo vertiginoso da evolução tecnológica obriga os sistemas educativos a adaptarem-se. A alfabetização digital e o pensamento crítico estão se tornando cada vez mais importantes, especialmente devido ao crescimento da IA ​​generativa. Dados adicionais anexados ao relatório indicam que esse movimento de adaptação já começou: 43% dos países da região definiram as habilidades que desejam desenvolver para o futuro. Enquanto isso, apenas 11 dos 51 governos pesquisados ​​globalmente têm currículos de IA.

Além dessas habilidades, a alfabetização básica não deve ser negligenciada, pois também é crítica para a aplicação digital: alunos com melhores habilidades de leitura têm muito menos probabilidade de serem enganados por e-mails de phishing, um tipo de crime cibernético popular no qual os criminosos tentam obter informações confidenciais, fingindo ser uma entidade confiável . Além disso, o corpo docente também precisa de treinamento adequado, embora menos de um terço dos países da América Latina e do Caribe tenham atualmente padrões para desenvolver suas habilidades em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Há ainda menos programas de treinamento de professores que cobrem segurança cibernética, apesar do fato de que globalmente 5% dos ataques de ransomware visam a educação.

Atualmente, o Peru é o único país da região que possui uma lei que garante a privacidade dos dados das crianças na educação. Uma análise revelou que 89% dos 163 produtos de tecnologia educacional podiam fazer pesquisas com crianças. Além disso, 39 dos 42 governos que forneceram educação online durante a pandemia incentivaram usos que “colocassem em risco ou violassem” os direitos das crianças.

 Leia o relatório

 

O Relatório Global de Monitoramento da Educação:
Estabelecido em 2002, o Relatório GEM é um relatório editorial independente patrocinado e publicado pela UNESCO. No Fórum Mundial de Educação de 2015, foi mandatado por 160 governos monitorar e relatar o progresso da educação relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com referência particular à estrutura de monitoramento do ODS 4 e à implementação de estratégias nacionais e internacionais para ajudar responsabilizar todos os parceiros relevantes por seus compromissos.

Foto: (Divulgação/MCTI)