Inclusiva

Notícias

Posicionamento público sobre o Parecer nº 50/2023 do Conselho Nacional de Educação

Embora a versão final do Parecer tenha sido atenuada, ela ainda apresenta falhas graves e preocupantes, diz a Campanha

ActionAid International, Projeto Seta e parceiros entregam carta para Unesco e demais autoridades a fim de promover justiça racial

Documento foi distribuído durante a Reunião Global da Educação, que acontece nesta semana em Fortaleza (CE); Campanha Nacional pelo Direito à Educação integra o Projeto Seta

Comitê dos Direitos da Criança da ONU incorpora dados levados pela Campanha aos questionamentos enviados ao governo brasileiro

Campanha Nacional pelo Direito à Educação esteve em Genebra, na pré-sessão, para alertar comissionados da ONU sobre as violações de direitos sofridas nos últimos anos por crianças e adolescentes

Trajetória de Keila Leite Chaves, do Comitê CE da Campanha, é contada por site dedicado à inclusão

Educadora relata luta para garantir o direito à educação a pessoas com deficiência, liderando grupo de mães parceiro do Cedeca-CE e da Campanha

Escolas devem coibir discriminações machistas, de identidade de gênero e de orientação sexual, decide STF

Ao julgar a ADI 5.668/DF, a corte argumentou que o Plano Nacional de Educação tem entre seus objetivos a “erradicação de todas as formas de discriminação”, sendo necessário explicitar que isso abrange as discriminações de gênero e de orientação sexual

Projeto SETA é referenciado como boa prática no combate ao racismo em evento de lançamento do ODS 18 da igualdade étnico-racial na ONU

Promovido pelo governo brasileiro, o evento faz parte das atividades paralelas ao Fórum Político de Alto Nível, que acontece na sede das Nações Unidas em Nova York

Por direitos digitais públicos e seguros na educação, Campanha representa sociedade civil do C20 em segundo encontro com G20

Pesquisadora Priscila Gonsales representou o Grupo de Trabalho do C20 sobre Educação e Cultura e a Campanha defendendo a garantia de acesso a plataformas e recursos educacionais públicos e abertos

Países devem democratizar acesso a recursos digitais abertos e garantir decisões centradas nos direitos humanos, defende Alessandra Nilo, do GT 2030, no Fórum Político de Alto Nível em debate sobre tecnologia

Representante do Grupo Maior de Mulheres no Fórum Político de Alto Nível da ONU, defende implantação ética de inteligência artificial (IA), transparência algorítmica, defesa da privacidade dos dados, segurança e responsabilidade

É essencial intensificar o financiamento e reformar a governança global frente a avanço lento de cumprimento do objetivo de educação na Agenda 2030 da ONU, avalia Andressa Pellanda

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 precisa de financiamento adequado para ser realizado plenamente; coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa de debates e eventos paralelos ao Fórum, em Nova York

Direito à educação tem parágrafo contemplado nas recomendações da sociedade civil ao G20

“Realinhar a educação à abordagem baseada nos direitos humanos” foi trecho registrado no documento; Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha, representa o Grupo de Trabalho (GT) de Educação e Cultura do C20

Observatório Educação Vigiada expande mapeamento para novos territórios no Sul Global

Grupo de pesquisa CNPq sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA) lidera painel em parceria com Nextcloud no Fórum da Internet do Brasil sobre plataformização da educação

Programa Escolas Conectadas: pela segurança, responsabilidade e princípios de direitos humanos

Nota técnica produzida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pela Iniciativa Educação Aberta foi apresentada em reunião do Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas do governo federal

Comitê SP da Campanha defende a Revogação de Decreto Estadual que autoriza atendente pessoal nas escolas

Em posicionamento público, Comitê SP afirma que "não podemos deixar que famílias que necessitam que o Estado cumpra o seu dever sejam desassistidas, recusando o acesso a direitos que já estão garantidos por lei"

Fórum Nacional de Educação disponibiliza documento final da Conae 2024; acesse-o

Coordenador do Fórum, Heleno Araújo, agradece delegadas/os da Conferência Nacional de Educação e diz que texto é farol que vai guiar a defesa do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034

Conae 2024 reforça caráter democrático na construção do novo PNE

Com ampla representatividade regional e de diversos segmentos, educadoras/es e estudantes fortalecem a participação social na Conferência Nacional de Educação

Contra mercantilização da educação, documento final da Conae propõe o fortalecimento do direito à educação pública a todas as pessoas

Segundo a proposta da comunidade educacional, políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio devem ser revogadas; documento final da Conferência prevê que novas políticas devem ser construídas contemplando a participação de toda a comunidade escolar

Campanha e Abecs assinam termo de cooperação técnica para realização de pesquisa

Cooperação prevê a troca de informações, desenvolvimento conjunto de metodologia para formação em escolas, e articulação com gestores escolares e docentes ligados à Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs)

Campanha é homologada para votar nas eleições do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

O CGI.br estabelece diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil; Campanha vem incidindo contra a privatização da educação pública que avança por meio da digitalização

Apenas 12% das escolas públicas no Brasil têm grêmio estudantil, aponta estudo da Campanha

Escolas com maioria de alunos negros têm menos grêmios em comparação com a média nacional; Região Norte tem apenas 3,2%; levantamento utiliza dados desagregados do Censo Escolar 2021 e inclui uma pesquisa qualitativa sobre o Maranhão

UNESCO pede urgentemente o uso adequado da tecnologia na educação

Novo relatório global da UNESCO sobre tecnologia na educação destaca a falta de governança e regulamentação adequadas

Recomendações nacionais de relatório apresentam diretrizes para proteção e segurança no ambiente escolar

Daniel Cara, Prof. Dr. da FE/USP, e Andressa Pellanda, coordenadora geral, ambos da Campanha, participam de Grupo de Trabalho Executivo do Ministério da Educação para o Enfrentamento e Prevenção às Violências nas Escolas e Universidades

Nota de Solidariedade aos Professores da Faculdade de Formação de Professoras/es da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Docentes foram vítimas de ameaça física e perseguição em seu espaço de trabalho

Brasil aceita recomendações de estados-membros da ONU; cerca de um quarto delas são sobre o direito à educação

O país acolheu 301 recomendações ligadas aos direitos humanos no âmbito da Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Mesmo com leis próprias, grêmios escolares ainda não são realidade para milhões de estudantes

A Campanha, em parceria com a Iniciativa Nós, o Projeto Seta e a Ubes, lança o Guia Grêmios e Participação Estudantil na Escola para contribuir com o fortalecimento da gestão democrática e antirracista nas escolas

Educação integral em sexualidade previne ‘de modo decisivo’ violências contra meninas, afirma Unesco

Estudo explicita que a educação em sexualidade, promovida tanto em contextos formais como não formais, constitui um componente essencial da educação de boa qualidade e da construção de um mundo mais justo

Educação sexual deve ser para todas/os, dizem Relatores da ONU

Relatoras/es especiais da Organização das Nações Unidas reforçam diretrizes sobre os direitos a: educação sexual, saúde sexual e reprodutiva, aborto e identidade de gênero

#8M Uma sala de aula radical e transformadora: com igualdade de gênero e antirracista

Leia artigo publicado no Diário de Pernambuco; por Andressa Pellanda e Paula Ferreira, integrantes da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil (Rede Malala)

20 anos da Lei 10.639/03: animação destaca importância e descaso com histórias das culturas afro-brasileira e africana

Elaborado pelo Projeto Seta, iniciativa de educação antirracista de sete organizações da sociedade civil, vídeo reitera que 'sem respeito à memória, não há mudança' no Brasil

Rede de Ativistas do Fundo Malala no Brasil mobiliza governos a priorizar educação em 2023

Em ano de eleições, a Rede Malala lançou um manifesto liderado por meninas e mobilizou candidaturas a priorizarem o direito à educação nos planos de governo. Confira a retrospectiva da atuação da Rede neste ano

Com DPU, Campanha faz raio-x do direito à educação e recomendações ao poder público

Publicação aponta desigualdades de acesso e permanência na escola, legislações descumpridas e políticas imprescindíveis para a garantia de direitos

Na ONU, países fazem mais de 100 recomendações à garantia dos direitos de mulheres, negros e indígenas no Brasil

Declarações foram feitas nesta semana durante a Revisão Periódica Universal da ONU, no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça; Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa presencialmente dos eventos

Sabatina na ONU: Alto Comissariado e sociedade civil no Brasil expressam preocupação com a garantia do direito à educação no país; Estado Brasileiro tangencia

Organismo e instituições da sociedade civil, entre elas a Campanha, enviaram relatório à Revisão Periódica Universal com recomendações ao Estado brasileiro; a Revisão acontece hoje, 10h30, no Conselho de Direitos Humanos em Genebra

Inclusão: Carta Compromisso pelo Direito à Educação ganha versões acessíveis com descrição de imagens e em áudio

Documento propõe em 40 pontos pacto pelo direito à educação a candidaturas nas Eleições 2022

Meninas de todo Brasil lançam manifesto com prioridades para educação

Endossado pela Nobel da Paz Malala, o Manifesto #MeninasDecidem pelo Direito à Educação traz as perspectivas de adolescentes de todo país por uma educação pública equitativa e de qualidade em ano de eleições

Por mais investimento público, Campanha defende Educação de Jovens e Adultos em conferência internacional

Campanha brasileira participou com Campanha Global pela Educação da Sétima Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (CONFINTEA VII)

Pré-candidaturas e partidos assinam Carta Compromisso pelo Direito à Educação

Documento elaborado pela Rede Malala e Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresenta 40 compromissos para os próximos anos pela educação; evento contou com representações dos partidos PCdoB, PCO, PDT, PRTB, PSDB, PSOL, PT e PV

Por meio de chat no WhatsApp, projeto Euetu de mapeamento de grêmios e coletivos escolares na Amazônia vai pesquisar atividades participativas e antirracistas

Iniciativa usa chatbot para coletar dados de redes públicas da Região Norte; em novo formato, junto do projeto SETA - Sistema de Educação Pública Antirracista no Brasil, o Euetu vai fomentar organização dos estudantes na gestão democrática e antirracista

18 de maio: Escola é espaço de proteção e combate à violência sexual

Mais da metade dos casos de violência contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa e entre pessoas próximas à família; 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Antídoto para veneno da discriminação é uma comunicação acessível, diz Claudia Werneck em evento internacional sobre inclusão

Escola de Gente, entidade membro da Rede da Campanha, compartilhou boas práticas inclusivas no Global Disability Summit

Volta às aulas 2022: Campanha lança Guia Covid-19 de recomendações a gestores e a comunidade escolar

Material é 11º da série de guias e conta com dados atualizados e orientações para comunidades escolares, famílias, profissionais da educação e gestores

Apagão de dados fragiliza proteção e garantia de educação a crianças e adolescentes, dizem estudos

Oito estudos coordenados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e entidades parceiras mostram lacunas de informação que impedem diagnósticos e implementação de políticas públicas de educação e proteção

Dia dos Direitos Humanos: projeções chamam atenção para urgência da educação antirracista no Brasil

Ação é do Projeto Seta, iniciativa criada por organizações da sociedade civil, e ocorre em seis cidades. Objetivo é chamar a atenção para o combate ao racismo nas escolas e a promoção da equidade racial para negros e indígenas

Programa internacional seleciona iniciativa brasileira que prevê criação de sistema de educação pública antirracista

ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CONAQ, Geledés Instituto da Mulher Negra e UNEafro Brasil trabalharão juntas para transformar a rede escolar brasileira no primeiro sistema educacional antirracista do mundo

Eduquê #04: Como fugir do ‘grátis’ e não se render às big techs na educação

Priscila Gonsales, diretora-executiva do Instituto EducaDigital, participou do podcast da Campanha falando sobre direitos digitais

Lançamento: site Afrontosas vai reunir conteúdos sobre o direito à igualdade de gênero e à educação

Site é parte das atividades do projeto “Na Trilha da Educação - Gênero e Políticas Públicas para Meninas”, iniciativa do Cendhec em parceria com o Fundo Malala

Igualdade de gênero não é um luxo, é tão crucial quanto pão

Celebramos o dia 8 de março como mais um dia importante de luta, de todos de nossas vidas, para que nossa igualdade não seja somente um luxo mas seja tão crucial quanto o pão

Campanha lança Guia dos guias COVID-19

Material lista 70 recomendações para que políticas emergenciais de educação, saúde e proteção sejam baseadas em direitos

Entidades da Educação e das Frentes Parlamentares enviam carta aos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Documento assinado por 67 frentes parlamentares, redes, organizações, movimento sociais, entre elas a Campanha, defende o Estado democrático de direito em sintonia com a defesa da Constituição Federal de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE)

Mais de 50 entidades lançam edital público sobre igualdade de gênero na educação básica

Propostas de planos de aula, projetos interdisciplinares e sequências didáticas podem ser apresentados até 29/11; as dez propostas mais criativas e engajadoras serão reconhecidas publicamente em cerimônia com o Fundo Malala

FNPETI e OIT lançam campanha Vote pela Infância

Mobilização alerta para a importância de escolher candidatas e candidatos comprometidos com a proteção integral e com os direitos de crianças e adolescentes; Cada Criança e Campanha participam

3 lições da privatização na educação e uma solução para o contexto da pandemia

Como reconstruir sistemas de educação resilientes? Normas e princípios ligados aos direitos humanos são mais relevantes do que nunca

Carta à Sociedade Brasileira | Decreto Nº 10.502/2020 que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida

Consideramos que tal decreto representa um retrocesso aos direitos adquiridos como disposto na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e na Constituição Federal de 1988

Exclusão nada remota

Reportagem da revista RADIS (Ensp/Fiocruz) mostra como desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia

Dia Internacional da Alfabetização: impacto da Covid-19 sobre a igualdade na educação

Ações simples, mas ousadas, para reformar os sistemas tributários podem permitir que os países dobrem os gastos com educação, saúde e outros serviços

Relatoria Especial da ONU para o direito à educação aponta “desmantelamento das políticas públicas” no Brasil

Recomendações indicam políticas de austeridade como causa para resposta insuficiente em enfrentamento da pandemia

20 recomendações para a reabertura das escolas

Campanha lança guia para retorno às aulas presenciais

Deborah Duprat, uma defensora do direito à educação

Campanha divulga carta à Sociedade Brasileira em agradecimento à ex-procuradora federal dos Direitos do Cidadão

Rede Fineesp pede Fundeb robusto direcionado a educação especial pública

Entidades exigem que "todo o investimento deve ocorrer em prol da melhoria da educação básica pública"

Síntese dos Guias 1 a 5: recomendações da Campanha para a educação pública no período de pandemia

Flexibilização deve existir no calendário letivo e na distribuição de alimentos; texto é adaptado de comunicação à Relatoria Especial pelo Direito à Educação

Carta da Campanha à Sociedade Brasileira sobre o Parecer do CNE que dá diretrizes para o calendário letivo de 2020

O Conselho Nacional de Educação ignorou as vozes das escolas, comunidades escolares e especialistas de todo o país

Campanha lança Guia COVID-19: Educação a Distância

Terceiro volume responde a dúvidas e orienta sobre a implementação complementar da EaD

#Cuma? O que é Educação a Distância?

E por que ela não pode substituir a educação presencial?

8 motivos para não substituir a educação presencial pela educação a distância (EaD) durante a pandemia

Informações são retiradas dos Guias COVID-19: Educação e Proteção da Criança e do Adolescente

COVID-19: Quais medidas devem ser tomadas pela proteção e educação das crianças e adolescentes? Campanha lança dois guias de orientações

Volumes são direcionados à comunidade escolar, famílias e agentes locais e outro a tomadores de decisão

Daniel Cara comenta relatório do Novo Fundeb

Ouça em áudio qualidades, problemas e limites da proposta que busca reformular o principal fundo da educação básica

Contra crise, Consulta Coletiva de ONGs para a Educação junto à Unesco debate direito à educação do contexto global ao local

Metas do ODS 4 pautaram encontro na Tunísia; Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou dos debates

“Vamos pintar as universidades de jenipapo e urucum”, diz jovem indígena em audiência sobre o Fundeb

Sobrinha de índio Galdino pede Fundeb mais inclusivo em audiência no Senado

Com relatos impactantes, quilombolas e indígenas vão ao Congresso defender mais recursos para a educação

Representantes pedem um novo Fundeb com mais recursos para territórios vulneráveis

Malala Yousafzai apoia um Fundeb pra Valer

Carta da ativista foi entregue ao presidente da Câmara Rodrigo Maia

Audiência Pública no Congresso debate o impacto do novo FUNDEB para a educação escolar indígena, quilombola e em territórios de vulnerabilidade social

Evento ocorre nesta terça-feira (26) às 14h30, no Senado Federal, e conta com o lançamento de nota técnica do Capítulo Brasil da Rede Gulmakai do Fundo Malala

Os Princípios de Abidjan recebem apoio do Fórum de Paris sobre a Paz como um dos projetos de governança mais promissores

Campanha Nacional pelo Direito à Educação é signatária do texto

Após fechamento de salas de EJA em Campinas, Comitê SP da Campanha aponta que prefeitura desrespeita Constituição

Secretaria municipal age "à revelia do princípio da gestão democrática", diz moção de repúdio

Estudantes e jovens da América Latina e do Caribe expressam qual é a educação que necessitamos para o mundo que queremos

Iniciativa da CLADE e do UNICEF pretende escutar e reunir propostas e desafios de adolescentes e jovens da região, às vésperas dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança da ONU

Acesse o kit para mobilização #FundebPraValer

Perante Nobel da Paz, senadores se comprometem a aprovar Fundeb com 40% de complementação da União

Randolfe Rodrigues agradece a Campanha Nacional pelo Direito à Educação pela autoria textual da PEC 65/2019, que o senador apresentou junto com presidente do Senado Davi Alcolumbre

Campanha Nacional pelo Direito à Educação completa 20 anos

Vida longa à Campanha!

Estudo demonstra que novo Fundo para a educação básica precisa de mais dinheiro do governo federal para combater as desigualdades educacionais

Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresentou ontem, 01/10, estudo de impacto financeiro e em qualidade da educação dos cenários na mesa da tramitação da PEC 15/2015, do Fundeb, na Câmara dos Deputados

[CARTA ABERTA] DEFENDER A EDUCAÇÃO PÚBLICA É DEFENDER A MINUTA DE FUNDEB DA PROFA. DORINHA

Ponderada e tecnicamente bem redigida, a Minuta de Fundeb da Profa. Dorinha está sendo atacada pelas suas qualidades em promover o direito à educação. Quem atua na área tem o dever de defender o texto.

Coletivo de ONGs que monitora o cumprimento das recomendações da ONU ao Brasil lança relatório e alerta para retrocessos em direitos humanos

Aqui, apresentamos o relatório de meio período, que denota um movimento de não cumprimento das recomendações e, pior, de retrocessos significativos em termos de direitos humanos.

GT Agenda 2030 que monitora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU no Brasil, lança relatório 2019

A síntese está na imagem: violações e desrespeitos aos direitos sociais, ambientais, econômicos, civis e políticos no país.

Brazil: Students, Teachers Unions And Civil Society Lead The Struggle For The Right To Education

On this World Humanitarian Day, we affirm that the mobilizations that took place across the country are a strong reaction and a sign of resistance

Apesar de 152 milhões de crianças em situação de trabalho infantil no mundo, Estados-membro da ONU não mencionam o tema em Fórum Político de Alto Nível

Revisão do ODS 8 aconteceu na sede das Nações Unidas em Nova York e a temática do trabalho infantil estava prevista na agenda

Semana de Ação Mundial 2019 | Comunicado 1

Lançado internacionalmente o documento "Princípios de Abidjan" sobre as obrigações de Estados em fornecer educação pública e para regular o envolvimento privado na educação

Aumenta inclusão de alunos com deficiência

Freio à privatização: conferência reúne organizações do mundo todo para assinar marcos orientadores ao envolvimento do setor privado na educação

Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma das elaboradoras do documento “Princípios de Abidjan” e está presente no evento, realizado na Costa do Marfim entre 11 de 17 de fevereiro