Eduquê #04: Como fugir do ‘grátis’ e não se render às big techs na educação

Priscila Gonsales, diretora-executiva do Instituto EducaDigital, participou do podcast da Campanha falando sobre direitos digitais

 

Quando professores e gestores veem o aviso de ‘grátis’ em pacotes de tecnologia da educação que se espalham pelas redes de ensino, a desconfiança nem sempre aparece.

Priscila Gonsales, professora e pesquisadora de educação aberta, novas tecnologias e direitos digitais há décadas, afirma que o ‘grátis’ não existe no mundo digital. Se não pagamos com dinheiro, pagamos com nossos dados. E o uso indiscriminado e sem transparência dos dados de nossos estudantes e trabalhadores da educação restringe pelo menos três direitos humanos ligados ao direito à educação: acesso à informação, liberdade de expressão e privacidade e proteção de dados.

Acompanhe a nossa conversa com a fundadora e diretora-executiva do Instituto EducaDigital e saiba como o desconhecimento de nossos gestores públicos sobre direitos digitais abre espaço para a privatização da educação por meio da oferta do ensino híbrido, que inviabiliza uma educação de fato aberta.

ACESSE A PÁGINA DO EDUQUÊ AQUI

*

Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos sobre questões atuais da educação.

Ouça mensalmente no site campanha.org.br ou no seu programa de podcast preferido.

Apresentação: Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e doutoranda em Relações Internacionais (IRI/USP); Rui da Silva, pesquisador e presidente da direção do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

A transcrição dos episódios fica disponível no site campanha.org.br e, traduzida para o inglês, no site freshedpodcast.com.

As opiniões expressas pelo programa correspondem apenas às dos apresentadores e entrevistados – e não necessariamente representam posições institucionais de FreshEd e Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Eduquê tem produção executiva de Renan Simão e Will Brehm; Mariana Casellato, José Leite Neto, e Rui da Silva são produtores. A música original do Eduquê é de Joseph Minadeo, do PatternBased Music.

Eduquê é financiado pelo Instituto de Educação da University College London, pela NORRAG (Network for International Policies and Cooperation in Education and Training) e por ouvintes como você. Faça a sua colaboração em FreshEdpodcast.com/donate ou em direitoaeducacao.colabore.org.

Todos os podcasts FreshEd (incluindo Eduquê) usam a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).

Gostou do Eduquê? Conte para a gente!
Twitter: @camp_educacao
Facebook: Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Email: comunicacao@campanhaeducacao.org.br

Eduquê in English
freshedpodcast.com/eduque