Nota de Solidariedade aos Professores da Faculdade de Formação de Professoras/es da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Docentes foram vítimas de ameaça física e perseguição em seu espaço de trabalho

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE (PDF)

 

Nota de Solidariedade aos Professores da Faculdade de Formação de Professoras/es da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) vítimas de ameaça física e perseguição em seu espaço de trabalho  

 

Brasil, 30 de março de 2023

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação manifesta solidariedade aos professores da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e expressa preocupação com os casos de assédio moral em redes sociais, ameaça física e perseguição aos docentes em seu espaço de trabalho. 

Na última segunda-feira, tivemos a notícia de que um estudante da FFP-UERJ ameaçou dois professores da casa. O primeiro, pesquisador do tema de racismo e violência policial, além de ativista antirracista que compõe o movimento negro. A segunda, pesquisadora do campo de gênero e sexualidade e estudos de mulheres, ativista-aliada LGBTI+. Ambos sofreram intimidações e perseguições dentro do campus universitário e prestaram queixa à polícia. 

Neste momento, de crescimento de ataques extremistas em direção aos espaços escolares e à comunidade escolar, faz-se necessário tomar medidas de prevenção e proteção de toda a comunidade para que atos como esse não se repitam, assim como fortalecer espaços sindicais e associativos no debate e proposições sobre o tema. 

Reafirmamos baseados na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que o pluralismo de ideias é uma garantia fundamental para o direito à educação. Quaisquer tentativas de violação contrária à liberdade de cátedra deve ser combatida. 

Repudiamos quaisquer manifestações discriminatórias dentro e fora do espaço escolar. O racismo, a misoginia, a homotransfobia, o capacitismo e o neofascismo fazem parte da cultura de ódio e são contrários a uma educação orientada para a prática da liberdade, da justiça social e da emancipação humana. 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação se coloca ao lado dos docentes da FFP-UERJ diretamente atingidos e toda sua comunidade escolar e reitera seus laços com a FFP-UERJ que constrói caminhos afetivos e efetivos para coabitação nesta que é uma faculdade formadora de formadoras/es.
 

(Fotografia: Aula de boas-vindas aos alunos do curso de História da FFP-UERJ, ministrada pela professora Denize Sepulveda a convite da atual gestão do Centro Acadêmico e do DCE da UERJ.)