Desigualdades

Notícias

Em Nota Técnica, Cedeca-CE aponta cenário de negligência orçamentária em políticas estadual e municipal de infância e adolescência

Nota Técnica “Infância e Adolescência: Análise integrada das políticas públicas do Ceará e de Fortaleza” é divulgada nesta quinta (19/12)

Especialistas do direito à educação defendem no STF a inconstitucionalidade do programa de militarização das escolas de São Paulo

Pesquisadoras/es ligados à Campanha Nacional pelo Direito à Educação participaram de audiência pública nesta terça (22/10)

Somente 2% das escolas do país oferecem educação indígena e, destas, somente 788 oferecem EJA; oferta insuficiente impacta mais as mulheres, aponta estudo

Pesquisa da Campanha Brasileira pelo Direito à Educação, com apoio da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, indica que faltam recursos e dados disponíveis para a EJA indígena; meta 9 do Plano Nacional de Educação retrocedeu uma década

Comitê dos Direitos da Criança da ONU incorpora dados levados pela Campanha aos questionamentos enviados ao governo brasileiro

Campanha Nacional pelo Direito à Educação esteve em Genebra, na pré-sessão, para alertar comissionados da ONU sobre as violações de direitos sofridas nos últimos anos por crianças e adolescentes

40 mil pessoas foram mobilizadas na Semana de Ação Mundial 2024

SAM promoveu 600 atividades realizadas em 282 cidades de todas unidades federativas, que discutiram a renovação do Plano Nacional de Educação com ousadia e sem retrocessos

Projeto SETA é referenciado como boa prática no combate ao racismo em evento de lançamento do ODS 18 da igualdade étnico-racial na ONU

Promovido pelo governo brasileiro, o evento faz parte das atividades paralelas ao Fórum Político de Alto Nível, que acontece na sede das Nações Unidas em Nova York

Apesar de menos metas em retrocesso, 35,5% das metas dos ODS não foram cumpridas de forma adequada, monitora Relatório Luz 2024 da sociedade civil

Relatório Luz 2024 do GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil é lançado em Nova Iorque hoje, 15/07; Campanha esteve presente

Educação antirracista e ação para a equidade racial são contempladas amplamente em texto final da Conae 2024

Equidade racial foi enfatizada em proposições e estratégias de todas as etapas e modalidades em documento final da Conferência Nacional de Educação – que serve de base para o novo Plano Nacional de Educação

Conae 2024 reforça caráter democrático na construção do novo PNE

Com ampla representatividade regional e de diversos segmentos, educadoras/es e estudantes fortalecem a participação social na Conferência Nacional de Educação

Nota Técnica: não podemos admitir novos retrocessos no ensino médio brasileiro

O PL n. 5.230/2023 resulta de um amplo movimento da sociedade pela revogação da reforma de 2017 e por um ensino médio público de qualidade e com equidade para as juventudes do país. Não podemos retroceder!

Contra a educação domiciliar, Campanha produz Nota Técnica sobre o Projeto de Lei 1.338/2022 que tramita no Senado Federal

Comissão de Educação e Cultura do Senado retoma discussão sobre homeschooling em audiência pública na segunda (04/12)

As diferentes influências do capital privado na governança global da educação são tema de seminário internacional

Primeiro dia de evento organizado por Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e parceiros, tratou de ameaças ao direito à educação que derivam da governança multissetorial e da digitalização da educação

Acesse a Nota Técnica da REPU "Substituição de Livros do PNLD por slides digitais na Rede Estadual de São Paulo"

"A decisão do governo de São Paulo é insustentável dos pontos de vista educacional, pedagógico, administrativo e econômico-financeiro", afirma a Rede Escola Pública e Universidade

O Brasil é considerado um país racista para maioria da população

Na educação: 69% das pessoas entrevistadas consideram que o tema mais importante a ser estudado dentro das escolas é o racismo

Nota Técnica sobre as Questões da Consulta Pública referente à Portaria nº 399, de 8 de março de 2023, sobre o Novo Ensino Médio

ABECS, Campanha, CEDES e REPU comentam discordâncias sobre as proposições da consulta pública

Nota de pesar sobre a tragédia ocorrida na Escola Estadual Thomazia Montoro

A Campanha conclama toda a sociedade a refletir criticamente sobre o impacto negativo da disseminação da intolerância e de ações extremistas para o aumento da violência contra as escolas e contra a sociedade como um todo

Na ONU, países fazem mais de 100 recomendações à garantia dos direitos de mulheres, negros e indígenas no Brasil

Declarações foram feitas nesta semana durante a Revisão Periódica Universal da ONU, no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça; Campanha Nacional pelo Direito à Educação participa presencialmente dos eventos

Sabatina na ONU: Alto Comissariado e sociedade civil no Brasil expressam preocupação com a garantia do direito à educação no país; Estado Brasileiro tangencia

Organismo e instituições da sociedade civil, entre elas a Campanha, enviaram relatório à Revisão Periódica Universal com recomendações ao Estado brasileiro; a Revisão acontece hoje, 10h30, no Conselho de Direitos Humanos em Genebra

Audiência pública discute dados da educação de crianças e adolescentes indígenas e quilombolas

Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas pauta debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta segunda (07/11), às 10h

Novo Ensino Médio aumenta as desigualdades escolares e prejudica estudantes pobres da rede estadual de São Paulo

O novo estudo, produzido pela REPU (Rede Escola Pública e Universidade), é o primeiro do país a testar a promessa da livre escolha a partir de dados oficiais

Semana de Ação Mundial 2022 abre inscrições para a maior atividade pela educação do planeta

Nova edição da SAM vai incentivar entrega de Cartas Compromisso a candidaturas nas eleições em prol do direito à educação

Coalizão da sociedade civil entra com pedido de impeachment de Paulo Guedes na Câmara dos Deputados

Articulação que reúne mais de 200 entidades e redes acusa ministro de crime de responsabilidade por não prever no orçamento de 2021 despesas para o enfrentamento da Covid-19, e por suspender auxílio emergencial no auge da pandemia

Pesquisa revela que apenas 14% dos estudantes da rede pública receberam assistência alimentar todos os meses do PNAE durante a pandemia

Dados do levantamento estão no Anuário que será lançado pelo ÓAÊ nesta terça (07/12)

Em defesa do Enem, entidades e movimentos entram na Justiça pelo afastamento do presidente do Inep

Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Educafro e UBES são os signatários de Ação Civil Pública que defende a autonomia do Inep frente a desmonte gerado pelo Governo Federal

Não é crise, é projeto: reformas que prejudicam o serviço público afetam mais mulheres e meninas negras, mostra estudo

Lançamento de pesquisa sobre as políticas de austeridade nos últimos cinco anos analisa, de forma estruturante, recortes de raça e gênero e impactos na educação; transmissão ocorre no YouTube da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Pesquisa inédita com estudantes apresenta situação da alimentação escolar no Brasil antes e durante a pandemia

Dados do Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ) mostram que a assistência alimentar durante o fechamento das escolas públicas não chegou a todos, e que há grande irregularidade e perda da qualidade da alimentação dos estudantes

Condições de retorno seguro intra e extra escolar são fundamentais para retorno seguro à escola

Diversas redes de ensino de todo o Brasil retornam ao ensino presencial em agosto; de acordo com indicadores de saúde da Fiocruz, ainda não cumprimos com os indicadores mínimos epidemiológicos

Relatório para metas da ONU para 2030 aponta retrocessos na educação

Relatório Luz recomenda regulamentação e implementação do Custo Aluno-Qualidade (CAQ) para investimento adequado

Meninas negras têm menos acesso ao ensino remoto do que meninos e meninas brancas, revela estudo

Pesquisa do Geledés – Instituto da Mulher Negra aponta aprofundamento das desigualdades no município de São Paulo, com recorte de raça, cor e gênero, no contexto da pandemia

Observatório da Alimentação Escolar divulga petição contra o PL 3.292/2020 e o PL 4.195/2012

Projetos de Lei ameaçam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); votação deve ocorrer nesta semana

Posicionamento público: Auxílio Emergencial, sim! Desmonte das políticas sociais, não.

Campanha considera que o relatório da PEC 186/2019 representa retrocessos nos direitos constitucionais ao acabar com a vinculação dos recursos à manutenção e desenvolvimento do ensino e à saúde

Campanha lança Guia dos guias COVID-19

Material lista 70 recomendações para que políticas emergenciais de educação, saúde e proteção sejam baseadas em direitos

Educação pública poderá perder R$ 15,9 bilhões caso Senado Federal não salve o Fundeb

Nota técnica da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Fineduca mostram 16 pontos graves de impacto do texto aprovado na Câmara dos Deputados

Austeridade fiscal e pandemia não deveriam coexistir, mas sob o governo Bolsonaro ambas se sustentam

A suspensão da Emenda Constitucional 95, que impõe um teto para gastos nas áreas sociais, é urgente devido às milhares de pessoas que perdem suas vidas nesta pandemia

Investimento público em educação teve efeitos redistributivos na renda do brasileiro, mostra estudo

Levantamento aponta que investimentos em educação entre 2001 e 2015 ajudaram a distribuir renda no Brasil, mas queda dos gastos nos últimos anos acende alerta para aumento da desigualdade

FNPETI e OIT lançam campanha Vote pela Infância

Mobilização alerta para a importância de escolher candidatas e candidatos comprometidos com a proteção integral e com os direitos de crianças e adolescentes; Cada Criança e Campanha participam

Sociedade civil mundial alerta sobre a continuação de políticas de austeridade do FMI mesmo em meio à pandemia

Mais de 500 entidades, incluindo a Campanha, assinaram documento contra políticas de austeridade fiscal

Sem controle da pandemia, escolas devem permanecer fechadas e preparar volta segura, dizem especialistas de saúde e educação

Escolas devem colaborar com a assistência social em esforço intersetorial coordenado

Senado vai votar Fundeb com CAQ

Manifestações de parlamentares indicam clima favorável para votação da PEC 26/2020 sem alterações

É inaceitável que IBGE não divulgue dados sobre trabalho infantil, afirmam entidades

Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pedem informações sobre Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC)

Apenas acesso de grupos diversos à educação não garante direito à educação, alertam entidades à Relatoria da ONU

IDDH comunicou oficialmente à Boly Barry; Campanha apoiou a manifestação

'Conteudismo' sem considerar pandemia é violência à comunidade escolar, diz Conanda

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente se manifesta sobre contexto de exceção

#ADIAENEM Solicitação Coletiva de Suspensão do Calendário do ENEM

Defensoria Pública da União entrou com recurso para adiar o exame

Entidades pedem rejeição de projeto de lei que fragiliza segurança nutricional no contexto de pandemia

Nota técnica aponta que, ampliando público atendido pelo PNAE para organizações confessionais ou filantrópicas, há comprometimento do atendimento aos alunos que já são titulares do direito

Além de inconstitucional, educação domiciliar traz riscos a crianças e adolescentes, dizem 35 organizações em nota técnica

Campanha Nacional pelo Direito à Educação, FNPETI - coordenadores da Plataforma Cada Criança - e outras 32 entidades da sociedade civil assinam o documento, enviado para deputada autora de emenda à MPV 934, que defende educação domiciliar

Posicionamento Público: O Fundeb em novo cenário – a pandemia da COVID-19

Campanha pede maior complementação da União, proteção do CAQ e aponta "armadilha para estados e municípios" com salário-educação

Pelo fim do Teto de Gastos: entidades lançam apelo público e entregam documento ao STF

Grupo de organizações do qual a Campanha faz parte apresenta alternativas concretas para superar o quadro de acentuado subfinanciamento das políticas públicas

Campanha lança Guia COVID-19: Alimentação Escolar

Quinto volume da série apresenta boas práticas do Poder Público para garantir o direito à alimentação escolar

Carta da Campanha à Sociedade Brasileira sobre o Parecer do CNE que dá diretrizes para o calendário letivo de 2020

O Conselho Nacional de Educação ignorou as vozes das escolas, comunidades escolares e especialistas de todo o país

Nota pública sobre a pandemia de COVID-19 e os direitos humanos no Brasil

Entre os signatários está a Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Contra crise, Consulta Coletiva de ONGs para a Educação junto à Unesco debate direito à educação do contexto global ao local

Metas do ODS 4 pautaram encontro na Tunísia; Campanha Nacional pelo Direito à Educação participou dos debates

“Vamos pintar as universidades de jenipapo e urucum”, diz jovem indígena em audiência sobre o Fundeb

Sobrinha de índio Galdino pede Fundeb mais inclusivo em audiência no Senado

Com relatos impactantes, quilombolas e indígenas vão ao Congresso defender mais recursos para a educação

Representantes pedem um novo Fundeb com mais recursos para territórios vulneráveis

Os Princípios de Abidjan recebem apoio do Fórum de Paris sobre a Paz como um dos projetos de governança mais promissores

Campanha Nacional pelo Direito à Educação é signatária do texto

Após mobilização de mais de 100 entidades, senador recua de PL que ameaça programas de financiamento à educação

PNAE, PNLD, PDDE e PNATE podem perder recursos com projeto de lei

Acesse o kit para mobilização #FundebPraValer

NOTA DE REPÚDIO: NA CONTRAMÃO DO NORDESTE, A ADESÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ AO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS MILITARES

Estudo demonstra que novo Fundo para a educação básica precisa de mais dinheiro do governo federal para combater as desigualdades educacionais

Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresentou ontem, 01/10, estudo de impacto financeiro e em qualidade da educação dos cenários na mesa da tramitação da PEC 15/2015, do Fundeb, na Câmara dos Deputados

[CARTA ABERTA] DEFENDER A EDUCAÇÃO PÚBLICA É DEFENDER A MINUTA DE FUNDEB DA PROFA. DORINHA

Ponderada e tecnicamente bem redigida, a Minuta de Fundeb da Profa. Dorinha está sendo atacada pelas suas qualidades em promover o direito à educação. Quem atua na área tem o dever de defender o texto.

Entidades nacionais de educação apoiam minuta final de relatório para novo Fundo da Educação Básica

Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação reforça compromisso com texto da deputada Profa. Dorinha (DEM-TO)

Justiça manda governo de SP devolver a alunos apostilas recolhidas por ordem de Doria

Juíza dá 48 h para cumprimento da decisão; secretaria diz que abordagem de gênero no material não tem base científica

Instituições financeiras são cúmplices no impacto de medidas de austeridade nos direitos humanos, diz especialista da ONU

A responsabilidade legal por essa cumplicidade pode levar a obrigações de direitos humanos para essas instituições, como cessação, garantias de não repetição e reparações.

Posicionamento da Marcha Global sobre as Declarações do Presidente do Brasil

Brasil não se pronuncia sobre educação em revisão de objetivos globais nas Nações Unidas

Revisão do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 aconteceu ontem, 09/07, na sede das Nações Unidas em Nova York

Plataforma 100 Milhões por 100 Milhões repudia a declaração do presidente do Brasil em favor do trabalho infantil

Campanha lança Nota Técnica para colaborar com a tramitação do novo Fundeb

Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica tramita no Congresso Nacional e deve ser aprovado até 2020

PNE chega à metade de seu período de vigência com 16 metas estagnadas e 4 com avanço parcial

Balanço realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação denota estagnação em maioria dos dispositivos

Plataforma 100 milhões por 100 milhões integra Campanha contra trabalho infantil

‘Não existe abandono escolar, existe exclusão escolar’

Cerca de 200 escolas do campo foram fechadas no Pará: sociedade civil se mobiliza

Evento de mobilização contra o fechamento de escolas reuniu educadores, coletivos e entidades no Pará e denuncia impactos da austeridade

MIEIB convoca sociedade a lutar contra Medida Provisória que quer regulamentar o Ensino Domiciliar

Movimento ligado à educação pretende ir à Justiça contra ensino domiciliar

Bolsonaro terá como desafios na educação a evasão escolar e a distorção idade-série