Rede estadual de SP reduz carga horária de Ciências Humanas, mostra REPU
Em Nota Técnica, a Rede Escola Pública e Universidade aponta com dados oficiais da SEDUC-SP que as disciplinas perderam 35,1% da carga horária no Ensino Médio nos últimos cinco anos
Por um Conselho Nacional de Educação transparente, democrático e comprometido com o direito à educação, Campanha divulga seu apoio a nomes indicados: veja lista
Em momento de renovação de quadros das Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulga nomes comprometidos com o direito à educação, a democracia e a transparência
Projeto de Lei municipal do RJ prevê inclusão de Sociologia e Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental
A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), entidade que integra a Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, descreve o ato como “histórico”
Nota Técnica do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade ao Parecer Apresentado pela Senadora Professora Dorinha Seabra ao PL nº 5.230/23
Proposições de Parecer tratam de "alterações pontuais, que reiteram problemas já amplamente detectados nas pesquisas que abordam a legislação e a implementação do chamado Novo Ensino Médio"
Nota Técnica: O Senado Federal pode e deve aprimorar a Política Nacional do Ensino Médio (PL 5.230/2023)
Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade destaca sete pontos do PL aprovado na Câmara dos Deputados que podem ser aprimorados no texto em tramitação no Senado Federal
Posicionamento público: “Novo” Novo Ensino Médio, velha dualidade
A votação do PL n. 5.230/2023 na Câmara mostrou que, na nova política nacional do Ensino Médio, a palavra de ordem é “reduzir”; por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade
O ônus da legitimação de um modelo de ensino médio desqualificado e excludente recairá sobre o mandato do Presidente Lula; por Coletivo em Defesa da Ensino Médio de Qualidade
Educação antirracista e ação para a equidade racial são contempladas amplamente em texto final da Conae 2024
Equidade racial foi enfatizada em proposições e estratégias de todas as etapas e modalidades em documento final da Conferência Nacional de Educação – que serve de base para o novo Plano Nacional de Educação
Fórum Nacional de Educação disponibiliza documento final da Conae 2024; acesse-o
Coordenador do Fórum, Heleno Araújo, agradece delegadas/os da Conferência Nacional de Educação e diz que texto é farol que vai guiar a defesa do Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034
Contra mercantilização da educação, documento final da Conae propõe o fortalecimento do direito à educação pública a todas as pessoas
Segundo a proposta da comunidade educacional, políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio devem ser revogadas; documento final da Conferência prevê que novas políticas devem ser construídas contemplando a participação de toda a comunidade escolar
Vitória da Educação Brasileira: retirada do PL 5230/2023 da pauta da Câmara dos Deputados representa a força da comunidade educacional e recuo de setores avessos ao direito à educação
Tal retirada é fruto da ação da comunidade educacional que, corroborada pela consulta pública realizada pelo MEC, mostrou os efeitos nefastos do Novo Ensino Médio
A Câmara dos Deputados caminha para perpetuar o caos da Reforma do Ensino Médio
Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade afirma que negligência do MEC na tramitação do PL n. 5.230/2023 acaba por atender aos interesses de grupos contrários à garantia do direito à educação no Brasil
Mais de 1 mil pessoas e 78 entidades assinam carta "Não Podemos Admitir Novos Retrocessos no Ensino Médio Brasileiro"
Nota Técnica defende avanço substancial no aumento da carga horária da Formação Geral Básica; autoria é do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade
Nota Técnica: não podemos admitir novos retrocessos no ensino médio brasileiro
O PL n. 5.230/2023 resulta de um amplo movimento da sociedade pela revogação da reforma de 2017 e por um ensino médio público de qualidade e com equidade para as juventudes do país. Não podemos retroceder!
Ensino Médio: especialistas e entidades de defesa do direito à educação recomendam melhorias ao PL 5.230/2023 do governo federal, com base no PL 2.601/2023
Nota Técnica defende que há avanço substancial no aumento da carga horária da Formação Geral Básica, mas permanecem os equívocos da vinculação obrigatória à BNCC e da possibilidade de oferta de cursos sem garantia de habilitação profissional
Relatório da ONU sobre Brasil traz recomendações pela educação em direitos humanos nas escolas e pela educação antirracista e antissexista após sugestões de movimentos sociais
Pontos incorporados foram produzidos por Articulação contra o Ultraconservadorismo na Educação, RePME, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Ação Educativa, coletivo Professor@s Contra o Escola sem Partido e Dhesca Brasil, com o apoio da CPPDH/UFABC
Leia a Nota Pública "Em defesa de uma Política Nacional para o Ensino Médio respeitando os resultados da Consulta Pública sobre o Novo Ensino Médio"
"Os resultados da Consulta Pública sinalizam para a construção de Política Nacional para o Ensino Médio, que precisaria partir da REVOGAÇÃO DA LEI 13.415/2017", dizem as entidades signatárias
Leia Nota Técnica da Campanha sobre os Resultados da Consulta Pública sobre o Novo Ensino Médio
Campanha Nacional pelo Direito à Educação lista avanços e pontos a serem aprimorados à proposta do MEC para a etapa (Portaria nº 399, de 8 de março de 2023)
Comitê SP da Rede da Campanha repudia políticas antipedagógicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Em nota pública, Comitê SP critica a não adesão do governo do estado ao Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) e exige a revogação de portaria que prevê que gestoras/es escolares deverão vigiar docentes em atividades pedagógicas
Fórum Nacional de Educação sugere a revogação do Novo Ensino Médio
Grupo de trabalho temporário do FNE propõe construção dialogada e pactuada de uma Política Nacional de Estado para o Ensino Médio que amplie a carga horária da Formação Geral Básica do currículo e implemente o Custo Aluno-Qualidade
Projeto de Lei substitui Novo Ensino Médio por modelo do direito à educação
PL 2.601/2023 revoga a Reforma do Ensino Médio, acaba com os itinerários formativos e amplia carga horária para Formação Geral Básica; proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados nesta terça (16/05)
Webinário discute Ensino Médio no Brasil e na América Latina
Educadoras/es e pesquisadoras/es ligadas à Campanha Nacional pelo Direito à Educação e à NORRAG vão analisar o contexto de políticas educacionais para o ensino secundário na região, em especial o Novo Ensino Médio no caso brasileiro
Comitê Piauí da Rede da Campanha realiza agenda de encontros em defesa do direito à educação com presença de coordenadora geral e dirigente da entidade
Andressa Pellanda e Daniel Cara participam de eventos promovidos pelo Comitê PI para fortalecer diálogos com movimentos sociais, sindicais e populares locais
Campanha e UnB oferecem curso sobre grandes educadoras e educadores brasileiros
Paulo Freire, Nise da Silveira, Anísio Teixeira e Anália Franco são alguns dos pensadores a serem estudados a cada sessão temática; inscrições estão abertas até 31 de outubro
Além de inconstitucional, educação domiciliar traz riscos a crianças e adolescentes, dizem 35 organizações em nota técnica
Campanha Nacional pelo Direito à Educação, FNPETI - coordenadores da Plataforma Cada Criança - e outras 32 entidades da sociedade civil assinam o documento, enviado para deputada autora de emenda à MPV 934, que defende educação domiciliar