Posicionamento público: “Novo” Novo Ensino Médio, velha dualidade
A votação do PL n. 5.230/2023 na Câmara mostrou que, na nova política nacional do Ensino Médio, a palavra de ordem é “reduzir”; por Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade
Vitoriosa, greve de professores da UESPI tem parte de reivindicações atendidas
Mesmo com reajuste salarial insuficiente, classe conquista demandas de valorização docente; lideranças da paralisação integram o Comitê PI da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Conae 2024 reforça caráter democrático na construção do novo PNE
Com ampla representatividade regional e de diversos segmentos, educadoras/es e estudantes fortalecem a participação social na Conferência Nacional de Educação
Contra mercantilização da educação, documento final da Conae propõe o fortalecimento do direito à educação pública a todas as pessoas
Segundo a proposta da comunidade educacional, políticas neoliberais como a Reforma do Ensino Médio devem ser revogadas; documento final da Conferência prevê que novas políticas devem ser construídas contemplando a participação de toda a comunidade escolar
Comitê SP: Leia posicionamento público em relação ao quadro das políticas educacionais no estado de São Paulo
"A substituição impositiva do material didático da rede estadual paulista tem sido palco para a evidenciação de problemas mais profundos na política educacional do estado sob Tarcísio de Freitas e Renato Feder"
Fórum Nacional de Educação divulga datas da Conaee 2024
Tema será "Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável"
Nota Técnica: Para valorizar o magistério paulista é preciso corrigir as distorções da carreira antiga. Não à Nova Carreira!
Estudo de GEPUD e REPU analisa a nova carreira do magistério paulista, Lei Complementar n. 1.374 de 2022, evidenciando seus problemas, e apresenta propostas de correções na Lei Complementar n. 836 de 1997, para uma real valorização do magistério
Campanha Nacional pelo Direito à Educação apoia a greve da educação no Distrito Federal
Nota pública do Comitê DF da Rede da Campanha manifesta apoio amplo, geral e irrestrito à greve das(os) professores(as) e orientadores(as) educacionais do Distrito Federal, representada(os) pelo Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO/DF)
200 entidades pedem desmilitarização da educação e da vida a Lula
Em carta, entidades pressionam o governo pelo fim do Programa Nacional das Escolas Cívico- Militares e alertam que a militarização viola garantias constitucionais e os direitos de crianças, adolescentes, jovens e dos profissionais da educação
Novo Ensino Médio aumenta as desigualdades escolares e prejudica estudantes pobres da rede estadual de São Paulo
O novo estudo, produzido pela REPU (Rede Escola Pública e Universidade), é o primeiro do país a testar a promessa da livre escolha a partir de dados oficiais
Volta às aulas 2022: Campanha lança Guia Covid-19 de recomendações a gestores e a comunidade escolar
Material é 11º da série de guias e conta com dados atualizados e orientações para comunidades escolares, famílias, profissionais da educação e gestores
Campanha e REPU são aceitas como Amici Curiae em ações judiciais que confrontam dados oficiais da SEDUC-SP usados para defender retorno presencial às aulas
Agora aceitas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, entidades poderão oferecer subsídios para ações que apontam distorções em informações e pedem transparência à SEDUC na condução da educação paulista durante a pandemia
Retomada de aulas presenciais na pandemia apresenta risco três vezes maior a professores do que à população em geral
Nota Técnica da Rede Escola Pública e Universidade aponta que, em quatro semanas, 299 escolas da rede estadual de SP reportaram incidência 2,92 vezes superior de professores em relação à população adulta
Na pior fase da pandemia, PL 5.595/2020 quer forçar a retomada das aulas presenciais e coibir a manifestação de profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior
Ao determinar educação como “atividade essencial” para o Estado, Projeto de Lei 5.595/2020 atenta contra direitos constitucionais como a greve e o próprio direito à vida, diz CNTE
Campanha assina manifesto em apoio a profissionais da educação do Paraná
Nota do Fórum Nacional Popular de Educação e signatários destaca sucessivos ataques à categoria, agravados pela militarização das escolas, como o de iminente desemprego em massa
Estudo demonstra que novo Fundo para a educação básica precisa de mais dinheiro do governo federal para combater as desigualdades educacionais
Campanha Nacional pelo Direito à Educação apresentou ontem, 01/10, estudo de impacto financeiro e em qualidade da educação dos cenários na mesa da tramitação da PEC 15/2015, do Fundeb, na Câmara dos Deputados