Precarização do trabalho

Notícias

Organizações da sociedade civil pressionam investidores a investigarem denúncias de abuso sexual de crianças na Bridge International Academies

Leia a declaração assinada pela Campanha e por outras 44 entidades ligadas ao Consórcio Global sobre Privatização da Educação e Direitos Humanos (PEHRC)

Educação brasileira retrocede em metas da Agenda 2030 da ONU, mostra Relatório Luz 2023

6 das 10 metas estipuladas estão em retrocesso, diz balanço do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030); Campanha Nacional pelo Direito à Educação tem colaborado com a construção do capítulo de educação (ODS 4)

Comitê SP: Leia posicionamento público em relação ao quadro das políticas educacionais no estado de São Paulo

"A substituição impositiva do material didático da rede estadual paulista tem sido palco para a evidenciação de problemas mais profundos na política educacional do estado sob Tarcísio de Freitas e Renato Feder"

Acesse a Nota Técnica da REPU "Substituição de Livros do PNLD por slides digitais na Rede Estadual de São Paulo"

"A decisão do governo de São Paulo é insustentável dos pontos de vista educacional, pedagógico, administrativo e econômico-financeiro", afirma a Rede Escola Pública e Universidade

Comitê SP da Rede da Campanha repudia políticas antipedagógicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Em nota pública, Comitê SP critica a não adesão do governo do estado ao Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) e exige a revogação de portaria que prevê que gestoras/es escolares deverão vigiar docentes em atividades pedagógicas

Governo Lula inicia progressivo encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares; ainda é preciso revogar Decreto 10.004/2019 e desmilitarizar escolas pelo país

Programa criado por Jair Bolsonaro é afronta ao direito à educação; Campanha atua pela desmilitarização das escolas há quase uma década

Ato de 15 de março: estudantes de todo o país vão às ruas pela revogação do Novo Ensino Médio

Defensoras/es do direito à educação vão protestar contra o retrocesso educacional que é a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017); saiba onde e quando acontecem os atos

Trabalhadoras e trabalhadores aprovam compromisso coletivo em defesa da educação pública no último dia da Conape da ‘esperança’

Carta de Natal foi referenciada em plenário da Conape 2022 (Conferência Nacional Popular de Educação)

Novo Ensino Médio aumenta as desigualdades escolares e prejudica estudantes pobres da rede estadual de São Paulo

O novo estudo, produzido pela REPU (Rede Escola Pública e Universidade), é o primeiro do país a testar a promessa da livre escolha a partir de dados oficiais

Entidades da educação do Piauí declaram apoio a professores de Teresina em greve

A classe do magistério das redes estadual e municipal reivindica o cumprimento da Lei do Piso do Magistério

Austeridade imposta pelo FMI corta milhões de empregos de saúde e educação em países fragilizados pela pandemia

Pesquisa global da ActionAid, em que a Campanha contribui com análise do contexto brasileiro, adverte que as exigências do FMI para reduzir os custos do funcionalismo público prejudicam saúde e educação

PEC dos Precatórios atenta contra a separação dos poderes, o pacto federativo e a educação pública

Campanha reproduz manifestação da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação)

Campanha e REPU são aceitas como Amici Curiae em ações judiciais que confrontam dados oficiais da SEDUC-SP usados para defender retorno presencial às aulas

Agora aceitas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, entidades poderão oferecer subsídios para ações que apontam distorções em informações e pedem transparência à SEDUC na condução da educação paulista durante a pandemia

Em análise, Campanha faz orientação de voto a emendas do PL 5595/2020

Entidade considera lamentável a aprovação pela Câmara dos Deputados e recomenda que o Senado Federal rejeite inteiramente o projeto ou acate as emendas que fazem jus ao conhecimento científico

Campanha e REPU solicitam ingresso como Amicus Curiae em ações judiciais que questionam dados oficiais da SEDUC-SP usados para defender retorno presencial às aulas

Se aceitas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, entidades poderão oferecer subsídios para ações que apontam distorções em informações e pedem transparência à SEDUC na condução da educação paulista durante a pandemia

Retomar as aulas presenciais, em plena pandemia, é irresponsabilidade e atenta contra a vida e a dignidade da pessoa, diz FNPE

Nota Pública do Fórum Nacional Popular de Educação e entidades da educação pede rejeição do Senado ao PL 5.595/2020 e apoio a projeto de retorno seguro às aulas (2.949/2020)

[NOTA TÉCNICA] PL 5.595/2020, que torna educação atividade essencial, representa um risco à vida e aos profissionais da educação e deve ser rejeitado pelo Senado Federal

Campanha Nacional pelo Direito à Educação analisou o projeto de lei em termos jurídicos e de impacto e considera irresponsável a aprovação pela Câmara dos Deputados e recomenda que o Senado Federal rejeite o projeto

Disparador de WhatsApp: #EssencialÉAVida

Pressione senadoras/es a REJEITAR o PL 5.595/2020, que torna educação atividade essencial e coloca milhões de pessoas em risco

234 deputados que votaram favoráveis a tornar a educação uma atividade essencial também votaram a favor do teto do auxílio emergencial que deixou 9,1 milhões na extrema pobreza; isso corresponde a 69%

Análise da Campanha compara votações da Câmara dos Deputados à PEC 186/2019 e ao PL 5.595/2020, por partido e por parlamentar

[POSICIONAMENTO PÚBLICO] O PL 5.595/2020, que torna educação atividade essencial, deve ser rejeitado pelo Senado Federal sob pena de risco de vida para milhões de pessoas

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação considera irresponsável a aprovação pela Câmara dos Deputados e recomenda que o Senado Federal rejeite o projeto

A educação mineira e suas dificuldades para o retorno das aulas presenciais

"Não há possibilidade de garantir nenhum outro direito se a vida não estiver assegurada", diz o Comitê Mineiro da rede da Campanha

[Carta à Sociedade Brasileira] A Câmara dos Deputados comete grave equívoco e abre caminho para colocar milhões de pessoas em risco ao aprovar o PL 5.595/2020, que torna a educação serviço essencial

"O PL 5.595/2020 enfrenta preceitos constitucionais e representa uma imensa irresponsabilidade", diz Carta da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Retomada de aulas presenciais na pandemia apresenta risco três vezes maior a professores do que à população em geral

Nota Técnica da Rede Escola Pública e Universidade aponta que, em quatro semanas, 299 escolas da rede estadual de SP reportaram incidência 2,92 vezes superior de professores em relação à população adulta

Na pior fase da pandemia, PL 5.595/2020 quer forçar a retomada das aulas presenciais e coibir a manifestação de profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior

Ao determinar educação como “atividade essencial” para o Estado, Projeto de Lei 5.595/2020 atenta contra direitos constitucionais como a greve e o próprio direito à vida, diz CNTE

[NOTA TÉCNICA] Brasil: não é hora de retomar as aulas presenciais nas escolas e é preciso garantir as condições adequadas para a oferta do ensino remoto emergencial

Campanha, Observatório COVID-19 BR e Rede Análise Covid-19 consideram que a situação epidemiológica do país não permite a retomada das atividades presenciais nas escolas

Campanha assina manifesto em apoio a profissionais da educação do Paraná

Nota do Fórum Nacional Popular de Educação e signatários destaca sucessivos ataques à categoria, agravados pela militarização das escolas, como o de iminente desemprego em massa

Carta da Campanha à Sociedade Brasileira sobre o Parecer do CNE que dá diretrizes para o calendário letivo de 2020

O Conselho Nacional de Educação ignorou as vozes das escolas, comunidades escolares e especialistas de todo o país

PEC do Orçamento de Guerra: a absurda priorização do mercado financeiro no contexto da pandemia

Entre os 100 signatários está a Campanha Nacional pelo Direito à Educação

NOTA DE REPÚDIO: NA CONTRAMÃO DO NORDESTE, A ADESÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ AO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS MILITARES

Instituições financeiras são cúmplices no impacto de medidas de austeridade nos direitos humanos, diz especialista da ONU

A responsabilidade legal por essa cumplicidade pode levar a obrigações de direitos humanos para essas instituições, como cessação, garantias de não repetição e reparações.

Brasil não se pronuncia sobre educação em revisão de objetivos globais nas Nações Unidas

Revisão do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 aconteceu ontem, 09/07, na sede das Nações Unidas em Nova York

"O envolvimento do setor privado na educação deve ser estritamente controlado", diz relatora da ONU

Investimentos para desenvolvimento devem priorizar o fortalecimento dos sistemas de educação pública, afirmou Boly Barry em relatório.

O que revela a proposta de Fundeb da CNM e do TPE?

Prefeitos e ONG empresarial secundarizam o principal: o direito à educação

Coordenador geral da Campanha concede entrevista à Associated Press e é mencionado por jornais americanos. Confira!

Opinião | "TODOS" PELA DESVALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Prof. Dr. Fernando Cássio, professor da UFABC e membro da Campanha, analisa as últimas negociações do TPE e da CNM sobre o Fundeb.

RESPOSTA PÚBLICA A MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO E AOS DEMAIS CONSELHEIROS DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE)

VIOLÊNCIA ENTRE AS QUEIXAS MAIS COMUNS

Professor foi ameaçado por aluno armado em sala de aula

Por que o Fundeb é pauta prioritária em 2019

Mecanismo de financiamento da Educação pública foi criado por Emenda à Constituição e pode deixar de existir em 2020

Confederação dos Trabalhadores em Educação lança carta contra agenda de retrocessos de Bolsonaro