Comitês Regionais

Mato Grosso do Sul

Data de criação: 2007
\r\nCoordenadora do Comitê MS: Mariéte Félix
\r\nContato: marieterosa@hotmail.com ou centrooeste@campanhaeducacao.org.br

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

Histórico do Comitê MS

\r\n\r\n

O Comitê MS da Campanha Nacional pelo Direito à Educação foi criado oficialmente no ano de 2007, em um encontro da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

\r\n\r\n

Anteriormente à criação do Comitê MS, no período de 2004 a 2007, um grupo de diversos ativistas pelo direito à educação do MS já se organizava para a Semana de Ação Mundial (SAM), que é promovida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

\r\n\r\n

Em 2006, na seara do movimento “Fundeb Pra Valer”, Daniel Cara assume a Coordenação Geral da Campanha - e se inicia uma conversa para a criação do Comitê MS.

\r\n\r\n

Em 2007, com a ida de Daniel Cara para o encontro da OMEP - realizada no Teatro Dom Bosco em Campo Grande/MS na presença de 800 pessoas, consideramos que era o momento propício para criar o Comitê Sul-Mato Grossense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Hoje o Comitê é chamado somente de Comitê MS.

\r\n\r\n

O documento da fundação do Comitê MS foi firmado pela professora Maria Cecília Amendola da Motta, então Secretária de Educação do Município de Campo Grande; Maria Aparecida Salmaze, então Presidente da OMEP; Mariéte Félix Rosa, do Fórum Permanente de Educação Infantil de MS; e Daniel Cara, então Coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Na ocasião, vários outros parceiros assinaram o documento conosco, mas o Comitê MS ficou sob responsabilidade, à época, do Fórum da Educação Infantil do Mato Grosso do Sul (FORUMEI-MS), com Mariéte Félix; e da OMEP, com Cida Salmaze.

\r\n\r\n

Desde a sua criação, o Comitê MS tem atuado em diversas frentes e articulações políticas; e atuado em parceria com sindicatos, trabalhadores(as) da educação, estudantes, movimentos sociais, Universidades, Fóruns, Conselhos e outros atores sociais que lutam para garantir o direito à educação de crianças, jovens e adultos.

Notícias

Comitê MS da Campanha e entidades ligadas ao direito das crianças repudiam agressão de homem branco contra menina negra em escola de Campo Grande

Homem empurrou e gritou com criança depois de invadir a Escola Municipal Iracema de Souza Mendonça, da capital sul-mato-grossense

Entidades da Educação e das Frentes Parlamentares enviam carta aos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Documento assinado por 67 frentes parlamentares, redes, organizações, movimento sociais, entre elas a Campanha, defende o Estado democrático de direito em sintonia com a defesa da Constituição Federal de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE)

Mobilização para o Fundeb - Políticos do Mato Grosso do Sul