Comitês Regionais

Rio Grande do Norte

Histórico

O Comitê RN, assim como os demais Comitês Regionais que compõem a Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em todo o Brasil, é formado por entidades locais, cidadãs e cidadãos que se identificam com a missão e com os propósitos da Campanha.

Em 2010, o Comitê RN atuava muito junto com as pautas do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte (FEIRN). Naquela época, já havia a participação de ativistas e articuladoras do movimento por uma educação infantil de qualidade para a Rede Municipal de Ensino de Natal (RN). Neste contexto, muitas pessoas ingressaram no Comitê a partir do convite de Denise Paiva, que o representava juntamente com Edna Fernandes. Denise Paiva também estava à frente da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) e da Rede da Primeira Infância. As novas pessoas foram participando e colaborando de forma permanente e sistemática em defesa do direito à educação nas instâncias de representação da Rede da Campanha.

A formação do Comitê RN foi fruto de uma mobilização coordenada pela professora Fernanda Jales e demais integrantes pré-2010. Consta em seus documentos que o Comitê têm se constituído como uma instância suprapartidária com a participação de pessoas comprometidas com a causa da educação de forma local e em Rede, sendo estabelecida como espaço de mobilização, discussão, proposição, divulgação e fortalecimento das políticas para a educação do Rio Grande do Norte e do Brasil. Sempre teve como um de seus propósitos articular os diversos setores ligados à educação, direitos humanos e justiça social.

O Comitê sempre marcou presença nas ações/bandeiras de luta relacionadas a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Entre elas, destacam-se a nossa participação em mobilizações do FEIRN, do Fórum Municipal de Educação de Natal e do Fórum Estadual de Educação (FEE/RN), juntamente com as outras entidades. Participamos de forma permanente das conferências de educação CONEB, CONAE e CONAPE. Atualmente, o Comitê RN é composto por professoras/es, educadoras/es, ativistas. À frente de sua coordenação está Rita Samuel.

Notícias

Nota de pesar

Expressamos consternação diante da tragédia ocorrida na tarde de sexta (07/07) que culminou na perda de um estudante da Escola Municipal Ferreira Itajubá, de Natal (RN)

Trabalhadoras e trabalhadores aprovam compromisso coletivo em defesa da educação pública no último dia da Conape da ‘esperança’

Carta de Natal foi referenciada em plenário da Conape 2022 (Conferência Nacional Popular de Educação)

Entidades da Educação e das Frentes Parlamentares enviam carta aos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Documento assinado por 67 frentes parlamentares, redes, organizações, movimento sociais, entre elas a Campanha, defende o Estado democrático de direito em sintonia com a defesa da Constituição Federal de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE)

Mobilização para o Fundeb - Políticos do Rio Grande do Norte

Governadores assumem Fundeb como prioridade e consideram as posições de Consed, Undime e Campanha