Comitês Regionais

Maranhão

Ano de início: 2004

\r\n\r\n

História de criação do Comitê Maranhense

\r\n\r\n

No ano de 2004, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação faz o primeiro contato com lideranças educacionais do Maranhão para desenvolverem atividades da Campanha, primeiramente através da UNCME, segundo o professor Roberto Mauro Gurgel Rocha. No ano seguinte, o contato se  estreitou via criação do Fórum de Educação Infantil do Maranhão, a professora Fabiana Oliveira Canavieira passa a ser o contato de articulação. Ela, com as integrantes da Secretaria Municipal de São Luís, como: Rosa Constância Abreu, Hilda Helena Garces e Priscila Leite Costa participaram da SAM (Semana de Ação Mundial), realizando várias atividades na capital, como audiência pública na Câmara Municipal de São Luís pela articulação do assessor Fernando Silva, que também passa a integrar as articulações da Campanha no Estado. 

\r\n\r\n

O Comitê ganha maior visibilidade a partir da atuação em prol do 1º FUNDEB, em 2005. Mobilizamos várias professoras e crianças na luta pela inclusão da creche e dos bebês no que viria ser o novo Fundo. Desenhos, pinturas e cirandas foram feitas para encaminhar o material para Brasília. Nesse momento, temos além do Fórum de Educação Infantil e da SEMED - São Luís, UNDIME, UNCME, UNICEF, OMEP e Centro de Defesa Marcos Passerine. Foi o período em que mais mobilizamos pessoas e entidades, e as mobilizações se estendem ao longo daquele ano apresentando a Campanha em eventos e reuniões. 

\r\n\r\n

Depois de 2005, as atividades do Comitê ficam mais articuladas a incidência políticas nas pautas urgentes, durante as Semanas de Ação Mundial e nas preparações para os Encontros Nacionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, boa parte das pautas da Campanha eram discutidas nas reuniões e no/pelo coletivo do Fórum de Educação Infantil do Maranhão. 

Notícias

Apenas 12% das escolas públicas no Brasil têm grêmio estudantil, aponta estudo da Campanha

Escolas com maioria de alunos negros têm menos grêmios em comparação com a média nacional; Região Norte tem apenas 3,2%; levantamento utiliza dados desagregados do Censo Escolar 2021 e inclui uma pesquisa qualitativa sobre o Maranhão

Campanha lança projeto de mapeamento de grêmios e coletivos escolares na Amazônia

Com chatbot, iniciativa vai coletar e qualificar dados da Região Norte para fomentar a participação e organização dos estudantes na gestão democrática das escolas

Entidades da Educação e das Frentes Parlamentares enviam carta aos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Documento assinado por 67 frentes parlamentares, redes, organizações, movimento sociais, entre elas a Campanha, defende o Estado democrático de direito em sintonia com a defesa da Constituição Federal de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE)

Mobilização para o Fundeb – Políticos do Maranhão

Governadores assumem Fundeb como prioridade e consideram as posições de Consed, Undime e Campanha