Comitês Regionais

Paraíba

Historiando o Comitê Paraibano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

\r\n\r\n

A história do Comitê Paraíba aconteceu através da articulação do Centro Luiz Freire/PE, junto com a SAMOPS (Sociedade de Assessoria aos Movimentos Populares). A SAMOPS, em 2002, levou a proposta de ampliação do Comitê para o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Paraíba – Fórum DCA/PB, que tinha 82 entidades da sociedade civil filiadas nas 5 regiões (Litoral, Cariri, Sertão, Agreste e Brejo). Neste mesmo ano, foi feita articulação com sindicatos e conselhos de educação, mas não obtivemos sucesso.

\r\n\r\n

As primeiras ações desenvolvidas foram: Semana Global desde 2004; Mapa das Crianças, Jovens e Adultos Fora da Escola; FUNDEB PRA VALER! e outras ações junto às campanhas do Fórum DCA/PB. Quando o Fórum DCA/PB apresentou dificuldades financeiras, a Campanha não deixou de acontecer com a participação de Rosinete Veloso que sempre recebia os materiais eram distribuídos com as entidades, escolas, Conselhos e Sindicatos.

\r\n\r\n

Em outubro de 2010, em reunião do Fórum DCA/PB, foi colocado por Rosinete Veloso a dificuldade de acompanhar as ações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e nesta reunião uma nova representação foi eleita para o acompanhamento da rede da Campanha, e foram as seguintes: Associação Irmãs de Padre Mazza, na pessoa de Josiana Silva como (sociedade civil), e Conselho Municipal de Educação J. Pessoa, na pessoa de Eliene Dias. O primeiro contato da nova representação com o Comitê Nacional aconteceu em Fortaleza, no Encontro Nordestino.

\r\n\r\n

Assumindo a coordenação geral desde 2010, Josiana Silva sempre esteve presente na articulação local juntamente com Eliene Dias. Conseguimos participar das Conferências de Educação (municipais e estadual) e acompanhado a nacional. Desta mesma forma, na criação dos Fóruns de Educação (municipais e estadual) neste momento ampliamos a coordenação do comitê para outros espaços: UNCME/PB, na pessoa de Maria da Conceição Silva, e a representação EJA/PB, na pessoa de Ney Robson. A coordenação nacional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação criou grupos do WhatsApp para cada estado facilitando assim a comunicação por estado. O nosso grupo iniciou com 04 participantes do Estado e as pessoas da coordenação nacional. Em 2019, convidamos o MIEB/PB, na pessoa de Adelaide, para participar do comitê e em seguida outras pessoas foram ampliando o espaço. 

\r\n\r\n

Em 2020 (início de março), em reunião presencial, decidimos estruturar o comitê ficando a seguinte proposta: Diretoria executiva e comitês regionais (divisão pela UNCME) ampliar para 04 regionais garantindo assim oportunidade uma participação estadual. 

\r\n\r\n

A diretoria executiva é composta por Fórum DCA/PB, Rede de Proteção, Fórum EJA e UNCME e uma representação das regionais. Desde a criação do comitê, estivemos presente em todas as formações da comitê nacional, sempre com sistema de rodízio da representação, indicado em reunião colegiada. Em todas as SAM – Semana Ação Mundial –, o Comitê Paraíba sempre participando. Com a situação da pandemia pelo COVID-19, a articulação com as regionais não aconteceu em 2020 com previsão para o segundo semestre de 2021.

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

\r\n\r\n

 

Notícias

Campanha lança Carta Compromisso pelo Direito à Educação em João Pessoa (PB)

Junto com a promoção do documento que contém mais de 40 recomendações para a garantia do direito a uma educação de qualidade, a Campanha fará a apresentação da Carta de Natal produzida na 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE)

Entidades da Educação e das Frentes Parlamentares enviam carta aos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Documento assinado por 67 frentes parlamentares, redes, organizações, movimento sociais, entre elas a Campanha, defende o Estado democrático de direito em sintonia com a defesa da Constituição Federal de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE)

Mobilização para o Fundeb - Políticos da Paraíba

Governadores assumem Fundeb como prioridade e consideram as posições de Consed, Undime e Campanha