Quem Somos

Comitês Regionais

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação também se constitui em rede, capilarizando sua atuação, de forma a ter representações locais constituídas em todas as regiões do Brasil, através de seus Comitês Regionais.

Os Comitês Regionais da Campanha atuam no nível municipal e estadual pela garantia do direito à educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade para todos, fortalecendo a incidência em âmbito federal. Os comitês regionais compõem a base social da Campanha em todo o Brasil. São formados por entidades locais, cidadãs e cidadãos que se identificam com a missão e os propósitos da Campanha.

Trabalham junto às Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, Prefeituras e Governos Estaduais, assim como nas instâncias do Poder judiciário regional. Além de discutir e levar para o nível local as pautas políticas nacionais propostas pela Coordenação Geral e pelo Comitê Diretivo, também fazem o caminho inverso, ou seja, levam para a discussão nacional assuntos de interesse local.

Os comitês regionais não têm uma estrutura fixa. De maneira geral, possuem uma coordenação e são formados por entidades e pessoas dos vários segmentos e temas da educação (por exemplo, fóruns de educação infantil, de EJA, ONGs, grupos estudantis, grupos universitários, conselhos de educação e de direitos, etc.). Um comitê regional pode ser de um estado, de um município ou mesmo de uma região da cidade ou do estado.

Os comitês regionais não têm uma forma de funcionamento pré-definida. Normalmente, uma entidade que o compõe se disponibiliza para ser o ponto de contato, e pelo menos uma pessoa dessa entidade se dispõe a fazer a animação, ou seja, convocar as reuniões, receber e repassar as informações que chegam do nível nacional, etc. A periodicidade das reuniões também não é fixa. Cada grupo define quantos encontros acontecerão ao longo do ano, à medida da necessidade.

Você pode participar dos nossos Comitês Regionais ou construir um onde ainda não estamos organizados (nos estados do AP, AC ou RO). Escreva para coordenacao@campanhaeducacao.org.br, tiraremos todas as suas dúvidas e daremos todo o apoio que precisa para estar conosco.

Clique no mapa abaixo para saber mais sobre cada um de nossos Comitês Regionais.

GO SP PE AC AM PA RO TO DF MS MG MT RS PR SC AL BA ES PB RJ RN SE RR AP MA PI CE