Rio Grande do Norte
Histórico
O Comitê RN, assim como os demais Comitês Regionais que compõem a Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em todo o Brasil, é formado por entidades locais, cidadãs e cidadãos que se identificam com a missão e com os propósitos da Campanha.
Em 2010, o Comitê RN atuava muito junto com as pautas do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte (FEIRN). Naquela época, já havia a participação de ativistas e articuladoras do movimento por uma educação infantil de qualidade para a Rede Municipal de Ensino de Natal (RN). Neste contexto, muitas pessoas ingressaram no Comitê a partir do convite de Denise Paiva, que o representava juntamente com Edna Fernandes. Denise Paiva também estava à frente da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) e da Rede da Primeira Infância. As novas pessoas foram participando e colaborando de forma permanente e sistemática em defesa do direito à educação nas instâncias de representação da Rede da Campanha.
A formação do Comitê RN foi fruto de uma mobilização coordenada pela professora Fernanda Jales e demais integrantes pré-2010. Consta em seus documentos que o Comitê têm se constituído como uma instância suprapartidária com a participação de pessoas comprometidas com a causa da educação de forma local e em Rede, sendo estabelecida como espaço de mobilização, discussão, proposição, divulgação e fortalecimento das políticas para a educação do Rio Grande do Norte e do Brasil. Sempre teve como um de seus propósitos articular os diversos setores ligados à educação, direitos humanos e justiça social.
O Comitê sempre marcou presença nas ações/bandeiras de luta relacionadas a uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Entre elas, destacam-se a nossa participação em mobilizações do FEIRN, do Fórum Municipal de Educação de Natal e do Fórum Estadual de Educação (FEE/RN), juntamente com as outras entidades. Participamos de forma permanente das conferências de educação CONEB, CONAE e CONAPE. Atualmente, o Comitê RN é composto por professoras/es, educadoras/es, ativistas. À frente de sua coordenação está Rita Samuel.