Andressa Pellanda A Conae 2024 no Brasil como mecanismo de defesa da educação como direito humano Uma análise à luz do arcabouço legal internacional e uma crítica às reformas liberais
Andressa Pellanda A luta contra a militarização das escolas, além de questão educacional, é uma questão civilizatória Precisamos urgentemente desmilitarizar as escolas e a vida e promover ambientes educacionais seguros, saudáveis e emancipatórios, especialmente na educação básica, mas não somente
Andressa Pellanda Não haverá futuro sem a educação climática e sem financiamento adequado para valorização docente De acordo com a Unesco, o mundo – e especialmente o Sul Global – precisa de 44 milhões de professores de ensino fundamental e médio até 2030
Graciane Volotão Direções das escolas estaduais: mais um alvo de ataque à educação pública O processo de consulta pública deve ser democrático desde o início e a comunidade escolar deve ter o direito de escolher
José Marcelino de Rezende Pinto Quatro mantras e seis desafios para a descolonização do financiamento educacional Há uma lógica que é repetida todos os dias: é o mantra dos colonizadores
Andressa Pellanda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas: Vulnerabilidade e Território Leia o artigo escrito por Andressa Pellanda, Eduardo Moura e Marcele Frossard, publicado nos Cadernos FLACSO N21
Andressa Pellanda Tão lá, tão cá: Análise da metodologia de pesquisa do Projeto EUETU – Grêmios e Coletivos Estudantis Confira o artigo originalmente publicado nos Cadernos FLACSO escrito por Andressa Pellanda e Marcele Frossard
Cleiton Corrêa Tereza Educação antifascista ou o crescimento da barbárie É preciso explicar e alertar sobre os perigos do fascismo. E nomear as coisas devidamente é um passo importante para as tentativas de resolução e superação
Monica Ribeiro da Silva Reforma ou Revogação: Que fazer com o “Novo Ensino Médio”? É preciso interromper imediatamente o avanço dessa sangria na escola pública da juventude brasileira
Fernando Cássio A reforma do ensino médio deve ser mantida? NÃO Em artigo na Folha de S.Paulo de sábado (24/02), Fernando Cássio apresenta evidências de que a reforma amplifica desigualdades escolares
Liliane Garcez Como retomar uma Educação Inclusiva e Integral? Uma Educação Inclusiva é necessariamente Integral; uma Educação Integral é necessariamente Inclusiva
Andressa Pellanda Manual para votar em candidaturas que defendem (de verdade) a educação Para evitar que caiamos na lábia alheia na hora de votar e escolher candidaturas que são comprometidas de verdade em atuar pela educação pública, trago aqui um passo a passo para fazer essa checagem
Salomão Ximenes O julgamento que pode levar ao retrocesso do direito à creche Último voto de Luiz Fux na presidência do Supremo impõe ônus extravagante ao exercício de um direito social básico e ameaça políticas públicas em andamento
Daniel Cara Contra o catastrofismo na educação brasileira Uma análise detalhada do Saeb 2021 e do Ideb 2021
Andressa Pellanda Dizemos #AcabaTetodeGastos nas ruas e nas lutas, na ONU e em todo o Brasil O fim do Teto de Gastos é condição para garantia dos direitos humanos; Reforçamos a natureza trágica dessa política agora nesta semana no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça
Andressa Pellanda Da receita estragada de Bolsonaro ao banquete saboroso da educação libertadora Este Dia do Estudante, às vésperas do pleito eleitoral, deve marcar o clamor pela transformação da educação no sentido da democracia, da construção coletiva e da prática da liberdade em uma explosão de saberes e sabores
Andressa Pellanda “A sociedade quer ver meninos na educação – meninas, em casa” Manifesto Meninas Decidem pelo Direito à Educação será lançado dia 16/8 em Recife, com demandas de meninas periféricas, indígenas, quilombolas, travestis, trans, trabalhadoras do campo e com deficiência para a educação nas Eleições 2022
Cleiton Corrêa Tereza A escola é uma empresa? Os alunos são clientes? O professor é um prestador de serviços? Quanto mais as relações de mercado tornam-se as referências primordiais, mais nos aprofundamos nas penúrias que nos maltratam
Cleiton Corrêa Tereza Das cartas de alforria à meritocracia: entre as promessas de liberdade e as realidades de escravidão Uma educação antirracista deve estar atenta às mais variadas formas de dominação
Andressa Pellanda Não é uma crise, é um projeto - e o professorado é o alvo O Dia dos Professores é dia de levantarmo-nos por formação, valorização, condições dignas de trabalho e de carreira; é dia de reafirmarmo-nos não objetos, mas sujeitos que somos da História
Marcele Frossard O caso dos meninos de Belford Roxo e o papel do Estado O desaparecimento dos meninos está inscrito em um conjunto de políticas voltadas para consentir a morte pela vulnerabilização da vida
Simone Magalhães O agro quer ser pop nas escolas ou da arte de esconder o óbvio Agronegócio na educação: dessa vez o alvo são os livros didáticos
Andressa Pellanda É preciso descolonizar as mentes e as políticas educacionais Relatora especial da ONU para o direito à educação apresentou seu relatório temático sobre a dimensão cultural do direito à educação e mostra como estamos distantes de uma sociedade multicultural e sem discriminações
Thais Iervolino 52 anos de Stonewall: Pelo direito de aprender, ensinar, ser e amar a quem quisermos Mais de 50 anos depois da rebelião de Stonewall, a luta LGBTQIA+ continua forte e cotidiana
Andressa Pellanda Balanço: menos de 15% dos dispositivos do PNE devem ser cumpridos no prazo Em sete anos de vigência do Plano Nacional de Educação, apenas 5 das 20 metas tiveram cumprimento parcial, aponta balanço anual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Andressa Pellanda Educação como serviço essencial? Devagar com o andor que o santo é de barro Projeto de Lei 5595/2020, aprovado na Câmara dos Deputados, usa artifício narrativo para confundir real intenção e poderá colocar em risco de vida milhões de pessoas
Carolina Figueiredo Filho Se a educação fosse prioridade durante a pandemia… a vida estaria acima do lucro Aqueles que agora propõem oportunamente incluir a educação enquanto “atividade essencial” são os mesmos que atentam contra a escola pública
Cecilia Mombelli Greve pela Vida: volta às aulas presenciais somente com segurança para alunos, famílias e docentes Optei por aderir à greve dos professores como caminho para me proteger e proteger meus alunos do avanço da pandemia
Mariana Santarelli O dilema da volta às aulas: desafios para a gestão da alimentação escolar em 2021 Com novo observatório, autoras apontam alternativas para a garantia dos direitos a alimentação e nutrição adequadas e à educação
Andressa Pellanda A escola deve ser a última a fechar e a primeira a abrir - desde que com condições para isso O retorno às atividades presenciais é essencial e urgente, mas não pode passar por cima da garantia de condições para um retorno seguro
Pilar Guimarães Quem inventou as grades não sabe a dor da saudade Educadora social da Fundação CASA (SP) descreve a dureza do cotidiano no contexto socioeducativo
Fernando Cássio Geração perdida? A culpa não é da pandemia Artigo sobre reabertura das escolas e outros contextos educacionais em tempos de pandemia
Eduardo Oliveira O que saiu errado? Pílulas sobre as percepções das desigualdades O mundo reafirma a desigualdade social na forma de uma justificativa moral cuja função é culpabilizar as pessoas
Andressa Pellanda Resistir para/com a infância continuar a existir Prefácio de estudo sobre transcrição de 21 lives sobre infâncias e educação
Paula Ramos Educação inclusiva para uma sociedade inclusiva: um direito de todos nós O Decreto 10.502 não só é inconstitucional, como também representa um retrocesso de cerca de 30 anos nos direitos das pessoas com deficiência | Por Paula Ramos e Mariana Rosa
Vanessa Pipinis O canto da sereia filantrópico: da sedução à privatização A relação entre o discurso da ajuda filantrópica desinteressada e a noção de “filantropização via privatização”
Fernando Cássio Como rebaixar o debate público sobre a reabertura das escolas? O argumento embasado e a análise rigorosa sucumbem à desqualificação, à falácia e à condenação moral – de prefeitos a bebedores de cerveja
Rogério Diniz Junqueira A gestão ético-política da pandemia no Brasil: "grupo de risco" e normalização da catástrofe Por Rogério Diniz Junqueira e Marco Aurélio Máximo Prado
Marina Avelar Educação e COVID-19: cenário para o avanço da privatização? Precisamos nos lembrar que nem toda “solução” serve aos mesmos propósitos e ao direito à educação
Eduardo Oliveira 2025: o apogeu brasileiro e a projeção fantasiosa de Abraham Weintraub A bela liberdade do passado ruiu e encontrou sua face mais pessimista, na forma desse personagem capaz de ser o reflexo da década
Bianca Correa Bebês e crianças pequenas não podem receber EaD, mas secretarias fazem de conta que sim “Soluções” encaminhadas não estão dando certo, relatam professoras da Educação Infantil
Carolina Figueiredo Filho Mitos e verdades sobre a política de educação remota da rede estadual de SP Não sabemos sequer se nossos alunos estão saudáveis; quanto mais se estão acessando o ‘app’ e assistindo às aulas
Catarina de Almeida Santos Educação em tempos de pandemia: o comércio de ilusões e a negação do direito à educação No fim, uma certeza: o mercado de “soluções educacionais” terá lucrado como nunca
Salomão Ximenes Volta às aulas em São Paulo; meu querido diário… Não está sendo fácil, mas bem, o que importa é que seguimos trabalhando
Eduardo Oliveira A rota da autocracia e o boi inominável Por que políticos abandonam o lugar de prestação de contas em nome de acusações baratas
Fernando Cássio Não é hora de trabalharmos juntos? Em tempos de crise e de soluções locais, escolas e profissionais da educação é que devem protagonizar
Vanessa Pipinis Desigualdade em tempos de crise Qual o papel da filantropia familiar e da elite econômica na educação?
Andressa Pellanda Novo Fundeb: quem é quem na disputa da Câmara dos Deputados? O novo fundo para a educação básica, que será responsável por 40 milhões de matrículas, está em disputa no Congresso Nacional
Salomão Ximenes O ilusório Fundeb de Rodrigo Maia O recado é transparente: está permitido continuar o retrocesso
Rogério Diniz Junqueira A “ideologia de gênero” existe, mas não é aquilo que você pensa que é O discurso antigênero nomeia como “ideologia de gênero” aquilo que é precisamente a sua crítica
Daniel Cara O desafio de 2020 é começar a reconstrução do campo do direito à educação Concluída a fase das retrospectivas de 2019, surgem as perspectivas para o ano que amanhece
Catarina de Almeida Santos Escolas civis, gestão militar Da ilegalidade da militarização à desconfiguração das escolas públicas no Brasil
Marcele Frossard Nada vem de graça, nem o pão nem a cachaça: “bad civil society" e tirania no campo da educação Texto inaugura série de artigos do grupo AGIPE – Atores e Grupos de Interesse em Políticas Educacionais
Salomão Ximenes Como o pacote Guedes/Bolsonaro pode impactar diretamente o financiamento da educação São três as alterações propostas na PEC 188/2019, a chamada PEC do novo "Pacto Federativo"
José Marcelino de Rezende Pinto O empresariado e o financiamento da educação: que saudades de Salvador Arena Resposta à Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação
Daniel Cara Contra a barbárie, o direito à educação Leia, na íntegra, capítulo do livro "Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar"