Campanha lança Carta Compromisso pelo Direito à Educação em João Pessoa (PB)

Junto com a promoção do documento que contém mais de 40 recomendações para a garantia do direito a uma educação de qualidade, a Campanha fará a apresentação da Carta de Natal produzida na 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE)

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, representada por sua coordenadora geral, Andressa Pellanda, por José Alberto da Silva, articulador da região nordeste da entidade, e membros do Comitê PB da Rede da Campanha estarão em João Pessoa (PB) nesta semana para lançamento local da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições de 2022. 

Pellanda terá reuniões na quinta (18/08) com a diretoria do CE/UFPB e a vice-reitoria da UEPB para promover o documento produzido pela Campanha e seu Comitê Diretivo e a Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil (Rede Malala).

“O objetivo é ampliar a mobilização da comunidade educacional da capital paraibana pela coleta de assinaturas por candidaturas que pactuem com a Carta Compromisso, de forma a ampliar a agenda de defesa do direito à educação pública, gratuita, laica e inclusiva de qualidade para todas as pessoas”, afirmou Andressa, que também integra a Rede Malala.

Na sexta-feira (19/08), Andressa participa de um debate realizado pelo Comitê PB da Rede da Campanha para o lançamento local da Carta Compromisso com professores, estudantes, técnicos e ativistas da educação pública paraibana. 

O evento acontece das 9h às 11h, no auditório do SINTEM (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município), no centro de João Pessoa. O tema da roda de diálogo é "Compromisso para a eleição: não corte da educação!". 

A Carta Compromisso contém 40 compromissos para garantir um financiamento adequado à educação nos próximos governos e legislaturas, além da construção de sistemas de educação pública fortes e a superação das profundas desigualdades raciais, sociais, de gênero e regionais que afetam o acesso e a permanência de estudantes na escola – sobretudo as meninas. O documento está sendo assinado pelas/os pré-candidatas/os que se comprometem a assumir um compromisso público por uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva, equitativa e de qualidade.

O objetivo da articulação da Campanha nesse momento de incidência política é mobilizar as/os candidatas/os a promoverem pautas educacionais e se comprometerem com a educação durante seus mandatos.

Em João Pessoa, Andressa Pellanda também fará a apresentação da Carta de Natal, documento aprovado na 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022, que registra o compromisso coletivo dos movimentos sociais da educação em defesa de direitos.

Acompanham na comitiva Juliana Meato e Rayanne Mello, respectivamente consultora de projetos e consultora de comunicação do Projeto Eleições, iniciativa realizada pela Campanha com apoio da Rede Malala.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Evento: Roda de Diálogo "Compromisso para a eleição: não corte da educação!"

Período de realização: 18 e 19 de agosto de 2022

Programação:

18/08/2022

11h30 - Chegada em João Pessoa

15h - Visita e reunião com a diretora da CE/UFPB e a vice reitoria da UEPB.

Local: sala de reunião do Centro de Educação da UFPB

19/08/2022

9h - Roda e Lançamento 

Abertura – saudação: 

- Josiana Silva (Comitê Paraibano) 

- José Alberto da Silva (Articulador Região Nordeste)

- Daniel de Assis (Sintem)

9h15 - Roda: 

Compromisso para a eleição: não corte da educação!

  • Andressa Pellanda (Coordenadora Geral)

Comitê Local da Campanha na Paraíba

  • Josiana Silva (Comitê Paraibano)

Carta de Natal 

  • Raquel Sabino (Sintem)

9h55  - Debate

10h45 - Lançamento da Carta Compromisso Pelo Direito à Educação nas Eleições 2022

  • Juliana Meato (Proposta)

11h - Encerramento 

Coordenação: Conceição Silva (Uncme/PB)

Local: Auditório do Sintem 
 

Contato para imprensa

Renan Simão | Coordenador de Comunicação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
WhatsApp: (11) 95857-0824 E-mail: comunicacao@campanhaeducacao.org.br