Comitês Regionais

Paraíba

Histórico do Comitê PB da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

A história do Comitê Paraíba ocorreu por meio da articulação do Centro de Cultura Luiz Freire/PE, em parceria com a SAMOPS (Sociedade de Assessoria aos Movimentos Populares). Em 2002, a SAMOPS apresentou a proposta de ampliação do Comitê durante o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba – Fórum DCA/PB, que contava com 82 entidades da sociedade civil filiadas nas cinco regiões (Litoral, Cariri, Sertão, Agreste e Brejo). Nesse mesmo ano, foi realizada uma articulação com sindicatos e conselhos de educação, mas não tivemos sucesso.

As primeiras ações desenvolvidas foram: Semana Global, iniciada em 2004; Mapa das Crianças, Jovens e Adultos Fora da Escola; FUNDEB PRA VALER! e outras iniciativas em conjunto com as campanhas do Fórum DCA/PB. Quando o Fórum DCA/PB enfrentou dificuldades financeiras, a Campanha continuou a ser realizada, com a participação de Rosinete Veloso, que sempre se encarregava da distribuição dos materiais para entidades, escolas, conselhos e sindicatos.

Em outubro de 2010, durante uma reunião do Fórum DCA/PB, Rosinete Veloso apontou a dificuldade de acompanhar as ações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Nesse encontro, uma nova representação foi eleita para dar continuidade ao acompanhamento da rede da Campanha, sendo composta por: a Associação Irmãs de Padre Mazza, representada por Josiana Silva (sociedade civil) e o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa, representado por Eliene Dias. O primeiro contato da nova representação com o Comitê Nacional ocorreu em Fortaleza, no Encontro Nordestino.

Desde 2010, quando assumiu a coordenação geral, Josiana Silva sempre esteve presente na articulação local, junto com Eliene Dias. Conseguimos participar das Conferências de Educação (municipais e estadual) e acompanhar também as nacionais. Nesse período, contribuímos para a criação dos Fóruns de Educação (municipais e estadual) e ampliamos a coordenação do Comitê para outros espaços, como a UNCME/PB, na pessoa de Maria da Conceição Silva, e a representação da EJA/PB, na pessoa de Ney Robson. A coordenação nacional da Campanha Nacional pelo Direito à Educação criou grupos de WhatsApp para cada estado, facilitando, assim, a comunicação entre eles. Nosso grupo começou com quatro participantes do Estado e membros da coordenação nacional. Em 2019, convidamos o MIEB/PB, representado por Adelaide, a participar do Comitê, e, a seguir, outras pessoas foram se unindo ao espaço.

Em março de 2020, durante uma reunião presencial, decidimos estruturar o Comitê, resultando na seguinte proposta: a formação de uma diretoria executiva e comitês regionais (divididos pela UNCME), ampliando para quatro regionais e garantindo, assim, oportunidades de participação em nível estadual.

A diretoria executiva é composta pelo Fórum DCA/PB, Rede de Proteção, Fórum EJA e UNCME, além de uma representação das regionais. Desde a criação do Comitê, estivemos presentes em todas as formações do Comitê Nacional, sempre com um sistema de rodízio de representação, escolhido em reunião colegiada. Em todas as SAM (Semana de Ação Mundial), o Comitê Paraíba esteve sempre presente. Contudo, devido à pandemia de COVID-19, a articulação com as regionais não ocorreu em 2020, com previsão para ser retomada no segundo semestre de 2021.

Notícias

Campanha lança Carta Compromisso pelo Direito à Educação em João Pessoa (PB)

Junto com a promoção do documento que contém mais de 40 recomendações para a garantia do direito a uma educação de qualidade, a Campanha fará a apresentação da Carta de Natal produzida na 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE)

Entidades da Educação e das Frentes Parlamentares enviam carta aos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Documento assinado por 67 frentes parlamentares, redes, organizações, movimento sociais, entre elas a Campanha, defende o Estado democrático de direito em sintonia com a defesa da Constituição Federal de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE)

Mobilização para o Fundeb - Políticos da Paraíba

Governadores assumem Fundeb como prioridade e consideram as posições de Consed, Undime e Campanha