Maranhão
Ano de início: 2004
História de criação do Comitê Maranhense
No ano de 2004, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação faz o primeiro contato com lideranças educacionais do Maranhão para desenvolverem atividades da Campanha, primeiramente através da UNCME, segundo o professor Roberto Mauro Gurgel Rocha. No ano seguinte, o contato se estreitou via criação do Fórum de Educação Infantil do Maranhão, a professora Fabiana Oliveira Canavieira passa a ser o contato de articulação. Ela, com as integrantes da Secretaria Municipal de São Luís, como: Rosa Constância Abreu, Hilda Helena Garces e Priscila Leite Costa participaram da SAM (Semana de Ação Mundial), realizando várias atividades na capital, como audiência pública na Câmara Municipal de São Luís pela articulação do assessor Fernando Silva, que também passa a integrar as articulações da Campanha no Estado.
O Comitê ganha maior visibilidade a partir da atuação em prol do 1º FUNDEB, em 2005. Mobilizamos várias professoras e crianças na luta pela inclusão da creche e dos bebês no que viria ser o novo Fundo. Desenhos, pinturas e cirandas foram feitas para encaminhar o material para Brasília. Nesse momento, temos além do Fórum de Educação Infantil e da SEMED - São Luís, UNDIME, UNCME, UNICEF, OMEP e Centro de Defesa Marcos Passerine. Foi o período em que mais mobilizamos pessoas e entidades, e as mobilizações se estendem ao longo daquele ano apresentando a Campanha em eventos e reuniões.
Depois de 2005, as atividades do Comitê ficam mais articuladas a incidência políticas nas pautas urgentes, durante as Semanas de Ação Mundial e nas preparações para os Encontros Nacionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, boa parte das pautas da Campanha eram discutidas nas reuniões e no/pelo coletivo do Fórum de Educação Infantil do Maranhão.