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No novo episódio do Eduquê falamos da Finlândia, e de como os peritos finlandeses que trabalham em organizações internacionais influenciam a políticas educacionais no Sul Global. Falamos também de como este peritos podem ser considerados policy entrepreneurs (Empreendedores de políticas) e de como o sucesso da Finlândia nos testes PISA (Programme for International Student Assessment) da OCDE (Organização Europeia de Cooperação Económica) catapultaram este país para o mapa da excelência educativa mundial.

A conversa tem por base um artigo publicado pela nossa convidada, Íris Santos, pesquisadora da Universidade de Tampere, na Finlândia. A sua pesquisa aborda temas como política educativa, as redes e as dinâmicas entre a elaboração de políticas educativas, para além de questões relacionadas com o papel da educação no desenvolvimento sustentável.

O artigo abordado neste episódio é “Policy entrepreneurs in the global education complex: The case of Finnish education experts working in international organisations” [Empreendedores de políticas no complexo educativo global: o caso dos peritos finlandeses em educação que trabalham em organizações internacionais], publicado no International Journal of Educational Development. A autoria é partilhada com Elias Pekkola, também da Universidade Tampere.
 

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