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Como definir e, mais importante, como financiar escolas comunitárias?

Além disso, como uma Lei Federal revela mais uma faceta de um processo histórico de transferência de recursos públicos para instituições privadas no Brasil?

No novo episódio do Eduquê falamos do público, do privado e do comunitário como novas categorias administrativas para as escolas brasileiras. E entramos no debate de como escolas privadas estão disputando o principal fundo público da educação básica do Brasil – o Fundeb.

Tomamos por base um artigo publicado pelo nosso pesquisador convidado, Marcelo Mocarzel.

Mocarzel é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Sua pesquisa aborda temas como direito à educação, políticas públicas, tecnologia e mídia.

O artigo abordado é “O Público, o Privado e o Comunitário: Novas Categorias Administrativas para as Escolas Brasileiras e a Disputa pelo Fundo Público na Educação”, publicado na Revista Acadêmica “Arquivos Analíticos de Políticas Educativas”, da Arizona State University. Mocarzel divide a autoria da pesquisa com a professora e pesquisadora Theresa Adrião (Universidade Estadual de Campinas; Universidade do Estado do Mato Grosso) e Romualdo Portela de Oliveira (Universidade de São Paulo).
 

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