O Que Fazemos

Podcasts

(In)visibilizadas
Eduquê
  • Texto
  • Transcrição
  • English

No novo episódio do Eduquê falamos sobre educação para a cidadania global e quais as perspectivas de professores e alunos do Ensino Superior português em relação a esta temática, a partir de uma perspectiva de estudo pós e decoloniais.

A conversa tem por base um artigo publicado pela nossa convidada, Dalila Pinto Coelho, pesquisadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e membro do Angel - Academic Network on Global Education & Learning. A sua pesquisa cruza questões relacionadas com a educação global, cidadania e desenvolvimento, futuros sustentáveis, equitativos e justos, usando perspectivas de estudo pós e decoloniais. Atualmente, o seu trabalho de pós-doutoramento aborda o papel do ensino superior na educação global, na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, descolonização da educação e na educação antirracista.

O artigo abordado neste episódio é “Towards the Transformative Role of Global Citizenship Education Experiences in Higher Education: Crossing Students’ and Teachers’ Views” [O Papel Transformador das Experiências de Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: Cruzando as perspectivas de alunos e professores]. A autoria é partilhada com João Caramelo, José Pedro Amorim e Isabel Menezes.

Outros Episódios
Cláudia Moreira e Cassia Domiciano - Ensino Superior, políticas afirmativas e de cotas
Catarina de Almeida Santos - Militarização escolar no Brasil
Theresa Adrião - Implicações da financeirização da economia na educação
Rodrigues Fazenda - Reformas curriculares e Ensino Superior em Moçambique
Karine Morgan - A Fundação Itaú Social e a produção de conhecimento em educação
Sofia Viseu - Nova lógica de filantropia na governança global da educação
Cassia Domiciano - Continua a ser relevante estudar privatização da educação no Brasil?
Íris Santos - Como os peritos finlandeses influenciam as políticas educacionais?
Marcelo Mocarzel - As escolas comunitárias como nova categoria na educação brasileira
Katia Imbó - Privatização e colonialidade na educação da Guiné-Bissau
Rosana Fernandes - Educação e política na Escola Nacional Florestan Fernandes
Diógenes Neto - Por que a educação ambiental precisa tratar das desigualdades sociais?
Andréia Martins - Como garantir o direito à educação em situações de emergência
Rui Garrido - A violação dos direitos LGBTIA+ nos países africanos de língua portuguesa
José Pacheco - Como a pedagogia da Escola Aberta contribui para o direito à educação?
Saico Baldé - Educação e religião na Guiné-Bissau
La Salete Coelho - Como pode ser uma educação para a cidadania global?
Tristan McCowan - Que tipos de universidade podemos e queremos ter?
Grácia Lopes Lima - A educomunicação como contribuição para a educação escolar
N'Cak Morgado e Lino Mané - O protagonismo juvenil aliado ao direito à educação
Luiz Rufino - A Pedagogia das Encruzilhadas para descolonizar
Fim da 1ª temporada - O que aprendemos neste ano?
Miguel de Barros - Guiné-Bissau: uma história de luta por autonomia e pela educação
José Augusto Pacheco - Currículo: Como rejeitar a padronização e construir diversidade
Marina Avelar - Na pandemia, como as escolas públicas mantêm a qualidade?
Daniel Cara - Centenário Paulo Freire: “O Patrono”
Luiza Cortesão - Centenário Paulo Freire: “O Andarilho”
Vitor Barbosa - Centenário Paulo Freire: “O Embaixador”
Sérgio Haddad - Centenário Paulo Freire: “O Educador”
Priscila Gonsales: Como fugir do ‘grátis’ e não se render às big techs na educação
Delphine Dorsi: Os Princípios de Abidjan e o direito à educação em escala global
Teise Garcia: O avanço da privatização da educação na América Latina e no Caribe
Isabel da Silva: o direito à educação em contextos extremos em Moçambique
Conheça nossos apresentadores
Por uma partilha de conhecimento em língua portuguesa