O Que Fazemos

Podcasts

(In)visibilizadas
Eduquê
  • Texto
  • Transcrição
  • English

O Eduquê está de volta!

Para esta 3ª temporada, vamos tratar detidamente de pesquisadoras/es e suas pesquisas, sempre tendo em vista os impactos dos temas investigados na vida de sujeitos de direito da educação.

Katia Imbó é a nossa primeira entrevistada. A pesquisadora conta como a Guiné-Bissau, no contexto de pós-golpe de Estado de 2012, recebeu recursos financeiros de uma parceria bilateral com Portugal e, como resultado, intensificou os processos de terceirização da educação guineense.

A ONG FEC (Fundação Fé e Cooperação) foi a maior beneficiada. Possuindo fortes vínculos com a Igreja Católica, a ONG exerce interferência e participação no interior do Ministério da Educação da Guiné-Bissau, atuando diretamente na formulação de propostas educativas na dimensão curricular, especialmente, quanto ao ensino de Língua Portuguesa.

Haveria, portanto, uma privatização dos processos pedagógicos.

A influência dessa parceria revela como a colonialidade pode funcionar hoje em dia. Quando o poder exercido por um ator não-estatal “se assemelha ao ocorrido durante período colonial no qual havia o domínio da Igreja Católica na área da educação, com objetivos relacionados ao fortalecimento do modelo de sociedade português”, como diz a conclusão da tese de doutorado da pesquisadora apresentada na Unicamp.

Katia Imbó é coordenadora pedagógica na Prefeitura de São Paulo e doutora em educação pela Unicamp. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional da Unicamp. Sua pesquisa aborda temas como financiamento da educação, cooperação para o desenvolvimento e relação entre o público e o privado na educação.
 

Outros Episódios
Cláudia Moreira e Cassia Domiciano - Ensino Superior, políticas afirmativas e de cotas
Catarina de Almeida Santos - Militarização escolar no Brasil
Theresa Adrião - Implicações da financeirização da economia na educação
Rodrigues Fazenda - Reformas curriculares e Ensino Superior em Moçambique
Karine Morgan - A Fundação Itaú Social e a produção de conhecimento em educação
Sofia Viseu - Nova lógica de filantropia na governança global da educação
Cassia Domiciano - Continua a ser relevante estudar privatização da educação no Brasil?
Dalila Pinto Coelho - Educação para a cidadania global no Ensino Superior em Portugal
Íris Santos - Como os peritos finlandeses influenciam as políticas educacionais?
Marcelo Mocarzel - As escolas comunitárias como nova categoria na educação brasileira
Rosana Fernandes - Educação e política na Escola Nacional Florestan Fernandes
Diógenes Neto - Por que a educação ambiental precisa tratar das desigualdades sociais?
Andréia Martins - Como garantir o direito à educação em situações de emergência
Rui Garrido - A violação dos direitos LGBTIA+ nos países africanos de língua portuguesa
José Pacheco - Como a pedagogia da Escola Aberta contribui para o direito à educação?
Saico Baldé - Educação e religião na Guiné-Bissau
La Salete Coelho - Como pode ser uma educação para a cidadania global?
Tristan McCowan - Que tipos de universidade podemos e queremos ter?
Grácia Lopes Lima - A educomunicação como contribuição para a educação escolar
N'Cak Morgado e Lino Mané - O protagonismo juvenil aliado ao direito à educação
Luiz Rufino - A Pedagogia das Encruzilhadas para descolonizar
Fim da 1ª temporada - O que aprendemos neste ano?
Miguel de Barros - Guiné-Bissau: uma história de luta por autonomia e pela educação
José Augusto Pacheco - Currículo: Como rejeitar a padronização e construir diversidade
Marina Avelar - Na pandemia, como as escolas públicas mantêm a qualidade?
Daniel Cara - Centenário Paulo Freire: “O Patrono”
Luiza Cortesão - Centenário Paulo Freire: “O Andarilho”
Vitor Barbosa - Centenário Paulo Freire: “O Embaixador”
Sérgio Haddad - Centenário Paulo Freire: “O Educador”
Priscila Gonsales: Como fugir do ‘grátis’ e não se render às big techs na educação
Delphine Dorsi: Os Princípios de Abidjan e o direito à educação em escala global
Teise Garcia: O avanço da privatização da educação na América Latina e no Caribe
Isabel da Silva: o direito à educação em contextos extremos em Moçambique
Conheça nossos apresentadores
Por uma partilha de conhecimento em língua portuguesa