Podcasts
- Texto
- Transcrição
- English
No novo episódio do Eduquê falamos sobre educação para a cidadania global e quais as perspectivas de professores e alunos do Ensino Superior português em relação a esta temática, a partir de uma perspectiva de estudo pós e decoloniais.
A conversa tem por base um artigo publicado pela nossa convidada, Dalila Pinto Coelho, pesquisadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e membro do Angel - Academic Network on Global Education & Learning. A sua pesquisa cruza questões relacionadas com a educação global, cidadania e desenvolvimento, futuros sustentáveis, equitativos e justos, usando perspectivas de estudo pós e decoloniais. Atualmente, o seu trabalho de pós-doutoramento aborda o papel do ensino superior na educação global, na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, descolonização da educação e na educação antirracista.
O artigo abordado neste episódio é “Towards the Transformative Role of Global Citizenship Education Experiences in Higher Education: Crossing Students’ and Teachers’ Views” [O Papel Transformador das Experiências de Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: Cruzando as perspectivas de alunos e professores]. A autoria é partilhada com João Caramelo, José Pedro Amorim e Isabel Menezes.