Relatório final do C20 Índia traz considerações da Campanha sobre educação inclusiva por meio da tecnologia

Documento divulgado pelo grupo da sociedade civil do G20 conta com pelo menos três contribuições da Campanha sobre equidade em acesso e financiamento público adequado para programas centrados em novas tecnologias

 

Construir uma educação inclusiva e centrada no desenvolvimento humano pleno com o apoio de políticas públicas de transformação digital. Essa foi uma das considerações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação que foram incorporadas no relatório final da Conferência Civil20 Índia.

Marcele Frossard, assessora de programa e políticas da Campanha, participou do encontro in loco, na cidade de Coimbatore, nos dias 12 e 14 de maio, e representou o movimento em debates sobre desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, em especial, no encontro “Tecnologia e Segurança para um Único Mundo”.

A Campanha defendeu no evento que as novas tecnologias devem ser disponibilizadas para todas as pessoas nas escolas brasileiras, dentro da perspectiva do direito à educação, respeito à diversidade, educação digital crítica e respeitando os Princípios de Abidjan

O relatório lançado em setembro tem outras colaborações feitas pela Campanha. Veja algumas delas abaixo.

Transformação digital e acessibilidade

Desenvolver princípios de concepção centrados no ser humano e fornecer formação abrangente sobre a utilização responsável da tecnologia. As recomendações destacam acesso digital inclusivo para todas pessoas, incluindo populações historicamente marginalizadas e populações vulnerabilizadas.

Um financiamento inclusivo 

Alocar recursos financeiros adequados para despesas com educação pública para financiar programas inclusivos de desenvolvimento de habilidades dirigidos a comunidades historicamente marginalizadas e grupos vulnerabilizados, incluindo investimento em infraestruturas de TVET [Educação e Treinamento Técnico e Profissional] acessíveis, professores qualificados, materiais de aprendizagem e recursos, incluindo os digitais.

Abordagem de implementação multidimensional

Estabelecer garantias de qualidade e padrões de interoperabilidade para programas educacionais.

C20
O C20 é uma voz independente da sociedade civil global para os países do G20. Um total de 357 delegados, representantes de 26 países e 130 delegações internacionais, participaram de 11 Grupos de Engajamento oficiais do G20, que fornece uma plataforma para Organizações da Sociedade Civil (OSC) em todo o mundo expressarem as prioridades para questões como desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades aos líderes mundiais.

Ao todo, 14 grupos de trabalho são constituídos no Civil20 para facilitar o compartilhamento de ideias entre os Estados-membros do G20. Esses grupos ainda se reunirão em várias cidades indianas até o fim do ano para discutir temas como educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, artes, democracia, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

(Foto: C20 Índia)