Infâncias e Adolescências Invisibilizadas

Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas

 

A Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas tem uma série de estudos, coordenados pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com o objetivo de produzir dados e informações visando à prevenção e ao combate a violações de direitos.  

Esses cadernos diagnosticam o que existe e evidenciam o que não existe de informações sobre a garantia de direitos -- especialmente o direito à educação -- de crianças e adolescentes em maior situação de vulnerabilidade ou excluídas das políticas sociais.

ACESSE A PÁGINA ESPECIAL DA AGENDA

Os materiais fazem recomendações sobre o enfrentamento a diversas violências contra crianças e adolescentes, contribuindo para entendermos como se constituem e como podemos atuar na prevenção das diferentes formas de exploração.

A agenda do projeto é composta por oito cadernos com os seguintes eixos (acesse os estudos em cada um dos links):

- em situação de rua;
migrantes;
- residentes em territórios urbanos em situação de violência;
- adolescentes em medidas socioeducativas;
- em áreas de reforma agrária;
- em territórios de agricultura familiar;
comunidades quilombolas;
- e comunidades indígenas.

As diversidades de raça, gênero e orientação sexual, assim como as questões de trabalho infantil e educação inclusiva, são transversais no projeto. 

A Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas é composta por Anced (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Cedeca-CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará), FNPETI (Fórum Nacional de Prevenção e. Erradicação do Trabalho Infantil), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MNMMR (Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua) e Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade). O projeto também contou com a participação da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e da ANAÍ (Associação Nacional de Ação Indigenista). 

ASSISTA À LIVE DE LANÇAMENTO DA AGENDA