Quem Somos

Coordenação Geral

Andressa Pellanda
Coordenadora Geral
Andressa Pellanda

Andressa Pellanda é cientista política, comunicóloga e educadora popular. É doutora em Ciências-Relações Internacionais (IRI/USP), com estágio doutoral na Universidade do Porto (UP), é pós-graduada em Ciência Política (FESP/SP) e é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (ECA/USP). Realizou intercâmbio acadêmico em história contemporânea e teoria das relações internacionais (Université Paris-Sorbonne IV/França). Em toda sua trajetória de pesquisa multidisciplinar, pesquisou educação como objeto. É especialista em Competências em Negociação Diplomática (Fundação Diplo/Suíça) e em avaliação de impacto de projetos sociais e tem certificação internacional em gestão de projetos sociais (PMD Pro).

É coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Representa a instituição, nacionalmente, em cadeira titular no Fórum Nacional de Educação, onde é relatora da Comissão de Monitoramento e Sistematização; no Conselho Nacional dos ODS no Brasil e na Comissão Nacional de Políticas para Juventudes do Ministério da Educação. Internacionalmente, representa a Campanha na co-facilitação do Grupo de Trabalho de Educação do C20 Brazil 2024, na coordenação global da Consulta Coletiva de ONGs sobre Educação para Todos (CCNGO / EFA / Unesco) e na Rede Lusófona pelo Direito à Educação; e nas coalizões da Campanha Global pela Educação, da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, do Consórcio Global sobre Privatização da Educação e Direitos Humanos, do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa, do Coletivo RPU Brasil e do GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030.É filiada da Sociedade Internacional de Educação Comparada - CIES, da Rede Internacional de Políticas e Cooperação em Educação - Norrag, da Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP, da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - Fineduca, da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

Desenvolveu consultoria para a Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, ocasião em que acompanhou o trabalho nas pautas de educação, desenvolvimento sustentável e diplomacia pública. Atuou como jornalista do Observatório da Educação da Ação Educativa e na assessoria do Movimento por um Brasil literário, da Aliança pela Infância, da campanha Eu Quero Minha Biblioteca e da Fundação Abrinq, com monitoramento nos âmbitos legislativo e executivo de legislação e políticas públicas. Atuou por 6 anos como educadora popular, ministrando aulas de redação e português. No jornalismo, foi colaboradora do jornal Outras Palavras e foi correspondente no Brasil do jornal internacional francês Le Journal International, além de ter atuado como produtora de jornalismo junto ao correspondente da emissora internacional francesa, France 24, e de ter realizado trabalhos para as revistas Caros Amigos e Nova Escola.Pesquisa arquitetura de governança e complexo de regimes da educação, grupos de interesse, advocacy e políticas educacionais, especialmente as temáticas educação política, qualidade, financiamento, processos e atores internacionais da educação e mecanismos de privatização da educação.