Campanha lança estudo sobre educação e justiça ambiental na Cúpula dos Povos e na COP30

Pesquisa “Trilha da Educação para a Justiça Ambiental: a educação democrática como raiz de uma educação ambiental crítica e do enfrentamento à crise climática” será apresentada e debatida por especialistas na quarta (12/11), em Belém (PA)

 

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação lança um estudo como parte dos eventos da Cúpula dos Povos e da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes, a COP30), que acontece em Belém (PA), entre os dias 10/11 e 21/11. A Cúpula dos Povos, ação da sociedade civil organizada, ocorre de 12/11 a 16/11. 

A pesquisa “Trilha da Educação para a Justiça Ambiental: a educação democrática como raiz de uma educação ambiental crítica e do enfrentamento à crise climática” vai ser apresentada e debatida por professoras/es, pesquisadoras/es, ativistas e parlamentares na quarta (12/11), às 15h30, na Faculdade e Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Veja mais informações abaixo.

O material é um esforço da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em direção a um presente e um futuro que considerem de forma incisiva as mudanças climáticas, a tomada de responsabilidade do campo educacional sobre seu papel para a justiça ambiental, e as ações ainda possíveis neste contexto. 

O estudo sistematiza conhecimentos já adquiridos, de forma a contribuir com base conceitual, diretrizes e exemplos para reposicionar a educação democrática e a Educação Ambiental crítica como eixos estruturantes de prevenção, mitigação, adaptação e continuidade do direito à educação em contextos de crise.

“A educação tem um papel central no enfrentamento da crise climática e para a justiça ambiental e vai além de falar nos currículos sobre o uso do canudinho de plástico. É preciso falar das causas estruturais, nomeando os atores que atacam o meio ambiente, e é urgente que a infraestrutura das instituições educacionais seja verde e com processos materiais sustentáveis. A apropriação crítica sobre as causas reais e profundas da crise climática e o aprendizado prático sobre a sustentabilidade são fundamentais para a transformação necessária”, afirma Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha. 

Pellanda, que é uma das organizadoras do estudo, lembra que o documento faz um mapeamento de lacunas na legislação e políticas e recomendações para a comunidade escolar e a sociedade, também para os poderes Executivo e Legislativo, além de órgãos de controle.

Participam presencialmente da tarde de discussão os seguintes especialistas e parlamentares:

Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC)

Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP)

Maria Homem - psicanalista, pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP

Alva Rosa Tukano - integrante do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI)

Andressa Pellanda - coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação 

- Avanildo Duque da Silva - coordenador de sustentabilidade e articulação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

- Betinho Pereira da Silva - assessor de articulação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

- Danielle Bambace - assessora de projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Israel Coelho - assistente de programas da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação

João Colares da Mota Neto - Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), coordenador da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia

- Letícia Carneiro - professora da Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA e da Secretaria de Estado de Educação do Pará, coordenadora do Comitê PA da Campanha

- Rosana Maria Gemaque Rolim - Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Financiamento da Educação Básica (GEFIN/ICED/UFPA)

Prof. Dr. Salomão Hage - Professor Permanente da Linha de Pesquisa Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Thais Bonato - Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), coordenador do Coletivo RPU Brasil

Veja a programação preliminar abaixo.
 

ESTUDO “TRILHA DA EDUCAÇÃO PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA COMO RAIZ DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DO ENFRENTAMENTO À CRISE CLIMÁTICA”

ONDE
Auditório A ou B, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Pará
Rua Augusto Corrêa, n. 1 Cidade Universitária - Guamá, Belém - PA
QUANDO
Quarta-feira (12/11), das 15h30 às 19h30 (horário de Brasília)


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

15h30 | Abertura

Prof. Dr. Salomão Hage
Professor Permanente da Linha de Pesquisa Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

16h00 | Painel 1 | Educação para a Justiça Ambiental na América Latina e no Brasil

Maria Homem, psicanalista, pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP (15 min)
O papel da educação como apropriação de cultura, central para a superação das crises ambientais, com valorização das subjetividades e das diversidades dos biomas e seus povos

Israel Coelho, assistente de programas da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (15 min)
Educação para a Justiça Ambiental na América Latina

Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC) (15 min)
A educação ambiental e o Plano Nacional de Educação: sinergias possíveis

Deputada Federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP) (15 min)
A infraestrutura educacional como enraizamento da prática da educação para a sustentabilidade socioambiental

Avanildo Duque da Silva, coordenador de sustentabilidade e articulação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (15 min)
Apresentação do livro Trilha da Educação para a Justiça Ambiental: a educação democrática como raiz de uma educação ambiental crítica e do enfrentamento à crise climática

Mediação: Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Debate e conclusões (30 min)

18h00 | Apresentação do Relatório Luz do Coletivo RPU Brasil sobre recomendações em Direitos Humanos pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU

Thais Bonato
Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), coordenador do Coletivo RPU Brasil

18h10 | Painel 2 | Educação para a Justiça Ambiental com olhares bem atentos para as Amazônias

Alva Rosa Tukano, integrante do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI)  (15 min)
A educação escolar indígena nas Amazônias como pilar para a justiça ambiental

João Colares da Mota Neto, Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), coordenador da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia  (15 min)
Pedagogias Decoloniais nas Amazônias

Letícia Carneiro, professora da Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA e da Secretaria de Estado de Educação do Pará, coordenadora do Comitê PA da Campanha  (15 min)
A educação ambiental nos currículos da educação das Amazônias, inclusive na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)

Rosana Maria Gemaque Rolim, Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Financiamento da Educação Básica (GEFIN/ICED/UFPA)  (15 min)
CAQ-Amazônia na perspectiva dos territórios

Mediação: Danielle Bambace, assessora de projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Debate e conclusões (30 min)

19h45 | Encerramento

Betinho Pereira da Silva, assessor de articulação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

(Arte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação)