Painel aborda “As diferentes expressões das violências nas escolas: contextos e impactos” no Congresso FLACSO 2025

Especialistas da Campanha Brasileira pelo Direito à Educação e da Flacso Brasil participam do painel “As diferentes expressões das violências nas escolas: contextos e impactos”, na sexta (07/11), no VI Congresso Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
O evento é realizado de 4 a 7 de novembro em Buenos Aires, na Argentina, com o tema “Pensar o futuro. Transformações sociais na América Latina e no Caribe”.
O painel acontece na sede da Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET), sala 4.6. A coordenação do painel é do professor Daniel Cara (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo — USP; Relator do GT de Violências nas Escolas/MEC).
Participam como painelistas a professora Andressa Pellanda (coordenadora-geral da Campanha Brasileira pelo Direito à Educação, DEEP/USP), a pesquisadora Úrsula Zurita (FLACSO México) e a professora Rose Gurski (Instituto de Psicologia da UFRGS, coordenadora do NUPPEC). A comentarista será a socióloga Miriam Abramovay (Núcleo de Estudos da Violência/USP).
Serão analisadas as múltiplas formas de violência nas escolas – simbólicas, institucionais, explícitas e implícitas –, bem como seus impactos sobre as condições de aprendizagem, o clima escolar e os processos de mediação de conflitos. A discussão se insere em uma dimensão mais ampla: a de refletir sobre como as transformações sociais aceleradas — tecnológicas, econômicas, políticas e culturais — afetam os espaços educativos e exigem respostas inovadoras.
O painel marca também o lançamento internacional do estudo “Para lembrar e reagir: desenhando futuros possíveis a partir da ressignificação dos ataques de violência extrema contra escolas no Brasil”, coordenado pela Campanha Brasileira pelo Direito à Educação e pela FLACSO Brasil, com apoio da Terre des Hommes Schweiz.
O estudo foi lançado no Brasil em setembro. Os sites da revista “Piauí” e do jornal “O Povo” utilizaram o material para produzir uma reportagem e um editorial, respectivamente.
O debate em questão representa mais do que uma reflexão sobre a violência escolar: integra o esforço de mapear e compreender como a educação – em sua dimensão democrática e emancipadora – convive com crises sociais profundas. Em um congresso que convida pesquisadores, ativistas e gestores da América Latina e do Caribe a “pensar o futuro”, o tema evidencia que as escolas são espaços críticos onde se cruzam desigualdades, tecnologias, subjetividades e resistência.
Saiba mais: congreso2025.flacso.org.ar
(Foto: DIvulgação/Sedu-ES)