Comitê Pernambuco divulga nota de repúdio e solidariedade às professoras e professores de São Lourenço da Mata

As educadoras e os educadores denunciam salários abaixo do piso nacional do magistério, cortes salariais injustos, o descumprimento do direito ao tempo de planejamento pedagógico e as condições precárias de infraestrutura nas escolas

 

O Comitê Pernambuco da Campanha Nacional pelo Direito à Educação manifesta repúdio às violações de direitos e solidariedade às professoras e aos professores da rede municipal de São Lourenço da Mata (PE), que vêm enfrentando uma série de desafios e desrespeitos no exercício de sua profissão.

As educadoras e os educadores denunciam salários abaixo do piso nacional do magistério, cortes salariais injustos, o descumprimento do direito ao tempo de planejamento pedagógico e as condições precárias de infraestrutura nas escolas. 

Tais situações comprometem não apenas o trabalho docente, mas também o direito à educação pública de qualidade a todas as pessoas do município.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação reforça que valorizar o magistério é uma condição indispensável para a garantia de uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade social. Isso inclui o cumprimento integral do piso salarial profissional nacional, o respeito às jornadas e condições de trabalho e o diálogo constante entre a gestão municipal e a categoria, com base nos princípios da transparência, da escuta e da democracia.

Reiteramos o chamado para que a Prefeitura de São Lourenço da Mata estabeleça um canal de diálogo efetivo e respeitoso com o conjunto das professoras e dos professores, construindo soluções que assegurem dignidade profissional, condições adequadas de trabalho e o fortalecimento da educação pública municipal.

Leia a nota completa

(Foto: Divulgação/Coletivo Professores SLM)