Ação Formativa (AFOR) passa a integrar a Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Fundada em 2020, a AFOR surgiu da necessidade constatada de implementar ações para orientar essas/es profissionais da educação

 

A Ação Formativa (AFOR), rede de profissionais da educação que reúne orientadores educacionais, inspetores de ensino e supervisores de educação, passa a integrar a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O ingresso da AFOR na rede de organizações defensoras das pautas da Campanha reafirma o compromisso de ambas as entidades com o direito à educação, a valorização da ação coletiva e a construção democrática e cidadã de uma educação pública de qualidade para todas as pessoas.

Fundada em 2020, a AFOR surgiu da necessidade constatada de implementar ações para orientar essas/es profissionais da educação, do inciso II, do artigo 61 da LDB 9.394/96, que estavam em escolas e demais espaços educativos e necessitavam responder diante da pandemia da COVID-19. 

A AFOR configura-se como um espaço formativo em que os profissionais partilham

experiências, constroem coletivamente saberes e se reconhecem como sujeitos históricos de sua própria formação, reafirmando o compromisso com uma pedagogia crítica e transformadora.

Mantendo uma postura crítica frente à precarização do sistema público de ensino, à mercantilização da educação e às narrativas tecnocráticas que orientam a gestão escolar, a AFOR se afirma como um espaço de resistência e proposições. Paralelamente, reafirma o papel estratégico da formação continuada, o incentivo à pesquisa e a articulação nacional em defesa da visibilidade e valorização do profissional da educação.


Saiba mais: afor.com.br