Campanha participa de discussão na ALMG sobre a realização da Conferência de Educação de Minas Gerais

A etapa municipal, que já está em andamento, segue até 30 de novembro, a territorial está programada para abril de 2026 em 16 regiões do Estado, e a etapa final está prevista para setembro do mesmo ano

 

Nesta sexta (29/08), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutiu a realização da Conferência de Educação de Minas Gerais. O evento será dividido em três etapas — municipal, territorial e estadual — com o objetivo de elaborar um documento final que será enviado ao Governo de Minas e transformado em Projeto de Lei.

O documento resultante da conferência estabelecerá metas educacionais para o período de 2028 a 2038. A presença e o engajamento da sociedade são essenciais para a construção do plano educacional de Minas Gerais, garantindo que as metas sejam definidas de maneira democrática.

A etapa municipal, que já está em andamento, segue até 30 de novembro, a territorial está programada para abril de 2026 em 16 regiões do Estado, e a etapa final está prevista para setembro do mesmo ano. 

Analise da Silva, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante do Comitê MG da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e coordenadora geral do Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG), participou da discussão. Maria Teresa Avance, do Comitê Rio de Janeiro da Campanha, também esteve presente representando os Comitês Regionais da região Sudeste da entidade.

“Nós precisamos que todo mundo esteja na Conferência Estadual de Educação para efetivamente fazer o exercício democrático. Todo mundo que tiver vontade, que quiser, que pensar assim: 'Olha, eu posso contribuir com a educação no território de Minas Gerais', destacou Analise.

(Foto: Assembleia Legislativa de Minas Gerais)