Campanha realiza formações para gestoras/es escolares do Maranhão dentro do Projeto Euetu - Grêmios e Coletivos Estudantis

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação promoveu formações presenciais destinadas a gestoras/es escolares da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA) entre 19 e 21 de agosto nos municípios de São Luís, Santa Inês e Imperatriz.
A ação, vinculada ao Projeto Euetu – Grêmios e Coletivos Estudantis, da Campanha, detalhou a importância dos grêmios estudantis como espaços de representação para participação política, contribuindo para o fortalecimento da gestão democrática, a educação inclusiva e antirracista e a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As atividades foram realizadas em parceria com a Seduc-MA e tiveram articulação do Comitê Maranhão da Campanha. Um total de 113 gestoras/es participaram. A formação foi facilitada por Danielle Bambace, assessora de projetos da Campanha, e Betinho Pereira da Silva, articulador regional da entidade.
Na capital, São Luís, foram desenvolvidas duas sessões formativas, realizadas nos turnos da manhã e da tarde, com gestoras/es de escolas da rede estadual. Os municípios de Santa Inês e Imperatriz receberam uma formação cada um. Em todos foi observada uma participação expressiva ao longo das atividades.
Cada sessão teve duração média de duas a três horas, contando com a presença de profissionais de diferentes perfis e localidades dos municípios.
O espaço de escuta proporcionado às gestões escolares possibilitou a construção coletiva de estratégias voltadas à criação e ao fortalecimento dos grêmios, reforçando o papel providencial da comunidade escolar para o fortalecimento da gestão democrática.
Antes da formação, o projeto realizou uma pesquisa quantitativa e qualitativa no Maranhão. O estado está próximo da média nacional entre os estados que são foco do projeto, com 5,2% de prevalência de grêmios frente a 12,3%.
O Maranhão tem 217 municípios. Dos 49 municípios entrevistados, um total de 40 declararam ter ao menos uma escola com grêmio. A pesquisa foi desenvolvida em 108 escolas, das quais 20 eram escolas indígenas, 5 eram escolas quilombolas e uma era do campo. Tanto a pesquisa qualitativa realizada com gestores, coordenadores e professores quanto a pesquisa direcionada para estudantes indicaram que os grêmios estudantis têm forte presença nas escolas do Maranhão, ainda que não haja cobertura de todo o estado, ainda.
Amapá
A Campanha realizou em maio, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED-AP), um ciclo de formação da mesma natureza com estudantes da rede estadual. Também lançou uma pesquisa qualitativa com gestoras/es e estudantes.
Amapá, Amazonas e Maranhão foram os estados escolhidos para detalhamento pelo projeto nesta primeira fase, dada a relevância de representatividade das populações indígenas, quilombolas e do campo. Na segunda fase, o projeto vai a Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2021, a Campanha lançou o Projeto Euetu - Grêmios e Coletivos Estudantis. A iniciativa busca mapear grêmios e coletivos escolares das redes municipais e estaduais de forma a conhecer sobre participação e organização de estudantes na gestão escolar para a gestão democrática e educação inclusiva e realizar formações sobre direito à educação, antirracismo e ODS. O apoio é do Projeto SETA - Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista e da União Europeia no Brasil.
Para mais informações, acesse o site do projeto: euetugremios.org.
(Foto: Campanha Nacional pelo Direito à Educação)