ReLus expressa solidariedade a comunidade cabo-verdiana, que sofre com chuvas torrenciais

Rede Lusófona pelo Direito à Educação pede ajuda internacional para amparar cidadãos que foram afetados com devastações nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE (PDF)
 Rede Lusófona pelo Direito à Educação

 

À Comunidade Internacional e à População de Cabo Verde,

Recebemos com profunda consternação as notícias sobre a tragédia ocorrida na madrugada do dia 11 de agosto de 2025, quando chuvas torrenciais, acompanhadas de trovoadas e inundações, devastaram as ilhas de São VicenteSanto AntãoSão Nicolau. Em especial, na ilha de São Vicente, foram registradas oito mortestrês pessoas continuam desaparecidasdoze desalojados, além de imensos prejuízos materiais em casas, infraestruturas, viaturas e vias de circulação.

Em resposta, o Governo de Cabo Verde decretou estado de calamidade e dois dias de luto nacional, e as autoridades, incluindo o Primeiro-Ministro e o Presidente da República, deslocaram-se à região para avaliar a situação e mobilizar ações emergenciais.

Em face deste cenário devastador, a Rede Lusófona pelo Direito à Educação expressa sua mais profunda solidariedade com vocês, colegas, e toda a comunidade cabo-verdiana, clamando por solidariedade e ajuda internacional. Reconhecemos a magnitude do desafio de reconstruir não apenas infraestrutura, mas também garantir que as crianças, jovens, adultos e idosos possam retornar à escola em segurança e com dignidade. Acreditamos que a educação, ainda mais em momentos como este, é um direito indispensável e um alicerce de esperança.

Que a força da comunidade educativa, a união entre o poder público e a sociedade civil permitam restabelecer, com rapidez e respeito, o ambiente escolar seguro e acolhedor a que a população tem direito.

Com esperança e compromisso,

Rede Lusófona pelo Direito à Educação

Associação de Actores Sociais Chave de Saber Angola/Rede EPT Angola (AASCS-EPT)
Campanha Brasileira pelo Direito à Educação
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)
Federação das ONG em São Tomé e Príncipe (FONG-STP)
Movimento de Educação Para Todos (MEPT)
Parceria de Educação da Sociedade Civil de Timor-Leste (CSEP)
Rede da Campanha de Educação para Todos – Guiné-Bissau (RECEPT-GB)
Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos de Cabo Verde (RNCEPT-CV)

 

(Foto: RFI/Odair Santos)