ReLus expressa solidariedade a comunidade cabo-verdiana, que sofre com chuvas torrenciais

NOTA DE SOLIDARIEDADE (PDF)
Rede Lusófona pelo Direito à Educação
À Comunidade Internacional e à População de Cabo Verde,
Recebemos com profunda consternação as notícias sobre a tragédia ocorrida na madrugada do dia 11 de agosto de 2025, quando chuvas torrenciais, acompanhadas de trovoadas e inundações, devastaram as ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau. Em especial, na ilha de São Vicente, foram registradas oito mortes, três pessoas continuam desaparecidas, doze desalojados, além de imensos prejuízos materiais em casas, infraestruturas, viaturas e vias de circulação.
Em resposta, o Governo de Cabo Verde decretou estado de calamidade e dois dias de luto nacional, e as autoridades, incluindo o Primeiro-Ministro e o Presidente da República, deslocaram-se à região para avaliar a situação e mobilizar ações emergenciais.
Em face deste cenário devastador, a Rede Lusófona pelo Direito à Educação expressa sua mais profunda solidariedade com vocês, colegas, e toda a comunidade cabo-verdiana, clamando por solidariedade e ajuda internacional. Reconhecemos a magnitude do desafio de reconstruir não apenas infraestrutura, mas também garantir que as crianças, jovens, adultos e idosos possam retornar à escola em segurança e com dignidade. Acreditamos que a educação, ainda mais em momentos como este, é um direito indispensável e um alicerce de esperança.
Que a força da comunidade educativa, a união entre o poder público e a sociedade civil permitam restabelecer, com rapidez e respeito, o ambiente escolar seguro e acolhedor a que a população tem direito.
Com esperança e compromisso,
Rede Lusófona pelo Direito à Educação
Associação de Actores Sociais Chave de Saber Angola/Rede EPT Angola (AASCS-EPT)
Campanha Brasileira pelo Direito à Educação
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)
Federação das ONG em São Tomé e Príncipe (FONG-STP)
Movimento de Educação Para Todos (MEPT)
Parceria de Educação da Sociedade Civil de Timor-Leste (CSEP)
Rede da Campanha de Educação para Todos – Guiné-Bissau (RECEPT-GB)
Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos de Cabo Verde (RNCEPT-CV)
(Foto: RFI/Odair Santos)