Comitê MS da Campanha participa de 33º Simpósio Nacional de História

Representando o Comitê Mato Grosso do Sul da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a professora Maria Aparecida Lima dos Santos participou da mesa “O lugar da História na Contrarreforma do Ensino Médio: entre a luta pelo Direito à Educação e os processos de desprofissionalização da docência”, durante o 33º Simpósio Nacional de História, realizado de 13 a 17 de julho, em Belo Horizonte (MG). O evento promoveu um espaço de reflexão crítica sobre os impactos da atual política educacional na formação docente e no ensino de História.
A participação de Maria Aparecida reforçou o compromisso da Campanha com a defesa do direito à educação pública e com a valorização da docência, especialmente diante dos retrocessos trazidos pela atual reforma do Ensino Médio. Em sua exposição, a professora abordou os impactos da desestruturação curricular e os riscos à identidade profissional das/os professoras/es de História, em um contexto de crescente desprofissionalização da docência.
Além de compor o Comitê MS da Campanha, Maria Aparecida é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS), pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFMS) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GepeH). Atua ainda na diretoria da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH), na Cátedra da Educação Básica do CDHEB/UFMS e é filiada à Associação Nacional de História (ANPUH).
A mesa contou com o apoio de diversas entidades acadêmicas e educacionais, destacando o esforço coletivo de resistência à reforma e o papel da mobilização social e científica na construção de uma educação democrática e de qualidade.
(Foto: Comitê MS da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)