Integrante do Comitê Pará da Campanha participa de Seminário Estadual do Plano Nacional de Educação

Representações da sociedade civil destacaram a necessidade de um novo PNE que esteja verdadeiramente alinhado às demandas sociais

 

Isabell Theresa Tavares Neri, professora do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante do Comitê Pará da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, participou do Seminário Estadual do novo Plano Nacional de Educação (PNE), realizado na segunda (23/06), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O seminário destacou desafios centrais do Plano, como as questões étnico-raciais e a alfabetização. Os membros da mesa reforçaram aspectos que devem ser prioridade no novo PNE, como o fortalecimento dos fóruns estaduais e municipais, o diálogo entre secretarias de educação, estados e municípios, além de críticas à lógica neoliberal que sustenta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-Formação).

“O ápice do seminário foi o momento em que dez representações da sociedade civil, movimentos sociais e associações puderam expressar as suas reflexões, reivindicações e questionamentos. Considero que o destaque ficou por conta da representação do Instituto de Ciências da Educação, da UFPA, que destacou a importância de refletirmos sobre o projeto de país que queremos para podermos pensar no Plano em meio a um contexto de extrema privatização do ensino superior privado, o que comprova o compromisso das políticas educacionais com o mercado e com os interesses do estado em detrimento dos objetivos pedagógicos e da qualidade da educação, ameaçando gravemente o presente e o futuro das nossas infâncias”, destacou Theresa.

O seminário destacou a necessidade de um novo PNE que esteja verdadeiramente alinhado às demandas da sociedade, priorizando uma educação pública, gratuita, inclusiva e com padrão de qualidade para todas as pessoas.

(Foto: Comitê PA da Campanha Nacional pelo Direito à Educação)