Rede estadual de SP reduz carga horária de Ciências Humanas, mostra REPU

Em Nota Técnica, a Rede Escola Pública e Universidade aponta com dados oficiais da SEDUC-SP que as disciplinas perderam 35,1% da carga horária no Ensino Médio nos últimos cinco anos

 

Em Nota Técnica divulgada nesta segunda (27/01), a Rede Escola Pública e Universidade (REPU) mostra que a recomposição da carga horária da Formação Geral Básica (1.800 para 2.400 horas), esperada com a aprovação da “reforma da reforma” do Ensino Médio (EM) com a aprovação da Lei n. 14.945/2024, não aconteceu na rede estadual de São Paulo. 

A redução que ocorreu com a reforma do EM em 2017 foi mantida e, em alguns casos, aprofundada em 2024. Os componentes da área de Ciências Humanas tiveram um corte de 57,1% das horas de formação entre 2020 e 2025. As disciplinas de Filosofia e Sociologia foram sempre as mais afetadas.

Em cinco anos, o currículo do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo perdeu 35,1% da carga horária das disciplinas de Ciências Humanas, noticiou a Folha de S.Paulo com base na Nota Técnica.

Em 2020, antes da reforma do ensino médio, eram 720 horas. Já em 2025, os estudantes da rede estadual dos turnos diurnos terão 466,7 horas de aulas das quatro disciplinas de ciências humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), carga horária menor que a de 2024 – que era de 480 horas.

Além da redução drástica no Ensino Médio, o governo do Estado de São Paulo também reduziu os componentes de Ciências Humanas no Ensino Fundamental. Neste caso, a diminuição de aulas de Geografia e História implica uma redução de 28,3% da carga horária nos Anos Finais do Ensino Fundamental de tempo parcial diurno e de 13,9% no de tempo integral (jornadas de 7 ou 9 horas).

A formação de docentes também não está sendo respeitada. Um terço dos docentes com formação em Sociologia lecionam História, e outro terço, Geografia. Além disso, 64,3% dos docentes de Sociologia lecionam entre 3 e 5 componentes, e 24,5% entre 6 e 10 deles.

ACESSE A NOTA TÉCNICA

A REPU reafirma seu propósito, com a Nota Técnica, em contribuir para o debate acerca das reformas educacionais recentes e de seus impactos para o ensino das Ciências Humanas no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A REPU faz parte do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

(Foto: Governo do Estado de SP)