Projeto de Lei municipal do RJ prevê inclusão de Sociologia e Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental
O Projeto de Lei nº 3.355/2024, protocolado pelo vereador Paulo Pinheiro na última quinta (27/06), prevê a inclusão do ensino de Sociologia e de Filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
O texto do PL estabelece como formação obrigatória para ministrar o Ensino de Sociologia e o Ensino de Filosofia, respectivamente, a licenciatura plena em Ciências Sociais/Sociologia e a licenciatura plena em Filosofia.
A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), entidade que integra a Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, descreve o ato como “histórico”.
Estiveram presentes no protocolamento, o professor Thiago Esteves, vice-presidente da Abecs, a professora Taís Pereira, diretora da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), a professora Maria Lima, presidenta da Associação Brasileira de Ensino de História (Abeh) e coordenadora-geral da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas na Educação Básica e o professor João Paulo Cabrera, representante da UR da ABECS-RJ e do Fórum de Professores de Filosofia e Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, além de professores representantes do Fórum de Professores de Filosofia e Sociologia do Estado do Rio de Janeiro.
“A Abecs agradece ao vereador Paulo Pinheiro e a professora Andrea Cassa pelo incondicional apoio e acolhimento deste importantíssimo pleito, pauta histórica das instituições que constroem o ensino de Sociologia e Filosofia no país. Que este movimento possa inspirar professores e professoras em todo o país para pautarem essa demanda nas câmaras municipais e assembleias legislativas estaduais”, publicou a associação em suas redes sociais.
A entidade pretende levar o PL para mais municípios e estados.
(Foto: Divulgação/Abecs)