Nota de pesar

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação recebeu com indignação a notícia do assassinato de Maria Bernadete Pacífico, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador (BA)

 

NOTA DE PESAR (PDF)


Brasil, 18 de agosto de 2023

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação recebeu com indignação a notícia do assassinato de Maria Bernadete Pacífico, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador/BA. Mãe Bernadete, como era conhecida, era membro da Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e foi secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (2009-2016). Também era  mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, também assassinado em 2017. 

Durante sua jornada, Mãe Bernadete lutou incansavelmente por justiça pelo assassinato do filho e pela promoção, defesa e valorização da cultura e das comunidades quilombolas, denunciando a situação insustentável de assédio e violências promovida pos grupos envolvidos com a especulação imobiliária e grilagem de terras nos territórios, que constantemente ameaçam as populações quilombolas.

É importante ressaltar que nos últimos anos a especulação imobiliária em territórios quilombolas têm se intensificado, especialmente devido à lentidão na regularização fundiária, o que contribui para o aumento dos conflitos, coloca em risco as comunidades e fortalece o racismo ambiental.

A Campanha se solidariza  neste momento de dor com os familiares, amigos e com a Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), nossa parceira em tantas frentes de luta, e exige do Estado brasileiro ações imediatas para responsabilização dos responsáveis por este crime.

 

(Foto: Conaq)