Nota de pesar
NOTA DE PESAR (PDF)
Brasil, 18 de agosto de 2023
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação recebeu com indignação a notícia do assassinato de Maria Bernadete Pacífico, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador/BA. Mãe Bernadete, como era conhecida, era membro da Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e foi secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (2009-2016). Também era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho do Quilombo, também assassinado em 2017.
Durante sua jornada, Mãe Bernadete lutou incansavelmente por justiça pelo assassinato do filho e pela promoção, defesa e valorização da cultura e das comunidades quilombolas, denunciando a situação insustentável de assédio e violências promovida pos grupos envolvidos com a especulação imobiliária e grilagem de terras nos territórios, que constantemente ameaçam as populações quilombolas.
É importante ressaltar que nos últimos anos a especulação imobiliária em territórios quilombolas têm se intensificado, especialmente devido à lentidão na regularização fundiária, o que contribui para o aumento dos conflitos, coloca em risco as comunidades e fortalece o racismo ambiental.
A Campanha se solidariza neste momento de dor com os familiares, amigos e com a Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), nossa parceira em tantas frentes de luta, e exige do Estado brasileiro ações imediatas para responsabilização dos responsáveis por este crime.
(Foto: Conaq)